Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Casa MAR promove a live ‘Pretas no Poder’ sobre a ocupação de espaço de poder pelas mulheres negras
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 26 de Julho de 2021 18:07

Camila_Garcez_Foto_Fernanda_MaiaEm celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, no próximo dia 25, a Casa MAR hub de cultura, influência e tecnologias criativas, promove a livePretas no Poder’.

O evento idealizado e produzido por mulheres negras, será transmitido no Canal do BuzzFeed Brasil, no Youtube, a

partir das 16h. A live contará com a presença de mulheres proeminentes em diversas áreas, como a jornalista Val Benvindo, a atriz Jeniffer Dias, a empreendedora Tamila dos Santos, a advogada e mestra em Direito Público, Camila Garcez e mediação da historiadora e transativista, Giovanna Heliodoro.

 

livePretas no Poder’, além de apresentar inspirações para o público, tem como foco debater o lugar das mulheres negras nos espaços de poder, como a arte, a comunicação, o ciberespaço, a justiça/direito e os negócios. 

“Ser mulher negra é enfrentar diferentes opressões e ao mesmo tempo, encontrar mecanismos para superar as desigualdades. Nosso objetivo é inspirar mulheres negras, compartilhando as nossas vivências e as ferramentas que utilizamos para nos fortalecer”, destaca Tamila dos Santos, CEO da Afroimpacto.

A atriz Jeniffer Dias, afirma que embora tenham um longo caminho a percorrer, as mulheres negras, tem mostrado diariamente o seu papel na formação do Brasil. “Com sangue nos olhos, enfrentamos discriminações, violências que a nossa sociedade nos impõe, e ainda assim conquistamos espaços de poder. Nós não estamos para brincadeira! ”, frisa.

O encerramento da programação será ao som da rapper Cronista do Morro. A artista e compositora, revelação do hip hop baiano, que apresentará um pocket show com seu repertório forte, impactante e com versos que falam sobre a luta pela liberdade e sobrevivência.

CAPACITAÇÃO

Como parte do conjunto de ações, a Casa MAR, promove o Curso de Capacitação Profissional para Trancistas, realizado pela Afroimpacto, nas modalidades online e presencial. As inscrições iniciam no dia 25 e serão realizadas por plataforma virtual, e são ofertadas 45 vagas.

Sendo 15 disponíveis para pessoas iniciantes, com aulas presenciais a tarde, na parte técnica das tranças, e online para ensinar como montar o seu negócio. Além de 30 vagas para profissionais que desejem estruturar o seu negócio a partir das técnicas de empreendedorismo, com aulas online.

O curso é Ministrado por Tamila dos Santos - Afroimpacto; Ana Carolina Pinto - Afroimpacto e MAP; Monique Viana e Adriane Santiago - Afro Odara; Catarina Lima e Valéria Lima - VC Penteado Afro; e Fau ferreira – Afroempreendendo. Para participar, as mulheres devem se autodeclarar negras, indicarem que possuem disponibilidade para participar das formações e preencherem o formulário de inscrição. Todas as aprovadas receberão um aviso de confirmação da inscrição via e-mail cadastrado.

Para inscrição na Capacitação de Trancistas, acesse o link: https://bit.ly/sertrancista

SOBRE AS PALESTRANTE

Val Benvindo

Jornalista de formação e produtora executiva. De 2008 a 2019 exerceu essa função no Bloco Afro Ilê Aiyê, desenvolvendo papel estratégico em eventos como Noite da Beleza Negra, Semana da Mãe Preta e os desfiles carnavalescos, além de shows e viagens. Assinou a produção executiva no Troféu ‘Dodô & Osmar’, no Prêmio Braskem de Teatro e na reinauguração do Teatro Castro Alves (2016).

Em 2016, Val também dirigiu, produziu e roteirizou o curta ‘Outra Face’, que conta a história da noite da beleza negra. Em 2017 assumiu a produção da carreira da jornalista e digital influencer Tia Má. Além disso, produziu “Na Rédea Curta – A peça”, fruto do canal homônimo do YouTube que narra o cotidiano de mãe e filho, dentro do universo baiano. Desde 2017 Val passou a integrar o trio de apresentadores da ‘Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê’. Atualmente apresenta a coluna “Meu nome é Val” no programa ‘Band Mulher', do canal Band Bahia.

Jeniffer Dias

Atriz em movimento: que canta, dança, produz e dirige; recentemente finalizou a sua participação na segunda temporada da premiada série ‘Segunda Chamada’ da TV Globo como a motogirl Antônia. Nascida em Niterói, ela é produtora e uma das idealizadoras do ‘Projeto 111’, um movimento de resistência cultural (@centoeonze.projeto). Formada pela Escola de Atores Wolf Maya e pela Escola Sesc de Teatro, começou a sua carreira no elenco do programa de TV ‘Esquenta’ da TV Globo, ao lado de Regina Casé.

