A capoeira como conteúdo na aula de educação física no fundamental I. Por Daiane Sacramento |
Seg, 04 de Janeiro de 2021 04:19 |
O documento da BNCC afirma que: “A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história.”Ao se pensar numa definição para a Educação Física, é constatado que nada mais é do que uma disciplina voltada para a cultura corporal que envolve a movimentação de todo corpo, não apenas parte dele. Os PCN (BRASIL[ii], 1977, p.44) afirma que, através da prática da educação física escolar é possível estimular o conhecimento da diversidade, padrões esses que vão além da estética corporal existentes em diferentes graus sociais. Ainda afirma a importância de os alunos reconhecerem o papel em contribuir para melhoria da saúde por meio dessas atividades corporais. Pensar na inclusão da capoeira durante as aulas de Educação Física requer propor estratégias assertivas para o desenvolvimento integral dos alunos. Haja vista ser de grande importância que o profissional da área tenha o cuidado para trazer este momento selecionando as vivências das crianças para que façam um maior sentido para elas. O papel do professor ao trabalhar a capoeira durante as aulas é trabalhar a interdisciplinaridade a fim de facilitar o desenvolvimento do seu aluno. Os PCN determinam que: Os jogos e atividades de ocupação de espaço devem ter lugar de destaque nos conteúdos, pois permitem que se amplie as possibilidades de se posicionar melhor e de compreender os próprios deslocamentos, construindo representações mentais mais acuradas do espaço. ( PCN[iii], 1997, p. 48) Categoricamente, a capoeira está escalada entre os jogos de luta que ensina, sobretudo sobre o respeito às regras e ao outro. É possível haver o respeito a diferentes manifestações culturais e o entendimento de diferentes contextos específicos. Por exemplo, o chutar no futebol pode ser encarado como distinto na capoeira isso porque é analisada a intencionalidade com que foi utilizado tal gesto. A capoeira hoje é considerada como manifestação cultural onde é expressa por meio da dança, arte, luta e manifestações folclóricas. No passado, tinha o intuito de trazer a liberdade aos escravos, é originalmente brasileira. (FALCÃO[iv], 2003). Ela também possibilita o desenvolvimento musical, pois o aluno está em contato direto com instrumentos que provocam sensações diferenciadas se comparadas com a escrita, leitura e escuta. Em dimensão atitudinal, a prática é capaz de desconstruir qualquer que seja o preconceito existente, desenvolvendo a criticidade, a cooperação e a prática da cidadania. Responsável também por resinificar as tradições dos nossos ancestrais, oportunizando uma gama de possibilidades por meio de um trabalho inovador no âmbito escolar por despertar o interesse daqueles alunos que outrora estiveram desmotivados pelo aprendizado. A Capoeira pode sim ser comparada a prática da Educação Física “[...] todos os indícios mostram que a relação da Capoeira com a Educação Física é de reciprocidade[...]” (CAMPOS[v], 2001, p. 75). Esta qualidade que acaba que envolvendo o aluno pelos movimentos, daí vem à importância de sua atuação no espaço escolar. Considerada como um excelente facilitador no processo de ensino-aprendizagem, a capoeira nada mais é do que uma expressão artística que envolve gingados demostrados através de uma mistura da luta, esporte e dança acompanhada de música. Mas quais as habilidades motoras que podem ser desenvolvidas através da capoeira? Ela é responsável por desenvolver as habilidades motoras do ser humano, ou seja, todo e qualquer movimento que deve ser aprendido e feito de maneira correta. Capaz de trabalhar de forma prazerosa e estimulante a velocidade e agilidade, raciocínio lógico, socialização, ritmo, equilíbrio, espaço, a criatividade, entre outros. Quando se pensa em educação é preciso ter como meta para garanti-la para o ser humano como um todo. Para Magali (1984, pag. 48), “Quando aprende habilidades motoras, o aprendiz tem que processar informações”. Este desenvolvimento não ocorrerá isoladamente, além do movimento que é a base desse domínio, o psicomotor e o cognitivo também serão determinantes. Dentre os objetivos da Educação Física no ensino fundamental está: “participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais; conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a poder estabelecer algumas metas pessoais (qualitativas e quantitativas); conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano; organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples.” PCN (1997, p. 47) Olhando por esse prisma é possível enxergar os reais benefícios da prática nas aulas, vão muito além de movimentar-se, é possível ser solidário, vencer as limitações e ter autonomia. São ações que envolvem a si mesmo e o outro, o respeito às diferenças e é perceptível o desenvolvimento dos alunos que praticam a capoeira. É imprescindível que nos anos iniciais as habilidades motoras sejam desenvolvidas não só em grupos, mas especialmente de forma individual. Saltar, correr, pendurar-se, jogos e brincadeiras devem estimular de forma integral o movimento do corpo. “A inclusão de atividades em circuitos de obstáculos é favorável ao desenvolvimento de capacidades e habilidades