Salvador, 25 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Em outubro, Sarau da Casa Rosa é feito por e para crianças
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 18 de Outubro de 2021 14:47

Sarau_Casa_Rosa_MelaninaseOPE-foto-Vinicius_ElizirioA Casa Rosa tem um carinho especial pelo público infantil, e, no mês que se comemora o Dia das Crianças, o espaço realizará o Sarau da Casa Rosa – Especial Crianças com a participação da Camerata da OPE – Orquestra Pedagógica Experimental, do Neojiba e o Grupo Ala de Dança Malezinho, do Malê Debalê, tudo comandado pelas Melaninas Sapiência, a dupla de irmãs Joana e Laura. O Sarau será 24 de outubro, domingo, às 18h, com transmissão no canal www.youtube.com/casarosasalvador .  

O Sarau será divertido e cheio de criatividade, trazendo o talento desses pequenos artistas da Bahia. As Melaninas Sapiência - Laura, 9 anos, e Joana, 10 anos – vão cantar, tocar e discotecar, fazendo todo mundo dançar, cada um no seu quadrado, mas com muita animação. A Camerata da OPE – Orquestra Pedagógica Experimental é formada por 10 jovens músicos (2 violinos, 1 viola, 1 violoncelo, 1 contrabaixo, 1 clarinete, 1 flauta, 1 trompete e 2 percussionistas) e vai apresentar um repertório especial, com músicas que vão do clássico a MPB, além de trazer poesia e outras surpresas. A Ala de Dança Malezinho 11 dançarinos, nove meninas e dois meninos, que farão apresentações individuais e em grupo, onde trazem o legado africano brasileiro através da dança.

Iniciadas em 20 de agosto de 2020, a Casa Rosa continuou a tradição original do imóvel construído na primeira metade do Séc. XX por Arthur Palácio, onde eram realizados saraus com muita música e poesia. Além dos saraus, o espaço trouxe projetos como a Exposição BENÇÃO, o Resenhando na Casa Rosa e a Exposição Cartas D’Água, todos trazendo temáticas relevantes para a diversidade e coletividade, tais como meio ambiente, patrimônio artístico cultural baiano/brasileiro, empreendedorismo, entre outras.  A Casa Rosa também trabalha em rede, articulando parcerias que resultaram em projetos como “Resenhando com Fé”, “Resenhando Salvador” e “Carnaval Salvador Meu Amor”. Desde o início, o espaço foi pensado para estimular livre criação e produção cultural, ao proporcionar ambientes adaptados para receber a diversidade artística-cultural da cidade: Teatro Cambará, Pátio Viração, Galeria-Foyer, Sala Rosa e Café-Bar.

O espaço é idealizado e viabilizado pela Associação Viração, fundada em 2019, que abriu suas portas para a cultura da Bahia no tempo presente com atividades artísticas virtuais, construindo pontes, conectando pessoas, ideias e ideais, buscando criar uma rede de afeto.

SERVIÇO:

Sarau da Casa Rosa – Especial Crianças

Data: 24 de outubro (domingo) , às 18h

Convidados: Melaninas Sapiência, OPE – Orquestra Pedagógica Experimental e Ala de Dança Malezinho

Transmissão: www.youtube.com/casarosasalvador

CONVIDADOS:

MELANINAS SAPIÊNCIA - É uma dupla formada pelas irmãs Joana (10 anos) e Laura (9 anos), que desde 2019, têm idealizado criativamente narrativas para o público infanto-juvenil. Assim, elas se utilizam de uma linguagem apropriada, característica desta geração digital e conectada, para dialogar sobre curiosidades do mundo da música, literatura, artes plásticas e visuais com simplicidade e alegria. Deste modo, desenvolvem uma abordagem que privilegia e incentiva seu público a imergirem nesse fantástico mundo da cultura e diversidade.

NEOJIBA - Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos.

GRUPO ALA DE DANÇA MALEZINHO - O Grupo “Ala de Dança Malezinho” corresponde a uma ação artística-cultural educativa de dança negra, sob a Coordenação de Dança do Bloco Afro Malê Debalê, desde 2019. A qual elege o legado africano brasileiro em suas expressões de arte e que tem a dança como viés artístico-educativo para mediar os saberes e conhecimentos dos povos africanos que para o Brasil foram trazidos. Uma iniciativa que faz parte de uma ação maior da entidade, o Projeto Malezinho, o qual, além da dança, contempla percussão, canto e poesia. A Cultura Negra compõe o tecido sociocultural do Brasil e precisa ser transmitida e potencializada junto a nossas crianças como forma de contribuir em sua formação de reconhecimento e valorização de sua identidade negra. Contribuindo assim, para o desenvolvimento de sua autoestima e pertencimento de existência étnica. O Bloco Afro Malê Debalê, criado em 23 de março de 1979, vem no percurso de sua história cumprindo com o seu papel social. As crianças da comunidade de Itapuã, principalmente, aquelas do entorno da Sede do Bloco sempre foram uma preocupação do nosso presidente de honra Josélio Araújo, assim como o seu sucessor e filho Cláudio Araújo. Partindo desse fato, o Departamento de Dança Malê Debalê, coordenado por Agnaldo Fonsêca, no ano de 2019 iniciou o Projeto “Ala de Dança Malezinho” que corresponde a uma ação de criação, confecção, produção e ensaios para uma montagem coreográfica com crianças de 6 a 12 anos para se apresentarem desfilando no domingo de Carnaval do Malê Debalê em Itapuã, no Malezinho. Atualmente, após dois anos de atuação, a coordenação de dança do bloco forma o Grupo Ala de Dança Malezinho. Ala de Dança Malezinho – Carnaval de 2019 – Coordenador Agnaldo Fonsêca. O Projeto busca apoio junto à comunidade como um todo; moradores, casas comerciais e instituições civis ou particulares por necessitar do aporte financeiro para a sua realização, uma vez que os custos de materiais e serviços necessários não são passados para as famílias, os responsáveis das crianças. Infelizmente, ainda aguardamos um patrocínio. O carnaval de um Bloco Afro como o Malê Debalê vai além de um simples momento carnavalesco, é Arte, é Cultura, é informação, saberes e conhecimentos. Sendo assim, não podemos deixar nossas crianças negras desassistidas, devemos e podemos contribuir em sua formação humana, social e cultural. Certo de poder contar com a sua sensibilidade, compreensão e consciência cidadã, desde já, agradecemos a colaboração e parceria com a Entidade.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-089Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-050Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-047Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-112Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-222Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-340Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0916Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1150Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1323Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1468Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?