Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
“Web-Strips”: Série de stripteases contemporâneos é exibida em modo privado no Instagram
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 23 de Fevereiro de 2021 13:25

Lia_Lordelo_Foto_por_Larissa_LacerdaDesnudar corpos, casas, a memória e o digital: a obra cênica audiovisual “Web-Strips” estreia em março para despir o trajeto estético e erótico de seis criadores contemporâneos da Bahia, enquanto também revela a intimidade de seus ambientes domésticos e a nudez de suas presenças, tudo feito para ser visto na privacidade do telefone celular. A série, com direção de Jorge Alencar e codireção de Larissa Lacerda e Neto Machado, reúne seis vídeos-performances, distribuídos em dois volumes, com os/as artistas Fábio Osório Monteiro, Jaqueline Elesbão, João Rafael Neto, Jorge Oliveira, Lia Lordelo e Neto Machado. O formato é inovador: ao adquirir ingresso, à venda em www.sympla.com.br/dimentiproducoes pelo valor de R$ 5, o público, restrito a maiores de 18 anos, vai ter acesso às sessões na função “Amigos próximos” dos stories da página de Instagram da Dimenti Produções Culturais (www.instagram.com/dimentiproducoes), que realiza o projeto. Das 22h de 4 de março às 22h do dia 5 e, depois, das 22h de 6 de março às 22 do dia 7, cumprindo as 24 horas de duração de conteúdo publicado na ferramenta, o espectador poderá ser voyeur deste material exclusivo.

Esta inusitada temporada integra o projeto “Despir o Tempo”, em que a Dimenti propõe ações que têm a memória como motor criativo e obras de dança pré-existentes como matéria de criação para novos trabalhos. “Web-Strips” tem como ponto de partida o espetáculo “STRIP TEMPO – stripteases contemporâneos”, estreado em 2018, que igualmente gira em torno da pergunta: como despir a poética de uma carreira?

Utilizando cenas, figurinos, trilhas sonoras e coreografias do repertório dos/as artistas em cena, “Web-Strips” propõe outras formas e significados ao famoso striptease (do inglês strip, desnudar; e tease, provocar), gênero tão popular quanto marginal, presente das casas noturnas aos clássicos do cinema. Os vídeos-performances, com duração média de quatro minutos cada, cumprem o fundamento de revelar zonas normalmente ocultas do corpo e se expandem à arte contemporânea na articulação de artes do corpo, memória e linguagens do ambiente virtual.

A ideia de exibição em stories de Instagram – ferramenta que publica fotos ou vídeos que ficam acessíveis por até 24 horas e que, como um passe de mágica, depois disso, se autodestroem imediatamente – é inspirada pelas relações dos tempos atuais: o exibicionismo, o burburinho, os likes e as secretas trocas em mensagens privadas. Na função “Amigos próximos”, os stories são visíveis apenas a pessoas habilitadas neste grupo – espaço em que internautas divulgam seus registros mais ousados.

Em época de isolamento social, inclusive, uma plataforma de compra e venda de imagens de pessoas nuas superou 100 milhões de usuários no mundo, segundo jornal O Globo, tornando-se fonte de renda para muitos desinibidos. “Nós fizemos do ‘manda nudes’ uma inspiração artística”, conta o diretor Jorge Alencar. “Assim como em ‘STRIP TEMPO – stripteases contemporâneos’, que teve uma temporada de estreia com muito sucesso em 2018, o desejo em ‘Web-Strips’ é de responder ao tempo, formular arte a partir da memória da dança e documentá-la através de uma nova obra, com o próprio corpo, aqui desnudado”, descreve ele.

Os vídeos de “Web-Strips” foram gravados durante a pandemia, entre janeiro e fevereiro de 2021, na casa de cada artista, em diferentes lugares de Salvador e região metropolitana – Barbalho, Comércio, Ondina, Graça, Campo Grande e Guarajuba.

