Salvador, 04 de August de 2020
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Camarote Expresso 2222 celebra 22 anos com homenagem ao Cortejo Afro
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 13 de Fevereiro de 2020 15:25

Camarote_Expresso_2222_celebra_222 2 2 222 carnavais de Camarote Expresso22 anos de Cortejo Afro. É com essa dupla comemoração que o espaço mais desejado da folia baiana celebra o Carnaval 2020. Em uma reverência ao Cortejo Afro, entidade cultural nascida no bairro de Pirajá, em Salvador, o Camarote Expresso se veste da representatividade, da criatividade e da estética arrojada do bloco para celebrar os seus 22 anos. Além da homenagem especial, o ano traz outras duas novidades: a estreia em novo endereço na Barra e a volta da Varanda Elétrica.

Primeiro camarote exclusivo para convidados do Carnaval de Salvador, o Expresso 2222 agora ficará em um ponto mais centralizado na Barra, bem ao lado do Barra Center. Com a alegria, o conforto e a descontração de sempre, o espaço terá como anfitriões, mais uma vez, o casal Flora e Gilberto Gil e funcionará de sexta-feira (21/02) a terça-feira (25/02), das 17h às 4h, e receberá cerca de cinco mil convidados.

A inventividade do idealizador do Cortejo Afro, o artista plástico e designer Alberto Pitta, foi fonte de inspiração para a criação da identidade visual do camarote esse ano. O conceito elegantemente sofisticado do Cortejo, repleto de autenticidade e com fortes referências afro-baianas, estará nos elementos cenográficos, nas cabeças e, certamente, vai tomar conta dos corações de quem passar pelo Expresso em 2020.

Desde a cenografia temática, desenvolvida por Sonja Lopes e Nubia Caloula, às camisas dos convidados, assinadas pela FARM, passando pela nova concepção visual e design gráfico do camarote mais uma vez concebidos pelo Estúdio Ronia Design, de Ronia Albiani, tudo terá o toque original e simbólico do Cortejo. O branding desse ano traz uma nova marca, elegante, sofisticada e que valoriza os elementos baianos.

Pioneiro em inserir no Carnaval de Salvador o conceito de camarotes com diferentes ambientes para atender aos foliões, em 2020 o Expresso prepara uma superestrutura cuidadosamente montada com espaços dedicados à gastronomia, bares, pista de dança com line-up de Djs, áreas de customização, salão de beleza, espaço bem-estar, sistema de reciclagem e a requisitadíssima volta da Varanda Elétrica.

Palco de memoráveis encontros de grandes nomes da música brasileira, foi criada em 2009 e batizada por Carlinhos Brown. Desde então, a Varanda Elétrica se tornou parada obrigatória dos trios que desfilam no circuito. Recebendo os shows ao vivo do camarote, diariamente a Varanda é ponto de encontro para os convidados do Expresso e, principalmente, para os foliões pipoca, que curtem o Carnaval na rua. Por ali, o anfitrião Gilberto Gil já protagonizou encontros emocionantes com artistas como Bono Vox, da banda U2, Quincy Jones, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, e outros que sempre param para reverenciá-lo.

Com apresentação da Bradesco Seguros, patrocinador máster que estreia nessa edição, o Camarote Expresso 2222 receberá nos cinco dias de festa artistas, empresários, formadores de opinião, jornalistas, personalidades e políticos mantendo sempre a essência que lhe é característica de reunir a família Gil a amigos, convidados e parceiros.

O camarote tem ainda como parceiros: Diageo, O Boticário, Canaã Alimentos e Grupo Carapreta, Solar Coca-cola, Chandon, Sonho dos Pés, Shopping da Bahia. Entre as marcas apoiadoras estão: Casa Brasileira, Ferreira Costa, Suvinil, Virtua, Camil, Azeite Galo, Fazenda Futuro, Laticínios Davaca, Venturolli, Alegra Foods, Café 3 Corações, Coxa Coxinha, Di Lucca, DLM, Federicci, Haciendas, Hig Serv, Holambelo, La Fruta, Luminata, Tô de boa, Vitalmed e Magrela.

 

Cortejo e Expresso: 22 anos e muitos encontros

A estreia no Carnaval de Salvador foi no mesmo ano, o de 1999 e, de lá pra cá, foram muitos os encontros e parcerias do Camarote Expresso e do Cortejo Afro nesses 22 anos. “O Cortejo é um patrimônio da Bahia e nós do Expresso temos um carinho muito especial por esse e por todos os blocos que resistem e perseveram na missão de levar a alegria, as cores e os símbolos da cultura negra, africana, para as ruas de Salvador. Já homenageamos os Filhos de Gandhi e agora, nesses 22 anos duplo, escolhemos celebrar o Cortejo”, ressalta a anfitriã Flora Gil.

Além de ter as camisas do Camarote assinadas por Alberto Pitta em 2006, o bloco Cortejo Afro homenageou Gilberto Gil em 2017 com o tema do bloco, que naquele ano virou o CorteGil, levou seu rosto na fantasia e contou com participação especial dele durante o desfile na Barra-Ondina. “Pra nós do Cortejo Afro é uma honra receber essa homenagem do Expresso 2222. Flora e Gilberto Gil são e sempre foram parceiros do bloco. É uma benção de Oxalá que camarote e bloco completem 22 carnavais em 2020 e poder celebrarmos juntos”, destaca Pitta.

 

Na Varanda e na pista

Com curadoria artística assinada por Andrea Franco, o ano de 2020 do Expresso traz muito de Bahia. Quem comanda a festa na esperada volta da Varanda Elétrica é a cantora Illy. Recebendo convidados em cada uma das cinco noites do Camarote, a baiana radicada no Rio de Janeiro, animará convidados do camarote, foliões pipoca e, claro, vai interagir com os artistas nos trios que passarem pelo circuito. Acompanhada pelo guitarrista Paulo Mutti, o baixista Fábio Gonçalves, o baterista Marcos Santos e o percussionista Leonardo Reis, trará no repertório as canções mais agitadas do seu álbum ‘Voo Longe’, como a marchinha “Fama de fácil", a salsa “Djanira" e os ijexás “Afrouxa” e “Sombra da lua”, além de releituras de Chiclete com Banana, Edson Gomes, Magary Lord, Lazzo e clássicos da música baiana.

Na pista, o Dj residente e MC Ubunto esquenta a folia dentro do Expresso recebendo artistas convidados todos os dias. Baiano com formação percussiva, Ubunto tem no estilo Global Bass a base das suas produções musicais e atua na cena contemporânea da música brasileira desde 2014. “O Expresso é um camarote que frequento desde a minha infância e que é uma referência às sonoridades baianas unindo o que há de novo e o que vem de herança musical na Bahia. Esse ano espero retribuir tudo o que eu aprendi nesse espaço até hoje”, afirma, fazendo alusão à importância de Gilberto Gil como influência significativa na sua carreira.

 

Camarote sustentável

Pioneiro também em levantar a bandeira da sustentabilidade na folia, o Camarote Expresso 2222 segue em 2020 no propósito de reduzir os impactos causados ao meio ambiente. Com a consultoria da empresa Toca Ambiental, a meta é alcançar 100% de reciclagem de resíduos sólidos e também de compostagem de resíduos orgânicos.

 

Camarote Expresso 2222

Funcionamento:
Sexta-feira (21/02) a terça-feira (25/02), de 17h às 4h.
Endereço: Avenida Oceânica, nº 56 – Barra

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.464Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.306Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.186Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.058Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.209Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.052Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?