Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
UNIDAS: Abertas inscrições para Workshops de Desenvolvimento de Jogos
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 16 de Novembro de 2020 22:30

Ana_AntarDentro da programação do evento internacional “UNIDAS: Mulheres em Diálogos”, que tem como objetivo o desenvolvimento de pensamentos e ações que fortaleçam a continuada luta pela igualdade de gêneros, serão oferecidos Workshops de Desenvolvimento de Jogos, com vagas abertas a mulheres e pessoas não binárias interessadas em adentrar este universo tecnológico. Quatro cursos vão ser realizados nos dias 23 e 24 de novembro: na segunda-feira, às 15h, de “Game design: princípios básicos para criação de um jogo – da teoria à prática”, ministrado por Rafaella Moraes; depois, às 17h, vem o de “Programação para games: primeiros passos na Unreal”, com Alice Abreu.

Já na terça-feira, as turmas são de “Criação e design de personagens para games”, com Tata Ribeiro, às 15h; e “De onde vêm as ideias? Um passeio teórico-prático para começar a criar suas próprias histórias”, com Ana Antar, às 17h. Cada turma tem duração de duas horas e disponibiliza 65 vagas gratuitas – 15 para participação presencial, no Goethe-Institut Salvador-Bahia, e 50 para participação remota. As inscrições ficam abertas até sábado, 21 de novembro, pelo link  https://bit.ly/workshops-unidas

O workshop “Game design: princípios básicos para criação de um jogo – da teoria à prática” parte do princípio de que desenvolver um jogo requer muitas habilidades e é de fundamental importância conseguir se comunicar com todos os profissionais envolvidos na produção. A game designer irá atuar em todos os processos da produção do jogo e é necessário entender por onde começar. O curso irá acompanhar essa jornada e mostrar que desenvolver jogos é muito mais simples do que se imagina. A ministrante, Rafaella Moraes, é formada em Design e especialista em Game Design pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e tem ampla experiência na área de design gráfico e desenvolvimento de jogos digitais e analógicos. Atualmente, é sócia na ERA Game Studio, onde trabalha como lead game designer e designer de interfaces na produção do primeiro jogo do tipo live game do mundo.

Na turma de “Programação para games: primeiros passos na Unreal”, o foco é essa engine que é uma das mais usadas no mercado de jogos atualmente, para conhecer melhor sua interface, funcionalidades e criar um jogo coletivamente. Alice Abreu é quem comanda a aula: tecnóloga em Jogos Digitais, atualmente atua como programadora de gameplay na Aquiris e é organizadora nacional da Women Game Jam. Estuda sobre a história das mulheres na computação, suas contribuições e sobre como se pode tornar o mercado de tecnologia mais saudável e receptivo para esse público.

“Criação e design de personagens para games” busca contribuir no desenvolvimento de linguagens e técnicas para o projeto visual de personagens, destacando a importância da narrativa para a estilização. A intenção é criar um espaço dialógico para o compartilhamento e construção de conhecimentos sobre criação de personagens com marcas identitárias e técnicas para o desenvolvimento de personagens mais cativantes para games. A ministrante Tata Ribeiro é artista visual e professora-pesquisadora da área de Tecnologias Educacionais. Formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é também cofundadora da Aim? Tech, startup de tecnologia educacional que pauta a diversidade. É uma das organizadoras da Women Game Jam. Em 2019, foi uma das cinco pessoas escolhidas para integrar a campanha da Google Brasil para valorizar a presença negra em diversas áreas do conhecimento.

Por fim, o workshop “De onde vêm as ideias? Um passeio teórico-prático para começar a criar suas próprias histórias” se atenta ao fato de que uma história bem desenvolvida pode ser um grande divisor de águas para um jogo. Será feita uma introdução teórico-prática para escrita de roteiros para games: como sistematizar ideias, dialogando com os sistemas de jogo, com os documentos de game design e com as escalas de prioridade da narrativa. A intenção é compreender por onde começar a escrever histórias, quais são as especificações do roteiro para games e como ele difere das demais mídias, num passeio pela dramaturgia para jogos, colocando a mão na massa através de exercícios para criação de um primeiro roteiro para games. Ana Antar, ministrante desta turma, é cofundadora e diretora geral da ERA Game Studio, empresa responsável pela criação do primeiro live game do mundo. Diretora teatral formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Game Design pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), é desenvolvedora de jogos, roteirista, gerente de projetos, produtora, articuladora cultural, consultora de projetos independentes e autorais de desenvolvimento de games e organizadora nacional da Women Game Jam.

SOBRE O “UNIDAS: MULHERES EM DIÁLOGOS” – De 25 a 28 de novembro, Salvador e Berlim se unem como cidades-sedes do evento “UNIDAS: Mulheres em Diálogos”, que mobiliza convidadas das mais diversas trajetórias, representatividades e origens para desenvolver pensamentos e ações que fortaleçam a continuada luta pela igualdade de gêneros. Realizado pela UNIDAS – Rede de Mulheres entre a Alemanha, América Latina e Caribe, pelo Goethe-Institut e pelo Ministério Alemão das Relações Exteriores, que patrocina o projeto através do seu ministro Heiko Maas, e com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), o encontro, articulado nos dois lados do Atlântico, promoverá debates e atividades que terão transmissão na internet, no canal www.youtube.com/goethebahia, durante toda a programação, dividida em quatro blocos temáticos: “Interseccionalidade”, “Direitos das mulheres e igualdade de gênero”, “Violência contra as mulheres” e “Prevenção de crises”. A partir de uma curadoria formada integralmente por mulheres, 40 ativistas estarão presencialmente em Salvador neste ajuntamento de forças feministas, coletivas e representativas, que incluem militantes artísticas, negras, indígenas, LGBTQI+, periféricas, anticapacitistas, políticas, educacionais e sociais. Em Berlim, as discussões, palestras e grupos de trabalho se darão online, conectados e simultâneos aos do Brasil, construindo pontes digitais transatlânticas. As unidades do Goethe-Institut de vários países também, especialmente da América Latina, engajarão suas comunidades em torno deste projeto internacional.

GOETHE-INSTITUT SALVADOR-BAHIA – Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut, fundado em 1951, se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Atualmente, dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados. É um espaço disposto ao exercício artístico-cultural, realizando ações próprias e oferecendo suporte a iniciativas de variadas espécies. Dispõe de teatro, foyer, galerias, biblioteca, ateliês, estúdios, salas de aulas, praças, pátio e café. Após mais de meio século de atividades contínuas na cidade, iniciou, em 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul, com a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir do acolhimento de artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens. Noventa e oito residentes já experimentaram esta oportunidade.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-115Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-081Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-046Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-144Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-243Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-321Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0790Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1112Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1265Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1600Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?