Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
2 de junho Dia do Pneumologista. Procura por pneumologista aumenta até 30% no inverno
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 01 de Junho de 2020 17:58
Pneumologista_dia_Crianças e idosos são as vítimas mais afetadas pelos vírus característicos da estação. Quem tiver sintomas do novo coronavírus, deve consultar um pneumologista antes de ir para um serviços de emergência.

Uma das estações mais esperadas do ano, o inverno trás problemas sérios de doenças respiratórias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a procura por médicos pneumologistas aumenta em até 30% no período de abril a agosto. Crianças e idosos são as vítimas mais afetadas pelos vírus característicos da estação. De acordo com a médica pneumologista, Dra. Larissa Voss Sadigursky, é no inverno que as bactérias e os vírus se multiplicam com maior rapidez. "A baixa umidade, o resfriamento do ar e a mudança brusca da temperatura associados ao aumento da poluição, contato com ácaros das roupas guardadas e ambientes fechados, mal ventilados e mal iluminados, contribuem para que doenças como asma, rinite, otite, sinusite, faringite, laringite, bronquite crônica, enfisema e pneumonia surjam ou se agravem com maior freqüência e intensidade.

A pneumologista frisa também a importância e o maior cuidado que devemos ter com pacientes em idades extremas. "As pessoas mais propícias a sofrer com estas doenças são as crianças e os idosos, por terem o sistema imune mais fragilizado". Dra. Larissa lembra ainda que o período de maior proliferação dos micro-organismos pode variar de acordo com a região do Brasil, já que no Sul e Sudeste os meses mais frios podem variar de maio a outubro, enquanto que no Norte e Nordeste os meses entre abril e junho há mais chances de chuva e queda das temperaturas.

Doenças

Covid-19 - Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns: tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar.

As gripes - são infecções das vias respiratórias superiores, como nariz e garganta, causada por vírus do tipo Influenza, e provocam sintomas como febre de cerca de 37,8ºC, secreção nasal, coriza, dor de garganta e dor nos músculos e articulações, que dura cerca de 5 a 7 dias.

Já os resfriados são o mesmo tipo de infecção, porém mais branda causada por vírus como adenovírus, rinovírus e vírus sincicial respiratório, e provoca sintomas tipo coriza, espirros, dor de garganta e conjuntivite, que duram uma média de 3 a 5 dias.

A rinite alérgica é a inflamação da mucosa que reveste o nariz, causada por reação alérgica, que provoca sintomas como espirros, coriza e coceira no nariz, sintomas que podem durar de alguns minutos até vários dias. A substância que provoca alergia varia para cada pessoa, sendo, geralmente, o pólen de plantas, poeira, ácaros ou pêlos de animais.

Sinusite - é a inflamação da mucosa dos seios da face, que são estruturas que ficam ao redor do nariz, causando sintomas como dor na região da face, secreção nasal e dor de cabeça, e pessoas que já tem um grau de rinite alérgica têm maior tendência a desenvolver esta inflamação. Esta doença é causada, principalmente por infecções virais, por vírus de gripes e resfriados, e por alergias, sendo somente uma pequena parte causada por bactérias.

Pneumonia - acontece quando a inflamação e infecção das vias respiratórias atingem os pulmões, geralmente, causadas por bactérias, vírus ou, mais raramente, fungos. Os sintomas da pneumonia incluem tosse com catarro amarelo ou esverdeado, febre de cerca de 38ºC ou mais e calafrios, e, se a infecção for grave, pode causar também falta de ar, dificuldade para respirar e respiração ofegante.

É a infecção que costuma acontecer por vírus ou bactérias que infectam a garganta e migram até o ouvido. Esta infecção pode causar dor no local, febre e produção de secreção, e é mais comum em crianças.

Crises de asma - acontecem em pessoas predispostas, que têm doença inflamatória dos pulmões, e podem ser desencadeadas por fatores alérgicos, como frios e poeira, por exemplo. Estas crises são mais comuns em crianças, apesar de também acontecerem em adultos, e causam sintomas como chiados no peito, falta de ar e tosse.

Meningite - é a infecção das membranas que envolvem o cérebro por vírus, bactérias, fungos e parasitas, e provoca sintomas que podem surgir de forma repentina, com febre alta, dor de cabeça forte, dores no corpo e vômitos. É mais comum em crianças, entretanto pode acontecer em adultos, transmitida através do contato com gotículas de saliva do indivíduo contaminado através da tosse, espirro ou fala.

Prevenção

Segundo a especialista, algumas ações simples no dia a dia ajudam a prevenir as doenças comuns de inverno. "Para evitar o surgimento, é fundamental lavar freqüentemente as mãos, beber bastante água e, no caso da covid-19, seguir todas as recomendações dos órgãos de saúde", aconselha. Dra. Larissa sugere ainda evitar manter uma alimentação saudável. "É importante priorizar o consumo de legumes, verduras e frutas. Não fumar ou evitar contato com fumantes".

Na hora de utilizar casacos, roupas de lã e cobertores guardados nos armários, a médica frisa para que os lave e deixe-os secar ao sol. "É recomendável a utilização de mantas de tecido sintético ou algodão, evitar o acúmulo de poeira nos ambientes. Na limpeza da casa, prefira a utilização de panos úmidos, sem produtos químicos e mantenha as roupas de cama sempre limpas", concluiu.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-109Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-030Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-014Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-111Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-275Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-302Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0806Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1168Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1281Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1462Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?