Depois emendou trabalhos na ficção: deu vida a personagem “Dandara” em ‘Malhação Vidas Brasileiras’ e a Luana na novela ‘Novo Mundo’, ambas produções da TV Globo. Protagonizou o curta-metragem ‘Carne’, de Mariana Jaspe. Depois foi Kátia na comédia romântica ‘Ricos de Amor’ da Netflix. Durante a Quarentena (em casa): dirigiu, produziu e protagonizou um filme que está em fase de montagem.

Tamila Santos

Assistente Social (UFBA), Especialista em Gestão Social (Instituto Amani) e Mestranda em Design (CESAR). Trabalha com diversidade, inovação e liderança há 10 anos. É fundadora e CEO da AFROIMPACTO, uma Escola Online de Afroempreendedorismo que impulsiona pessoas e negócios pretos.

Giovanna Hiliodoro

Historiadora, comunicadora, produtora e colunista do BuzzFeed. Símbolo da luta a favor da igualdade de gênero, ela aborda assuntos atuais e sociais, levando debates para as suas redes. Além de acumular mais de 109 mil seguidores no Instagram, a mineira é apresentadora do canal ‘Trans Preta’, no Youtube. Nele, ela compartilha as suas vivências em meio a transição, discute questões sociais, raciais e sobretudo ligadas a gênero e sexualidade. Além desses, ela também fala sobre beleza, entretenimento e gastronomia.

Camila Garcez

Camila Garcez, advogada, candomblecista, Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sócia do escritório MFG Advogadas Associadas, membro da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa OAB-BA.

REALIZADORAS

Casa MAR

A Casa Mar é um hub de cultura, influência e tecnologias criativas que tem como principais objetivos potencializar criatives – com foco em pluralidade e protagonismo negro e LGBTQIA+, sendo um espaço de conexão entre realizadores, público, marcas e oportunidades de negócio.

A partir de seleções, criatives de diferentes áreas passarão por um processo de incubação na Casa Mar e por formações interdisciplinares, com o objetivo de alavancar seus projetos e potencializar os seus negócios.

Pensado como um espaço onde a inovação e a arte são vivenciadas, praticadas e propagadas, o térreo da Casa MAR – localizada no bairro do Rio Vermelho, abriga um estúdio de podcast e espaço paisagístico; o primeiro andar traz um estúdio musical e galeria de arte; enquanto o segundo andar abriga um bistrô, coworking e espaço multiuso.

Toda estrutura da Casa MAR foi pensada para receber de forma completa, festivais de música e cinema, estreias de teatro, espetáculos de dança e festivais de gastronomia com todo o suporte para que esses eventos aconteçam e cheguem aos mais diversos públicos.

SOLOS

O foco da SOLOS é mobilizar pessoas para transformar a cadeia dos resíduos em todo Brasil. A empresa faz isso através de operações que facilitem o descarte sustentável das embalagens pós-consumo e contam essas histórias com afeto para influenciar a mudança de comportamento e gerar impacto na vida das pessoas até das tartarugas marinhas.

A SOLOS foi fundada oficialmente no início de 2018, mas o trabalho da startup começou desde 2016, quando Saville Alves e Gabriela Tiemy desenvolveram um projeto e o submeteram para um edital de pré-aceleração de negócios de impacto (Triggers).

Das 500 iniciativas inscritas, a SOLOS foi a única do Norte/Nordeste selecionada e as duas tiveram que tomar a primeira grande decisão como sócias, mudaram para São Paulo onde, após 7 meses, foram finalistas do programa.  "Essa experiência foi fundamental para modelarmos o nosso negócio e ampliarmos a nossa visão de mercado, através do apoio de nossos mentores, grandes empresários e executivos do país", conta Saville.

As duas jovens empreendedoras reconhecem que o universo das startups ainda é majoritariamente masculino, mas reforçam a expectativa para a transformação do mercado "Embora o mundo dos negócios ainda seja intimidador para nós mulheres, vemos a crescente presença das mulheres, especialmente como pequenas empreendedoras, pois o empreendedorismo nos permite ter flexibilidade e ocupar espaços de tomada de decisão", comenta Gabriela.

Afroimpacto

Afroimpacto é um negócio social de educação que torna o empreendedorismo acessível para pessoas negras. Com o foco em orientar as marcas e empresas a construírem futuros inclusivos. Além de criar cursos e mentorias acessíveis para população negra.

Em dois anos, a Afroimpacto atendeu mais de 1158 pessoas de regiões diferentes do país. Além de ter produzido mais de 10 cursos e dois Festivais nacionais de Afro-empreendedorismo.

Para mais informações sobre live ‘Pretas do Poder’, curso de capacitação para trancistas, sugestões de pauta e entrevistas @casamar.art, @afroimpacto, @alimentosolos.

Compartilhe:

Última atualização em Ter, 27 de Julho de 2021 05:35
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-152Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-027Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-012Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-195Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-254Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-345Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0873Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1048Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1256Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1639Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?