Salvador, 23 de September de 2018
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Fórum OBÌNRIN lança convocatória de residência artística para mulheres negras
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sáb, 14 de Abril de 2018 06:56

obinrinO Fórum OBÌNRIN - Ancestralidade, Residência Artística e Performance Negra Feminista vai promover um intercâmbio artístico entre mulheres negras da América Latina e Caribe. A residência artística, que será sediada no Espaço Cultural da Barroquinha em Salvador, de 16 de maio a 25 de julho de 2018, é viabilizada com o apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura. A convocatória está aberta até 24 de abril.

As artistas poderão se inscrever em formulário disponível no site do projeto (plataformaaraka.wix.com/obinrin), que deverá ser enviado para o email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . A iniciativa é uma realização de ÁRÀKÀ – Plataforma de Criação Artística e Giro Planejamento Cultural, viabilizada por meio do Edital Setorial de Dinamização de Espaços Culturais – 2017, do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

Idealizado pela atriz e performer Laís Machado, o Fórum OBÌNRIN busca visibilizar as produções artísticas experimentais de artistas afro-diaspóricas, além de discutir questões sobre o apagamento histórico de mulheres negras relevantes ao cenário cultural e político da cidade de Salvador.  A residência artística terá carga horária total de 150 h e visa articular um grupo de mulheres das artes cênicas (dança, teatro, circo, performance, etc.) e que em suas trajetórias dialoguem com outras linguagens artísticas. Serão selecionadas 10 artistas negras, residentes de países latino americanos e caribenhos, sendo seis vagas disponibilizadas para artistas soteropolitanas, duas vagas para artistas oriundas de todo o território brasileiro e duas vagas para criadoras de países estrangeiros.

Para participar da residência artística, as artistas devem estar inseridas num processo artístico em desenvolvimento, independente da etapa na qual este trabalho se encontre. A intenção é que a as artistas residentes interfiram nas obras umas das outras e que a partir disso possam absorver as metodologias, os conceitos e a vivência do período da residência artística.

A residência, assim como todas as ações do projeto, será aberta ao público interessado que poderá também conferir – como um dos resultados – uma revista que reunirá textos ensaísticos os quais refletem a produção artística das residentes selecionadas, bem como produções de outras mulheres negras que produzam conteúdo para publicação. Integram ainda a programação do Fórum OBÌNRÍN, apresentações artísticas, conferências e videoconferências abertas.

Todo detalhamento da convocatória, critérios e documentos necessários para inscrição estão disponíveis no site http://plataformaaraka.wix.com/obinrin

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br 

Serviço


Convocatória Residência Artística – Fórum OBÌNRIN - Ancestralidade, Residência Artística e Performance Negra Feminista

Para mulheres artistas afro-diaspóricas da América Latina e Caribe, com idade acima de 18 anos.

Inscrições: 10 a 24 de abril

Período da Residência Artística: 16 de maio a 25 de julho de 2018

http://plataformaaraka.wix.com/obinrin

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 18.0.2018.006Discotecagem Dj Gug. Lebowski. 18 Ago 2018
  • 18.8.18.001Despedida de Zimba Selector. Red. 18 Ago 2018
  • 18.08.18.029Salsa Bahia. Boteco 68. 18 Agosto 2018
  • 10.08.2018.033Grupo Botequim. Patio Igreja. 10 Ago 2018
  • 10.08.18.057Maracatu Ventos de Ouro. Casa Preta. 10 Ago 2018
  • 10.8.18.018Bruna Barreto e Conv.. Lebowsky. 10 Ago 2018

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Golpe_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?