Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Começa a venda de ingressos para os espetáculos do FIAC Bahia 2016
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sáb, 22 de Outubro de 2016 03:09

Fiac-logomarcaNeste sábado (22), começam a ser vendidos os ingressos para os espetáculos do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia, que acontece de 25 a 30 de outubro em 12 espaços de Salvador. A compra antecipada pode ser realizada até as 12h do dia do espetáculo através da internet ou na Bilheteria do FIAC, que funcionará diariamente no ICBA. Os ingressos também estarão disponíveis nos locais das apresentações, mas para esses espaços a venda será encerrada duas horas antes da respectiva sessão. Os valores variam entre R$20 (inteira) e R$10 (meia) e há espetáculos gratuitos.

O FIAC Bahia 2016 é uma realização da Realejo Projetos, e produção da 7OITO Projetos com patrocínio da Petrobras e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. A programação de cada espaço pode ser acessada também no site oficial do FIAC Bahia, no endereço www.fiacbahia.com.br.

PROGRAMAÇÃO – No dia 25, às 20h, no Teatro Vila Velha, acontece a abertura oficial do FIAC Bahia 2016 com o espetáculo Nós, do Grupo Galpão (MG), convocando logo de cara o público a entrar em cena. Gerada após um mergulho radical na experiência de mais de 30 anos do Galpão, a 23ª montagem da companhia tem direção de Márcio Abreu e patrocínio da Petrobras, e surge para debater questões como a violência e a intolerância, a partir de uma dimensão política. Neste trabalho, somos todos levados a presenciar situações de opressão e de convívio com a diferença, provocadas pelas relações de proximidade entre artista e espectador, ator e personagem, cena e plateia, público e privado, realidade e ficção. Nós chega ao FIAC Bahia pouco tempo depois de sua estreia nacional, realizada em abril deste ano.

Para quem estiver na cidade, será a chance de (vi)ver pela primeira vez no país, por exemplo, montagens como I Am Not Ashamed of My Communist Past (“Não Tenho Vergonha do Meu Passado Comunista”, da diretora Sanja Mitrovi? – nascida em Zrenjanin, antiga Iugoslávia – e do ator sérvio Vladimir Aleksi?) ou Trilogia Antropofágica: Ato I – Permanecer e Ato II – Resistir (Tamara Cubas – Uruguai). Os três espetáculos estarão ao lado de outros que chegam pela primeira vez na Bahia, depois de conquistar críticas elogiosas em suas respectivas temporadas: Amadores (Cia. Hiato – SP), OE (Eduardo Okamoto – SP), Villa + Discurso (Guillermo Calderón – Chile) e Antígona Recortada – Contos que cantam sobre pousospássaros (Núcleo Bartolomeu de Depoimentos – SP).

Da produção baiana estão na programação Cuspe, Paetês e Lantejoulas (Grupo de Dança Contemporânea da UFBA), Endogenias (Balé Teatro Castro Alves), Isto Não É uma Mulata (Mônica Santana), Mamba Negra: o Covil da Imperatriz Mavambo (Diego Alcântara), O Bobo (Teatro Terceira Margem), O Galo (OCO Teatro Laboratório) e Obsessiva Dantesca (Laís Machado), formando um grupo de trabalhos que dão corpo a diferentes vozes, mas que se agrupam pela coragem de debater e dar visibilidade a tópicos relacionados a engajamento social e a crises de representatividade. Trazem também modos de pensar dos atuais modelos de produção do fazer artístico, a partir do enfrentamento a questionamentos internos e a crises surgidas a partir do próprio modo de existir.

