Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Projetos musicais do interior da Bahia recebem kits de instrumentos da Orquestra Plástica
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 20 de Abril de 2018 05:14

Orquestra_Plstica__Instrumentos_de_PVC_Foto_Lenon_Reis_-_NEOJIBA_5Projetos de educação musical dos municípios de Alcobaça, Itanhaém, Juazeiro, Pé de Serra, Remanso e Riachão do Jacuípe vão receber kits de instrumentos musicais criados a partir de materiais recicláveis, como tubos de PVC, mangueiras e funis. A entrega dos instrumentos ocorre no próximo dia 27 de abril (sexta-feira), às 10h, durante o Seminário Pedagógico da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, no Hotel Sol Victoria Marina (Corredor da Vitória).

A iniciativa é do Orquestra Plástica, uma tecnologia social inovadora desenvolvida pelo programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), com o objetivo de oferecer a mais crianças, adolescentes e jovens da Bahia acesso a uma formação musical. O projeto conta com patrocínio da BRASKEM e do Governo do Estado, através do Programa Fazcultura.

O projeto promove a construção de instrumentos musicais de plástico com tubos de PVC e se consolida como referência para projetos musicais sediados em outros Estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Em 2018, um total de 255 instrumentos foram fabricados pelos Ateliers de Lutheria de Plástico do Orquestra Plástica, sediados em Simões Filho e Angical. Uma equipe de oito pessoas, entre técnicos em lutheria e jovens aprendizes, estiveram envolvidos na fabricação.

Até junho, mais 08 kits de instrumentos serão doados para Núcleos de Prática Musical do NEOJIBA e projetos de educação musical localizados no Território de Identidade do Extremo Oeste Baiano. Além dos 10 instrumentos que compõem cada kit, um dos Núcleos do NEOJIBA ganhará também 04 banjolones. O instrumento é a mais nova criação do Orquestra Plástica e recebeu esse nome para fazer menção ao violone, instrumento antecessor do violoncelo.

Durante o Seminário Pedagógico, serão entregues 60 instrumentos, organizados em kits, cada um com 04 banjolinos, 02 flautas, 02 pvsax e 02 easytrompa (veja abaixo a descrição dos instrumentos). Jovens representantes dos projetos: Associação Cultural Dona Flora (Alcobaça), ABC do Ó (Itanhém), Orquestra Encanto de Acolher (Juazeiro), Filarmônica Lira 6 de Agosto (Pé de Serra), AMUSE - Associação Musicalizando o Sertão (Remanso), Projeto Orquestra Nossa Senhora de Lourdes (Riachão do Jacuípe), estarão em Salvador para receber os kits e participar da ‘Oficina de Instrumentos Alternativos’, com o luthier, Alan Jonas.

“O kit com os instrumentos musicais de plástico atende uma demanda pedagógica para iniciação. Além do mais, pelo fato de ser acessível, alguns princípios de lutheria podem ser utilizados na construção de outros instrumentos de plásticos. Com o projeto, os gestores e jovens terão acesso aos kits e também vão poder conferir vídeos tutoriais onde ensinamos a fabricar esses instrumentos”, destaca Alan Jonas Brito, coordenador pedagógico e técnico do projeto Orquestra Plástica.

Este é o terceiro ano de funcionamento do Orquestra Plástica do NEOJIBA na Bahia. Em 2018, houve uma inovação no processo de fabricação dos instrumentos ao incluir outros materiais recicláveis na produção, como mangueiras, funis e forro de madeira. O projeto tem um importante viés sustentável, pois alia a música e a consciência ambiental, através da inovação e criatividade.

A Orquestra Plástica é um projeto de desenvolvimento e difusão de uma tecnologia social implantado pelo NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) no Estado da Bahia. O projeto tem como base a construção de instrumentos de cordas com canos de PVC e capacita adolescentes e jovens no ofício da lutheria, articulando por meio da música os campos da sustentabilidade e da inclusão socioprodutiva. A equipe que lidera o aprimoramento desta técnica de construção de instrumentos sinfônicos de plástico são os luthiers Andre-Marc Huwyler, David Matos, Alan Jonas e Natan Paes.

A Rede de Projetos Orquestrais da Bahia é um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado. A Rede procura criar e/ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Descrição dos Instrumentos que compõe os kits:

Banjolino (instrumento friccionado, baseado no violino, para ser tocado é necessário o uso de arco. Criado com tubos de PVC)

Flauta (instrumento de sopro, a flauta transversal é construída com tubo de PVC e cortiça)

Pvsax (instrumento de sopro baseado nos instrumentos de palheta simples como sax, clarinete, xaphonn. Em duas partes, boquilha e corpo, ambos feitos com tubos de PVC)

Easytrompa (instrumento de sopro baseado na trompa fabricado a partir de funil e mangueira)

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-137Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-010Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-064Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-131Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-272Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-361Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0791Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1055Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1402Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1534Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?