Salvador, 23 de março de 2017
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Escolas preparam crianças para a vida em sociedade cada vez mais cedo
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 15 de Março de 2017 17:32

escolaA escola exerce um papel fundamental na formação da criança ao preparar para a vida em sociedade. Hoje, existe uma necessidade dos pais colocarem as crianças cada vez mais cedo nas escolas e a procura pelo ensino em tempo integral vem crescendo a cada dia. "Com uma rotina cada vez mais apertada na divisão das atividades entre casa e trabalho, as famílias crescentemente optam pela educação integral nas escolas de ensino infantil. Exemplo dessa tendência, a Escola AMA disponibiliza hoje cinco opções de turnos para facilitar a vida dos pais”, conta a pedagoga e diretora da Escola AMA Mariane Victal.

Os projetos pedagógicos desenvolvidos pela Escola AMA têm como base atividades lúdicas e temas desafiadores, para que as crianças possam ser envolvidas e, juntamente com seus professores, construírem novos conhecimentos. “Na sociedade atual onde trabalham o pai e a mãe, as crianças precisam de um espaço para se desenvolverem e socializarem de forma saudável e feliz. Aas crianças precisam de um espaço para se desenvolver e socializar de forma saudável e feliz. As crianças que ficam na escola em período integral têm outro comportamento em relação àquelas que ficam em casa. As famílias estão percebendo essa mudança”, explica a coordenadora pedagógica da Escola AMA, Anita Soares.

Porém, para muitas famílias, levar os pequenos tão cedo à escola não é uma tarefa fácil. No início do ano letivo muitos pais sofrem com a dificuldade de adaptação dos filhos à escola. Muitas crianças nunca frequentaram a escola antes, o que torna o período ainda mais difícil. Em alguns casos, os pais chegam a pensar em tirar a criança da escola por conta dessa dificuldade inicial de adaptação, porém, são inúmeros os benefícios de entrar cedo na escola. “A criança tem que se adaptar ao meio novo, novas pessoas, convivência com outras crianças da mesma idade, mudança de rotina que passa a ser diferente da desenhada para ela, mas sim a rotina da escola que ela vai se adaptar: novos horários disponibilizados dentro de uma perspectiva ideal”, explica Mariane Victal.

Quando a criança consegue entrar na rotina da escola é altamente positivo, mas leva um tempo. O período de adaptação é um processo natural. “Percebemos uma diferença nítida no desenvolvimento de uma criança que entrou mais cedo na escola para outra que entra mais tarde”, comenta Mariane. Segundo ela, a maioria das crianças vem de uma rotina muito diferente ou sem rotina, por isso sentem mais no período de adaptação.

Algumas não tem costume de convivência com crianças da mesma faixa etária ou com outras crianças, estando mais ligadas a outros adultos. “Cada criança tem seu tempo, normalmente, as que nunca frequentaram a escola levam de duas a três semanas no período de adaptação. Nas segundas-feiras é normal que o choro seja mais intenso, principalmente quando os pais não reformularam ainda a rotina em casa”, completa a pedagoga.

Criada há 21 anos, a Escola AMA possui uma filosofia pedagógica sociointeracionista. A AMA tem como objetivo uma educação que envolva, além de um ensino de excelência, projetos e atividades em que os alunos possam desenvolver o senso crítico, a criatividade, a cidadania, o respeito a si e aos outros. Além de desenvolver habilidade sociais, com sua autoestima elevada e segurança em si mesmo. A escola oferece turmas do Berçário até Grupo 5 em meio período e horário integral. Um de seus diferenciais é a quantidade de alunos por turma: no máximo, 16 crianças, mesmo nas salas dos grupos 4 e 5.

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 11.03.17.045Dj Pureza. Discotecagem Chupito. 11 Mar 2017
  • 04.03.17.063Sankofa. Discotecagem. Chupito. 04 mar 2017
  • 01.03.17.064QuartaaGenteArranja. Aboca. 01 Março 2017
  • 28.02.2017.011Retratos Carnaval Salvador. João Pereira. 28 Fev 2017
  • 28.02.17.21250 anos Tropicalismo. Ana Mametto. 28 Fev 2017
  • 28.02.17.13350 anos de Tropicalismo Márcia Castro. 28 Fev 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Sumário_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?