A capoeira como conteúdo na aula de educação física no fundamental I. Por Daiane Sacramento |
Seg, 04 de Janeiro de 2021 04:19 |
No início do século XIX a educação física passou a ter um papel importante na vida do homem, pois o ensinava a se preparar para o mercado de trabalho. Segundo Bracht[i], a prática da educação física surgiu com a intencionalidade de construir corpos saudáveis (1999, p. 73). No Brasil, esse movimento inovador ganhou força na década de 80, tendo grande relevância na aptidão física do trabalhador, além de começarem os estudos da área no campo pedagógico, deixando de ser oferecida apenas para o Ginásio e agora, sendo inserida no primário e na educação infantil. O documento da BNCC afirma que: “A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história.”Ao se pensar numa definição para a Educação Física, é constatado que nada mais é do que uma disciplina voltada para a cultura corporal que envolve a movimentação de todo corpo, não apenas parte dele. Os PCN (BRASIL[ii], 1977, p.44) afirma que, através da prática da educação física escolar é possível estimular o conhecimento da diversidade, padrões esses que vão além da estética corporal existentes em diferentes graus sociais. Ainda afirma a importância de os alunos reconhecerem o papel em contribuir para melhoria da saúde por meio dessas atividades corporais. Pensar na inclusão da capoeira durante as aulas de Educação Física requer propor estratégias assertivas para o desenvolvimento integral dos alunos. Haja vista ser de grande importância que o profissional da área tenha o cuidado para trazer este momento selecionando as vivências das crianças para que façam um maior sentido para elas. O papel do professor ao trabalhar a capoeira durante as aulas é trabalhar a interdisciplinaridade a fim de facilitar o desenvolvimento do seu aluno. Os PCN determinam que: Os jogos e atividades de ocupação de espaço devem ter lugar de destaque nos conteúdos, pois permitem que se amplie as possibilidades de se posicionar melhor e de compreender os próprios deslocamentos, construindo representações mentais mais acuradas do espaço. ( PCN[iii], 1997, p. 48) Categoricamente, a capoeira está escalada entre os jogos de luta que ensina, sobretudo sobre o respeito às regras e ao outro. É possível haver o respeito a diferentes manifestações culturais e o entendimento de diferentes contextos específicos. Por exemplo, o chutar no futebol pode ser encarado como distinto na capoeira isso porque é analisada a intencionalidade com que foi utilizado tal gesto. A capoeira hoje é considerada como manifestação cultural onde é expressa por meio da dança, arte, luta e manifestações folclóricas. No passado, tinha o intuito de trazer a liberdade aos escravos, é originalmente brasileira. (FALCÃO[iv], 2003). Ela também possibilita o desenvolvimento musical, pois o aluno está em contato direto com instrumentos que provocam sensações diferenciadas se comparadas com a escrita, leitura e escuta. Em dimensão atitudinal, a prática é capaz de desconstruir qualquer que seja o preconceito existente, desenvolvendo a criticidade, a cooperação e a prática da cidadania. Responsável também por resinificar as tradições dos nossos ancestrais, oportunizando uma gama de possibilidades por meio de um trabalho inovador no âmbito escolar por despertar o interesse daqueles alunos que outrora estiveram desmotivados pelo aprendizado. A Capoeira pode sim ser comparada a prática da Educação Física “[...] todos os indícios mostram que a relação da Capoeira com a Educação Física é de reciprocidade[...]” (CAMPOS[v], 2001, p. 75). Esta qualidade que acaba que envolvendo o aluno pelos movimentos, daí vem à importância de sua atuação no espaço escolar. Considerada como um excelente facilitador no processo de ensino-aprendizagem, a capoeira nada mais é do que uma expressão artística que envolve gingados demostrados através de uma mistura da luta, esporte e dança acompanhada de música. Mas quais as habilidades motoras que podem ser desenvolvidas através da capoeira? Ela é responsável por desenvolver as habilidades motoras do ser humano, ou seja, todo e qualquer movimento que deve ser aprendido e feito de maneira correta. Capaz de trabalhar de forma prazerosa e estimulante a velocidade e agilidade, raciocínio lógico, socialização, ritmo, equilíbrio, espaço, a criatividade, entre outros. Quando se pensa em educação é preciso ter como meta para garanti-la para o ser humano como um todo. Para Magali (1984, pag. 48), “Quando aprende habilidades motoras, o aprendiz tem que processar informações”. Este desenvolvimento não ocorrerá isoladamente, além do movimento que é a base desse domínio, o psicomotor e o cognitivo também serão determinantes. Dentre os objetivos da Educação Física no ensino fundamental está: “participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais; conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a poder estabelecer algumas metas pessoais (qualitativas e quantitativas); conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano; organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples.” PCN (1997, p. 47) Olhando por esse prisma é possível enxergar os reais benefícios da prática nas aulas, vão muito além de movimentar-se, é possível ser solidário, vencer as limitações e ter autonomia. São ações que envolvem a si mesmo e o outro, o respeito às diferenças e é perceptível o desenvolvimento dos alunos que praticam a capoeira. É imprescindível que nos anos iniciais as habilidades motoras sejam