individuais.” PCN (1997, p.48) Para que o educador consiga atrair seus alunos e consiga mostrar os benefícios de se praticar a capoeira nas aulas de Educação Física, é preciso astúcia para utilizar estratégias e didáticas pedagógicas que surtam efeitos positivos. Através do diálogo que o professor sondará os conhecimentos prévios das crianças, ele atuará como um pesquisador que acolherá o que dizem sobre suas experiências pessoais e contarem o que entendem sobre a temática. A partir disso, surgirá uma relação de respeito, confiança, intimidade e autonomia ao se confrontar com desafios. (BARROS, 2012) É bem verdade que durante esse espaço questionamentos venham a aparecer e o professor precisa estar bem preparado para sanar todas as dúvidas. Vale ressaltar que o professor não necessariamente precisa ser um mestre na capoeira, mas como pesquisador achará estratégias tecnicamente corretas a serem utilizadas explorando a capacidade motora dos discentes. Para que isso ocorra, é preciso que a criança entenda a estrutura e funcionamento do seu corpo, pois ao jogar capoeira ele por inteiro estará em movimento. Em relação à lateralidade, todos os lados precisam ser explorados pelo movimento, bem como de maneira individual. A coordenação motora é desenvolvida quando se realiza o movimento básico da capoeira ou no momento em que a criança se propõe a tocar um instrumento, cantar e bater palmas a fim de acompanhar a ginga. Após mostrar-lhes a historicidade da capoeira por ensinar aos alunos que a luta não possui regras rígidas a serem seguidas, o professor deve pedir que as crianças sejam criativas e criem os seus próprios golpes a fim de vencer o seu adversário no combate, nomeando cada um deles. Com os golpes inventados pela dupla, passa-se a necessitar de uma defesa para que saia com êxito da luta, transforma-se em um desafio. A partir da criação de novos golpes, um novo problema surge a fim de ser solucionado. Esta é uma ótima estratégia para promover o interesse e despertar a criatividade, pois os pequenos gostam de aprender os golpes da capoeira. Ainda, outras práticas pedagógicas podem ser aplicadas, como, por exemplo, trabalhar os fundamentos da capoeira, comparando o funcionamento na Angola de onde se originou e em nossa região, para que a partir disso, surjam suposições de como podem jogar a luta. Bem como se trabalhar as relações e diferenciações da capoeira com as demais lutas e perceber os movimentos que foram descobertos. Por propor uma metodologia que possibilite o aluno a descoberta de conhecimentos não só sobre a capoeira em si, mas por criar o interesse na história da África e que influencias exercem atualmente que vieram a partir da nossa ancestralidade através dos povos africanos. Conhecida até mesmo fora do país, à capoeira pode ser um objeto de estudo da Geografia por pedia aos alunos que identifiquem como diferencia a forma de jogar a depender de cada região do Brasil, em cada lugar é possível observar características peculiares. Portanto, é correto afirmar então que a capoeira é de caráter polissêmico, dando múltiplas possibilidades em como pode ser usada no ambiente escolar e ao mesmo tempo dialogar com outros componentes curriculares além da Educação Física. A capoeira na Educação Física configura-se como um recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem, pois permite ao professor desenvolver sua prática pedagógica de forma mais prazerosa para as crianças e estas, por sua vez, aprendem a explorar as possibilidades por meio do movimento do corpo. A capoeira é um elemento rico e deve ser sim utilizada como conteúdo das aulas, pois interage com disciplinas variadas. É importante lembrar de que o contato da criança com a capoeira se dá por meio de situações de convívio social e com o envolvimento não só dos colegas, mas também por meio do professor, ela proporciona novas vivências por meio da ludicidade. Portanto, é correto afirmar que, a capoeira favorece o desenvolvimento de uma criança equilibrada e feliz, além de conhecer o mundo a sua volta, ampliar suas relações e conhecimentos e respeito à diversidade. Conclui-se que a capoeira influencia no desenvolvimento da psicomotricidade e que independentemente do método utilizado, o educador precisa estar bem preparado para respeitar o tempo de aprendizagem e desenvolvimento de cada criança, sempre usando estratégias que os mantenham motivados a vencer os desafios e se superarem a cada dia. E é de extrema importância que a prática dela na Educação Física esteja inserida dentro do currículo escolar, pois é um facilitador na aprendizagem.
[i] BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos Cedes, centro de Educação Física e Desportos, universidade Federal do Espirito Santo, ano XlX, n: 48, Agosto / 99. [ii] BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais; 1° a 4° série. Brasília: MEC/ SEF, 1997. [iii] Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Educação física / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. [iv] FALCÃO, José Luiz C. Capoeira. In: KUNZ, Elenor. [v] CAMPOS, Hélio. Capoeira na Universidade: Uma Trajetória de Resistência. s/ed., Salvador-BA: SCT, EDUFBA, 2001. Daiane Sacramento |
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