Salvador, 18 de September de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Academia de Ciências da Bahia dá posse a 19 novos acadêmicos
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sáb, 08 de Junho de 2019 00:38

novos_academicos_2019Em ato solene realizado no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, na noite de quarta-feira, dia 5 de junho, a Academia de Ciências da Bahia (ACB) deu posse a 19 novos acadêmicos. Eles foram escolhidos pelo notório saber e por sua relevante atuação científica em diferentes áreas do Conhecimento.

A solenidade foi conduzida pelo presidente atual da ACB, o professor e pesquisador Jailson Bittencourt de Andrade, titular do Instituto de Química da UFBA e membro da Academia Brasileira de Ciências. No seu lado cultural, a cerimônia contou com uma apresentação musical do violonista Mario Ulloa.

A solenidade teve inicio com uma breve apresentação dos novos membros admitidos pela Academia. Os professores  Luiz Antonio Rodrigues de Freitas e Evelina Hoisel fizeram a chamada nominal que oficializou, com a entrega de certificado, o ato de aceitação dos acadêmicos, que cumprimentaram a mesa formada pelo o presidente da ACB, Jailson Andrade; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Ufba, Olival Freitas Junior (representando o reitor João Carlos Salles); a secretária de Ciência e Tecnologia da Bahia, Adélia Pinheiro, e a secretária de Políticas Públicas para Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira.

O vice-presidente da ACB, Irundi Edelweis, que fez o discurso de saudação aos novos acadêmicos, ressaltou o “colossal desafio” que eles terão pela frente: colaborar para o engrandecimento da ciência e tecnologia do nosso país, contribuindo ainda para a formação dos jovens brasileiros. “Na Bahia, seis em cada 10 estudantes não chegam ao ensino médio”, atestou, observando que “ é necessário termos professores inspiradores, apesar de todas as circunstâncias”.

Representando os novos membros, falou a professora moçambicana naturalizada brasileira Ana Cristina Fermino Soares, que agradeceu à ACB pela indicação de seu nome, dizendo que, mais do que nunca, “precisamos manter acesa a chama da educação, proclamando o amor pela vida, pela ciência”. Em seguida, defendeu políticas mais justas, sem qualquer tipo de discriminação, com menos violência, mais respeito ao ser humano e ao meio ambiente. “Falhamos como ser humano quando não nos inquietamos com os problemas do outro”, disse.

A cerimônia foi encerrada com um breve discurso do presidente Jailson Andrade Bittencourt, que destacou ser este um momento especial: “ A titulação de novos membros é o momento em que a Academia se renova”, observou. Ressaltou o papel da ACB na interlocução com a sociedade, que “precisa ter a dimensão do quanto que a ciência impacta em nossas vidas. Quando se releva a importância da ciência e da tecnologia estamos comprometendo o futuro das novas gerações”. Finalmente, disse que a Academia está se preparando para lançar duas ações institucionais: o projeto Ciência para a Bahia, arregimentando o apoio de cientistas e entidades da área, e a participação no cortejo do Dois de Julho, na festa da Independência da Bahia, a exemplo do que aconteceu no ano passado, para reivindicar maior apoio à ciência, que vive um momento muito difícil de falta de apoio governamental. ”Há cinco anos estamos sofrendo cortes e isso precisa ser corrigido”, observou.

Novos membros

Como membros titulares da ACB, tomaram posse os seguintes professores: Ana Cristina Fermino Soares; José Luís Gonçalves de Almeida; Sandro Lemos Machado; Sebastião de Oliveira e Silva; Suani Tavares Rubim de Pinho; Vânia Palmeira Campos; Estela Maria Motta Lima Leão de Aquino; Marcos Almeida Matos; Maria da Glória Lima Cruz Teixeira; Ubirajara de Oliveira Barroso Júnior; Anete Brito Leal Ivo; Antonio Virgílio Bittencourt Bastos; Inaiá Maria Moreira de Carvalho; Maria Thereza Oliva Marcílio de Souza; Wlamyra Ribeiro de Albuquerque; Flávia Goulart Mota Garcia Rosa; Clyde Wesley Morgan e Luiz César Alves Marfuz. Como membro júnior foi empossado Arthur Trancoso Lopo de Queiroz.

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 06.03.19.134Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.260Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.120Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.306-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.247Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.159Mudança do Garcia. Festa Ednice. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?