O projeto “Despir o Tempo” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

MINIBIOS DO ELENCO

Fábio Osório Monteiro

Integrante e cofundador da Dimenti, Fábio Osório Monteiro é baiano, baiana de acarajé, ator, dançarino e produtor cultural. Nos últimos 20 anos, tem trabalhado junto a artistas como Jorge Alencar, Marcio Abreu, Dani Lima, Jacyan Castilho, Cristian Duarte, Sheila Ribeiro, Alex Cassal, Denise Stutz, Xavier Le Roy e Tino Seghal. Em 2016, participou da remontagem do espetáculo “The Show Must Go On”, de Jerome Bel. Já atuou em longas e curtas-metragens e fez participações em novelas na TV.

Jaqueline Elesbão

Mãe, militante, performer, Jaqueline Elesbão é uma das gestoras da Casa Charriot, idealizadora e diretora artística do coletivo Pico Preto e idealizadora e instrutora do Pilates Corpos Urgentes. Com formação autodidata, vem desenvolvendo pesquisas artísticas com base na influência da mente sobre o corpo e da subjetividade como elemento fundamental de fricção à arte.

João Rafael Neto

Bailarino, coreógrafo, fotógrafo e videomaker, João Rafael Neto estuda a hibridação entre técnicas de movimento, novas tecnologias e esportes de ação urbanos (BMX Street e Le Parkour) como pesquisa para criação em dança. Graduando no Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Universidade Federal da Bahia (UFBA), é formado no Curso Técnico em Dança pela Escola de Dança da Funceb. Trabalhou em parceria com o coreógrafo Luiz de Abreu e foi bailarino das companhias Viladança, Sem Cia. de Dança e SESC Petrolina. É integrante do Nii Colaboratório.

Jorge Oliveira

Pernambucano radicado na Bahia, é artista licenciado, especializado e mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participa de diversos processos de criação com artistas independentes na cidade de Salvador. Escola de Dança da Funceb, Cia. Viladança e Núcleo VAGAPARA são alguns dos espaços de atravessamento para a sua formação como dançarino e lhe renderam participação em festivais nacionais e internacionais. A moda e a dança são recortes de interesse para sua criação.

Lia Lordelo

Psicóloga, professora e pesquisadora na área de Artes, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Lia Lordelo é também dançarina, atriz e cantora. Foi uma das fundadoras da Dimenti. Recebeu indicações a prêmios por suas atuações como atriz – Festivais de Teatro de São José dos Campos e São José do Rio Preto (SP) e Prêmio Braskem de Teatro (BA) – e como cantora – três categorias do Prêmio Caymmi de Música pelo seu show solo “Re Trate”, em 2016. Em 2020, lançou o EP “Torquatália”.

Neto Machado

Dançarino, coreógrafo, ator, comunicador, Neto Machado já circulou por mais de 50 cidades brasileiras e 10 países. Foi artista bolsista residente do importante instituto Akademie Schloss Solitude, em Stuttgart (Alemanha). É formado em teatro pela Faculdade de Artes do Paraná e em Dança pelo E.x.e.r.c.e, no centro coreográfico de Montpellier. Movimenta temas como memória, infância e cultura pop em obras como “Biblioteca de Dança”, “Desastro” e “Kodak”.

Projeto Despir o Tempo

“Web-Strips” 

Direção: Jorge Alencar

Codireção: Larissa Lacerda e Neto Machado

Com: Fábio Osório Monteiro, Jaqueline Elesbão, João Rafael Neto, Jorge Oliveira, Lia Lordelo e Neto Machado

Direção de fotografia, câmera e som direto: Larissa Lacerda

Edição: Lane Costa e Larissa Lacerda

Trilha sonora: Ricardo Caian

Identidade visual: Victoria Zacconi

Comunicação: Marcatexto

Direção de produção: Ellen Mello

Equipe de produção: Fábio Osório Monteiro, Francisco Sena, Marina Martinelli e Trini Opelt

Financeiro: Marília Pereira

Realização: Dimenti Produções Culturais

Quando:

Volume 1: 4 de março, lançamento às 22h – permanece por 24h, até 5 de março, 22h

Volume 2: 6 de março, lançamento às 22h – permanece por 24h, até 7 de março, 22h

Onde: www.instagram.com/dimentiproducoes (stories fechados a “Amigos próximos”)

Quanto: R$ 5 (vendas em www.sympla.com.br/dimentiproducoes)

Classificação indicativa: 18 anos

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-158Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-011Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-079Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-169Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-205Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-314Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0767Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1048Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1422Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1625Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?