desenvolvidas não só em grupos, mas especialmente de forma individual. Saltar, correr, pendurar-se, jogos e brincadeiras devem estimular de forma integral o movimento do corpo. “A inclusão de atividades em circuitos de obstáculos é favorável ao desenvolvimento de capacidades e habilidades individuais.” PCN (1997, p.48) Para que o educador consiga atrair seus alunos e consiga mostrar os benefícios de se praticar a capoeira nas aulas de Educação Física, é preciso astúcia para utilizar estratégias e didáticas pedagógicas que surtam efeitos positivos. Através do diálogo que o professor sondará os conhecimentos prévios das crianças, ele atuará como um pesquisador que acolherá o que dizem sobre suas experiências pessoais e contarem o que entendem sobre a temática. A partir disso, surgirá uma relação de respeito, confiança, intimidade e autonomia ao se confrontar com desafios. (BARROS, 2012) É bem verdade que durante esse espaço questionamentos venham a aparecer e o professor precisa estar bem preparado para sanar todas as dúvidas. Vale ressaltar que o professor não necessariamente precisa ser um mestre na capoeira, mas como pesquisador achará estratégias tecnicamente corretas a serem utilizadas explorando a capacidade motora dos discentes. Para que isso ocorra, é preciso que a criança entenda a estrutura e funcionamento do seu corpo, pois ao jogar capoeira ele por inteiro estará em movimento. Em relação à lateralidade, todos os lados precisam ser explorados pelo movimento, bem como de maneira individual. A coordenação motora é desenvolvida quando se realiza o movimento básico da capoeira ou no momento em que a criança se propõe a tocar um instrumento, cantar e bater palmas a fim de acompanhar a ginga. Após mostrar-lhes a historicidade da capoeira por ensinar aos alunos que a luta não possui regras rígidas a serem seguidas, o professor deve pedir que as crianças sejam criativas e criem os seus próprios golpes a fim de vencer o seu adversário no combate, nomeando cada um deles. Com os golpes inventados pela dupla, passa-se a necessitar de uma defesa para que saia com êxito da luta, transforma-se em um desafio. A partir da criação de novos golpes, um novo problema surge a fim de ser solucionado. Esta é uma ótima estratégia para promover o interesse e despertar a criatividade, pois os pequenos gostam de aprender os golpes da capoeira. Ainda, outras práticas pedagógicas podem ser aplicadas, como, por exemplo, trabalhar os fundamentos da capoeira, comparando o funcionamento na Angola de onde se originou e em nossa região, para que a partir disso, surjam suposições de como podem jogar a luta. Bem como se trabalhar as relações e diferenciações da capoeira com as demais lutas e perceber os movimentos que foram descobertos. Por propor uma metodologia que possibilite o aluno a descoberta de conhecimentos não só sobre a capoeira em si, mas por criar o interesse na história da África e que influencias exercem atualmente que vieram a partir da nossa ancestralidade através dos povos africanos. Conhecida até mesmo fora do país, à capoeira pode ser um objeto de estudo da Geografia por pedia aos alunos que identifiquem como diferencia a forma de jogar a depender de cada região do Brasil, em cada lugar é possível observar características peculiares. Portanto, é correto afirmar então que a capoeira é de caráter polissêmico, dando múltiplas possibilidades em como pode ser usada no ambiente escolar e ao mesmo tempo dialogar com outros componentes curriculares além da Educação Física. A capoeira na Educação Física configura-se como um recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem, pois permite ao professor desenvolver sua prática pedagógica de forma mais prazerosa para as crianças e estas, por sua vez, aprendem a explorar as possibilidades por meio do movimento do corpo. A capoeira é um elemento rico e deve ser sim utilizada como conteúdo das aulas, pois interage com disciplinas variadas. É importante lembrar de que o contato da criança com a capoeira se dá por meio de situações de convívio social e com o envolvimento não só dos colegas, mas também por meio do professor, ela proporciona novas vivências por meio da ludicidade. Portanto, é correto afirmar que, a capoeira favorece o desenvolvimento de uma criança equilibrada e feliz, além de conhecer o mundo a sua volta, ampliar suas relações e conhecimentos e respeito à diversidade. Conclui-se que a capoeira influencia no desenvolvimento da psicomotricidade e que independentemente do método utilizado, o educador precisa estar bem preparado para respeitar o tempo de aprendizagem e desenvolvimento de cada criança, sempre usando estratégias que os mantenham motivados a vencer os desafios e se superarem a cada dia. E é de extrema importância que a prática dela na Educação Física esteja inserida dentro do currículo escolar, pois é um facilitador na aprendizagem.
[i] BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos Cedes, centro de Educação Física e Desportos, universidade Federal do Espirito Santo, ano XlX, n: 48, Agosto / 99. [ii] BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais; 1° a 4° série. Brasília: MEC/ SEF, 1997. [iii] Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Educação física / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. [iv] FALCÃO, José Luiz C. Capoeira. In: KUNZ, Elenor. [v] CAMPOS, Hélio. Capoeira na Universidade: Uma Trajetória de Resistência. s/ed., Salvador-BA: SCT, EDUFBA, 2001. Daiane Sacramento |
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