Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:
Banner
facebookorkuttwitteremail
Livro sobre pesquisa com “molécula do espírito” é lançado em Salvador
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 08 de Outubro de 2019 15:37

DMT_A_Molecula_do_EspritoUm livro cuja protagonista é uma molécula que causa visões, pensamentos e sentimentos. Esse é o tema de “DMT: A Molécula do Espírito”, do médico psiquiatra e pesquisador norte-americano  , traduzido pela primeira vez para a língua portuguesa e com lançamento no dia 10 de outubro, no Teatro Jorge Amado, em Salvador (BA).

Com entrada gratuita, a programação terá palestras com dois pesquisadores brasileiros da Ayahuasca, chá que tem o DMT (Dimetiltriptamina) em sua composição química e é utilizado em pesquisas sobre seus efeitos biológicos e terapêuticos em humanos, e também em rituais religiosos.

Strassman explica que o DMT é encontrado em diversas plantas e animais, sendo também produzido pelo corpo humano, onde tem alta atividade no cérebro e na retina. Quando ingerida por meio do Chá Ayahuasca, milenarmente utilizado por grupos indígenas da região Amazônica (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela), “a molécula do espírito” conduz a uma expansão da consciência.

“Agora, um livro dedicado ao DMT está disponível no país mais responsável por difundir essa poção ao redor do mundo. Mais do que qualquer outro lugar, o Brasil é o país onde o maior número de pesquisas está acontecendo atualmente a respeito dos efeitos biológicos, terapêuticos e religiosos da Ayahuasca”, complementa o autor, um dos pioneiros da pesquisa com a molécula sintetizada e injetada em humanos.

Palestras com pesquisadores da Ayahuasca

Convidado a participar do lançamento, Paulo Cesar Ribeiro Barbosa, psicólogo, cientista social, doutor em Ciências Médicas e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus (BA), conta que a Ciência tem identificado resultados consistentes na avaliação dos traços de personalidade de participantes de rituais religiosos com a Ayahuasca.

“São pessoas mais pró-sociais, altruístas e otimistas, segundo pesquisas realizadas desde 1996. Mas ainda precisamos validar esses resultados com outras pessoas, antes de elas entrarem para participar de rituais com a Ayahuasca, e também acompanhar participantes por um longo período”, explica o pesquisador da UESC, que vem realizando estudos em parceria com Rick Strassman e, entre 2011 e 2013, fez o pós-doutorado na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, onde o autor do livro é professor.

Luís Fernando Tófoli, médico psiquiatra e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também palestra no lançamento e fala sobre o uso da Ayahuasca no tratamento de dependentes: “Ainda não é muito claro. Mas a gente busca, do ponto de vista da Ciência, uma comprovação mais consubstancial de que o chá pode ser uma forma de tratamento à dependência de drogas”, diz Tófoli, que também pesquisa a relação da Ayahuasca com a saúde mental.

“Os estudos que investigaram pessoas com depressão apresentaram efeito positivo. A gente sabe que o Chá contribui com a saúde mental. Agora é importante dizer que ele não é recomendado para pessoas diagnosticadas com esquizofrenia e psicose, por exemplo”, complementa o pesquisador da Unicamp.

Religiões ayahuasqueiras

A molécula do espírito também é importante para as chamadas religiões ayahuasqueiras, como o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV) e o Centro de Iluminação Cristã Luz Universal – Alto Santo (Daime), que tiveram sua origem, no século XX, a partir do contato de caboclos com indígenas da região amazônica. Essas religiões difundiram o Chá pelo Brasil e para outros continentes.

A edição brasileira de “DMT: A Molécula do Espírito” é da Editora Pedra Nova, da UDV, religião que tem 22 mil sócios em todos os Estados brasileiros, no Distrito Federal e em outros dez países. Só na Bahia, já são mais de 2 mil associados em todo o Estado.

“Considero que, ao publicar esse livro pela primeira vez em língua portuguesa, a União do Vegetal está prestando um relevante serviço aos que se interessam pelo tema Ayahuasca”, afirma o médico Tadeo Feijão, presidente da UDV e um dos responsáveis por viabilizar junto ao autor a tradução da obra, também lançada em julho, em São Paulo (SP), com a participação de cerca de 350 pessoas.

Para Strassman, o lançamento do livro no Brasil chega em boa hora, promovendo a discussão, com clareza e sem preconceitos, de temas ainda controversos para a sociedade mundial: “É neste ponto que está, a meu ver, o trabalho mais importante a ser realizado”, conclui.

Serviço

Lançamento do livro “DMT: A Molécula do Espírito”

Data e horário: 10 de outubro (quinta-feira), às 19 horas

Local: Teatro Jorge Amado (Av. Manoel Dias da Silva, 2177 - Pituba), Salvador (BA)

Dados bibliográficos: Strassman, Rick. DMT: A Molécula do Espírito. Tradução de Dermeval de Sena Aires Júnior. Brasília-DF: CEBUDV; Diretoria Geral; Editora Pedra Nova, 2019 (360 p.).

Pré-venda: https://nossaloja.udv.com.br / Valor: R$90,00

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

• mariofoto1_MSF20240207-167Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-029Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-023Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-192Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-263Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-319Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0772Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1117Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1355Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1573Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?