Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Bahia entra na rota mundial da street art com painel de Eduardo Kobra no Shopping Barra
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 08 de Janeiro de 2020 00:45

Bahia_entra_na_rota_mundial_da_street_artA ocupação do espaço público tem se tornado uma tendência cada vez maior e mais frequente nas metrópoles, onde ruas, praças e fachadas de edifícios funcionam como pontos de forte expressão cultural, gerando uma nova relação da população com o território e criando um novo olhar para a experiência cidadã.

Inspiração, criatividade e transformação aliados a um olhar particular sobre aqueles que dedicam ou dedicaram suas vidas para fazer do mundo um lugar melhor definem a essência do projeto “Olhares da Paz”, do mundialmente famoso muralista Eduardo Kobra, que desembarca na Bahia para realizar sua primeira obra no Estado.

Assim, a cidade de Salvador e o Shopping Barra iniciam o ano de 2020 com um tributo à altura, trazendo valores como amor, fé e esperança em um grande painel assinado pelo brasileiro. E, para representar a homenagem à primeira capital do país, o artista escolheu um símbolo de bondade do Estado, o Anjo Bom da Bahia, Santa Dulce dos Pobres, religiosa que foi canonizada pelo Vaticano em outubro de 2019 e se tornou a primeira santa nascida no Brasil.

A obra será realizada na fachada do Shopping Barra, na Avenida Centenário, e, além de ser o primeiro trabalho do artista de street art na Bahia, é também o primeiro trabalho dele em um shopping center.

“Decidimos fazer esta homenagem a Salvador com a representação de Irmã Dulce, que dedicou sua vida a ajudar as pessoas mais necessitadas. Ela é um exemplo para humanidade por sua caridade e este trabalho aqui no Barra quer transmitir justamente vibrações de bondade, generosidade e solidariedade, simbolizadas por ela, além de cor e vida’”, afirma Kobra.

“O Barra tem uma enorme alegria de emprestar a sua fachada para abrigar uma obra do artista Eduardo Kobra. Seu trabalho é reconhecido mundialmente pela qualidade e por representar pessoas que são importantes para o mundo, a exemplo de Irmã Dulce, que se destacou justamente por ajudar o próximo incondicionalmente. Esperamos que o painel se torne um ponto de expressão cultural reconhecido pela população e também mais um cartão postal para a tão colorida Salvador”, destaca Mirela Gedeon Cubilhas, diretora de marketing da Enashopp, empresa baiana que administra o Shopping Barra.

Antes da entrevista coletiva, que anunciou o projeto nesta terça-feira (dia 7), Naildo Macêdo, sócio diretor da Enashopp e superintendente do Barra, conversou com os colaboradores do Shopping Barra, juntamente com Mirela Cubilhas, para apresentar o trabalho que será desenvolvido no local.

“Nossa gratidão ao artista Eduardo Kobra e ao Shopping Barra por tão linda homenagem à Santa Dulce dos Pobres. Tenho certeza que essa obra traduzirá a essência da caminhada de Irmã Dulce em favor dos mais necessitados, ajudando assim a perpetuar, em todos os corações, o legado de amor e serviço do Anjo Bom da Bahia”, diz a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita Lopes Pontes, que foi uma das vencedoras do Prêmio Barra Mulher, em 2010.

Olhares da Paz

O trabalho, que começa a ser executado a partir de hoje (dia 7), faz parte do projeto “Olhares da Paz”, que já retratou líderes mundiais reconhecidos pela defesa da igualdade e dos direitos humanos. Dentre eles, nomes como o de Nelson Mandela, Gandhi, Martin Luther King Jr. e Madre Teresa de Calcutá.

O painel do Barra terá mais de 300 m², sendo 9,33 metros de largura por 33 metros de altura, e será concebido na fachada do shopping, tornando-se assim o mais novo ponto turístico de Salvador. Soteropolitanos e turistas poderão registrar a obra já finalizada a partir do dia 15 de janeiro.

 

k8JVW20Q.jpeg
Eduardo Kobra no Shopping Barra / Foto: Roberto Abreu

Eduardo Kobra

O artista Eduardo Kobra nasceu em 1975, na cidade de São Paulo. Autodidata, ele, que atualmente tem obras nos cinco continentes, aprendeu e desenvolveu sua arte ao observar a obra de grandes artistas mundiais, como o misterioso expoente da street art Banksy, britânico que nunca teve a identidade revelada.

Entre as obras mais famosas do brasileiro está “O Beijo”, uma releitura da imagem feita pelo fotojornalista norte-americano Alfred Eisenstaedt (1898-1995). A imagem foi clicada em 13 de agosto de 1945, quando a população saiu às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial. O trabalho foi realizado em 2012 no High Line, em Nova York, mas apagada 4 anos depois.

Além disso, Kobra detém o recorde dos dois maiores murais grafitados do mundo. O primeiro – nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 – quando pintou o painel “Etnias”, com 2,5 mil metros quadrados.  Um ano depois, ele fez uma obra em homenagem ao chocolate, que ocupa um paredão de 5.742 metros quadrados às margens da Rodovia Castello Branco, na Região Metropolitana de São Paulo.

Santa Dulce dos Pobres  

O Anjo Bom da Bahia nasceu 26 de maio de 1914, no Barbalho, em Salvador. Sua vida foi marcada pela caridade desde muito nova. Aos 13 anos, por exemplo, ela já acolhia mendigos e doentes em sua própria casa, o que continuou a fazer por toda a vida. Em 13 de agosto de 1933, recebeu o hábito de freira das Irmãs Missionárias, passando a se chamar Irmã Dulce, em homenagem à mãe.

Um dos frutos de sua missão como religiosa foram as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), responsável por dar assistência gratuita a milhares de pessoas, entre idosos, crianças e pessoas com deficiência e em situação de rua. Na sede da instituição, situada na Avenida Dendezeiros, no Bonfim, são atendidas 2 mil pessoas diariamente. Na Bahia, a Osid realiza cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano.

Irmã Dulce morreu em 13 de março de 1992, aos 78 anos. Vinte e sete anos depois, seu trabalho de fé e bondade foi reconhecido pelo Vaticano, que a canonizou como a primeira santa nascida no Brasil, em 13 de outubro de 2019. Com isso, Irmã Dulce passou a ser reverenciada como Santa Dulce dos Pobres, em referência à sua dedicação aos mais necessitados.

Sobre a Enashopp

O Shopping Barra é administrado pela Enashopp. Com expertise nacional e internacional voltada para o desenvolvimento, implantação, comercialização e administração de shopping centers e empreendimentos empresariais e multifuncionais, a Enashopp traz em seu DNA uma cultura corporativa focada na excelência e na qualidade. Em cada empreendimento, uma estratégia diferente para atender regiões, hábitos e perfis específicos.

Contando sempre com um time de profissionais com amplo know-how no mercado, a Enashopp trabalha para proporcionar experiências memoráveis aos seus clientes, criando valor por meio da construção de relações de parceria. Com mais de 30 anos no mercado, a Enashopp desenvolveu projetos na África e em todo o Brasil. São mais de 1.500 profissionais administrando mais de 1  milhão de m² de área construída, com uma média de 30 milhões de pessoas/ano trafegando nos empreendimentos, 5 mil unidades gerenciadas e mais de 300 mil m² de área bruta locável (ABL).

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-095Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-017Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-036Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-120Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-253Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-348Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1003Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1176Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1295Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1573Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?