Salvador, 16 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Médica otorrinolaringologista Dra. Clarice Saba recomenda cuidados com a voz
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sáb, 13 de Abril de 2019 04:22

Clarice_Saba_-_Foto_de_divulgacaoNa próxima terça-feira, 16 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Voz. O Brasil é reconhecido internacionalmente por ter originado a data, em 1999, que passou posteriormente a ser celebrada também nos outros países. "O Dia Mundial da Voz é um alerta sobre a importância da voz humana e a necessidade de cuidados preventivos”, explica a médica otorrinolaringologista Dra. Clarice Saba. Mais informações: www.drazumbido.com.br.

A voz, a médica, é uma forma importante entre expressão da personalidade. Ela orienta que aqueles que acreditam ter um problema de voz ou está com rouquidão há mais de duas semanas devem procurar ajuda de um médico otorrinolaringologista urgente. “Algumas pessoas acham que uma voz rouca é bonita, mas por trás disso pode está uma doença das pregas vocais”, alerta.

A médica baiana tem feito conferências em vários países, nas últimas décadas, abordando ações preventivas. "A voz é um recurso muito importante no trabalho, na interação social e em outras áreas. Distúrbios vocais podem afetar a qualidade de vida do indivíduo. É fundamental atentar para a prevenção, cuidando do corpo e usando bem a voz", comenta.

Clarice Saba elenca uma série de pequenas medidas importantes para a higiene vocal. "Procure sempre beber bastante água. Quando as pregas vocais estão bem hidratadas, ficam menos sujeitas a serem machucadas com o uso da voz”, explica. Ela destaca que durante o exercício da voz a ingestão da água tem que ser natural. E acrescenta que alimentos como melão, melancia e uvas, que têm muita água, podem ajudar na hidratação. Mas com a ressalva do cuidado com o açúcar para quem é diabético.

Consumir uma maçã ao dia é recomendável, porque essa fruta é adstringente, contribui na limpeza da garganta e da faringe, beneficiando a voz. Álcool e cafeína, por outro lado, podem causar impactos negativos para a voz. Muitos medicamentos também acentuam o ressecamento e pode ser necessário um consumo extra de água para compensar, na hidratação.

Vários tipos de pastilhas para garganta também impactam ressecando a boca e garganta ou causando irritação. O fumo é um vilão para a voz. "A fumaça do tabaco irrita as pregas vocais, podendo originar alterações no tecido. O tabagismo pode causar câncer de laringe", alerta Dra. Clarice.

A médica otorrinolaringologista alerta que o mau uso da voz pode causar alterações, levando a lesões nas pregas vocais e até ocasionando danos permanentes. "Evitar falar alto, conversar em situações ruidosos, gritar, sussurrar e cantar sem aquecer a voz”, afirma. Falar exageradamente também prejudica as pregas vocais.

Dra. Clarice Saba recomenda atitudes que poupam a voz, como se aproximar da pessoa com quem quer falar, para evitar gritar e utilizar um serviço de amplificação com microfone se estiver em uma sala grande, ou diante de uma audiência. "Se a sua atividade profissional exigir uso frequente da voz, tente dar pausas para gerar um descanso das pregas vocais”, afirma.

Há categorias profissionais que demandam especialmente o uso da voz, como cantores, atores, pastores e professores. "Esses profissionais têm um risco grande de desenvolver a rouquidão, porque têm um uso pesado da voz, em vários dias na semana. Precisam estar atentos para boas práticas, evitando desenvolver um problema crônico de voz", pontua Dra. Clarice Saba. É importante ficar atento ao aquecimento da voz nos dia de intenso trabalho e poupá-la anteriormente criando períodos de descanso, antes desses momentos que vão exigir esforço acentuado.

A médica otorrinolaringologista  afirma que a respiração correta enquanto fala também é muito importante.  A fala acontece na expiração mas sem forçar. O ideal é que a respiração seja diafragmática.

Clarice Saba comenta que uma das preocupações que  originaram o Dia da Voz foi o diagnóstico do câncer de laringe. O Brasil, segundo ela, é o segundo país com mais incidências da doença. O primeiro é a Espanha. Tabagismo, consumo de álcool e alimentação inadequada estão entre os fatores que concorrem para esse tipo de câncer.

Em vários lugares no Brasil e do mundo são realizadas ações da campanha da voz.  Vídeolaringoscopia é um exame realizado pelos médicos oftalmologistas para verificar problemas dessa ordem, inclusive, diagnosticar casos de câncer de laringe.

Sobre Clarice Saba

Dra. Clarice Saba, também conhecida como Dra. Zumbido (www.drazumbido.com.br), é médica otorrinolaringologista graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em 1983. Tem participado de vários eventos internacionais, nas últimas décadas, tendo realizado conferências em países da Europa, América do Norte e América Latina. Diretora Técnica do Centro de Otorrinolaringologia da Bahia (CEOB). Idealizadora e coordenadora dos Programas de Apoio a Pacientes com Hiperacusia e Zumbido (PAHZ) da Escola Bahiana de Medicina e do Hospital Santa Izabel. Conquistou o X Jack Vernon Award (equivalente ao “oscar” do zumbido). Preceptora da Residência Médica em Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia da Bahia – Hospital Santa Izabel. Fellow no Jackson Memorial Hospital (USA). Fellow no Groninghen Zienkenhuis (Holanda). Delegada Bahia da Sociedade Brasileira de Otologia. Membro da Ordem dos Médicos do Brasil (OMB), capítulo Bahia. Diretora de Comunicação e Imprensa do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-176Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-030Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-031Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-140Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-276Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-331Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0900Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1072Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1275Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1658Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?