BILHETERIA FIAC

COMPRA ANTECIPADA - Até às 12h do dia do espetáculo

INTERNET: www.sympla.com.br/fiacbahia

Funcionamento: 24h

Pagamento em cartão de crédito, débito ou boleto bancário

BILHETERIA FIAC: no Goethe-Institut (ICBA) - Corredor da Vitória,

Funcionamento: diariamente, das 10h às 16h

Pagamento em cartão de crédito, débito ou em espécie

COMPRA NOS LOCAIS DE APRESENTAÇÕES – No dia das apresentações

BILHETERIA DO PRÓPRIO TEATRO

Funcionamento: no dia da apresentação, 2 horas antes da apresentação

Pagamentos exclusivamente em espécie

ROTEIRO DE ESPETÁCULOS

25/10/2016 – TERÇA-FEIRA

Nós (Grupo Galpão – MG)


Enquanto preparam a última sopa, sete pessoas partilham angústias, algumas esperanças e muitos nós. A vigésima-terceira montagem da companhia debate, a partir de uma dimensão política, questões atuais, como a violência, a intolerância e a convivência com a diferença. Gerada após um mergulho radical na experiência de mais de 30 anos do Galpão, a 23ª montagem da companhia tem direção de Márcio Abreu e patrocínio da Petrobras, e surge para debater questões como a violência e a intolerância, a partir de uma dimensão política.

Onde: Teatro Vila Velha
Quando: 25/10, às 20h, 26/10, às 18h, e 27/10, às 20h.

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/nos---grupo-galpao-mg__96636). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão.

26/10/2016 – QUARTA-FEIRA

Nós (Grupo Galpão – MG)


Enquanto preparam a última sopa, sete pessoas partilham angústias, algumas esperanças e muitos nós. A vigésima-terceira montagem da companhia debate, a partir de uma dimensão política, questões atuais, como a violência, a intolerância e a convivência com a diferença. Gerada após um mergulho radical na experiência de mais de 30 anos do Galpão, a 23ª montagem da companhia tem direção de Márcio Abreu e patrocínio da Petrobras, e surge para debater questões como a violência e a intolerância, a partir de uma dimensão política.

Onde: Teatro Vila Velha
Quando: 25/10, às 20h, 26/10, às 18h, e 27/10, às 20h.

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/nos---grupo-galpao-mg__96637). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão. 

Trilogia Antropofágica – Ato 1: Permanecer (Perro Rabioso – Uruguai)

O projeto da Trilogia se organiza como uma prática política onde o verbo vai buscando caminhos pata existir contra a hegemonia. O Ato 1 da Trilogia (Permanecer) propõe a seus públicos que se relacionem com a peça a partir de uma visão micropolítica, permitindo a construção de uma identidade coletiva em tensão com os acontecimentos sociais e políticos contemporâneos. O espectador é convidado a se transformar na matéria de uma plataforma coberta de carvão e em constante movimento onde deve ficar de pé durante um tempo de exposição marcado pela chegada de um outro. Direção de Tamara Cubas para o coletivo uruguaio Perro Rabioso.

Onde: Teatro Martim Gonçalves
Quando: 26/10 e 27/10, das 14h às 18h

Quanto: Gratuito - O espetáculo Trilogia Antropofágica - Ato 1: Permanecer será gratuito e o acesso poderá ocorrer a qualquer tempo durante a apresentação, entre as 14h e as 18h; Acesso sujeito à lotação do espaço.

Villa + Discurso


1970, Chile - O principal centro de tortura e extermínio do regime do general Pinochet é a notória Villa Grimaldi. Trinta anos depois, três mulheres argumentam sobre como remodelar o mesmo complexo de edifícios encharcado de sangue e como o Chile moderno deve responder a este legado horrível e indesejado. Já Discurso recria as últimas horas no escritório de Michelle Bachelet, presidenta do Chile entre 2006 e 2010, com um discurso de despedida imaginário. Ele explora o coração de sua nação, em um duplo conhecimento de dramas contemporâneos ardentes, expondo tanto uma herança terrível quanto a grande humanidade que o inspirou. Discurso será mostrado apresentado em forma de leitura dramática, imediatamente após a sessão de Villa. O ingresso dá acesso às duas montagens. Direção de Guillermo Calderón para o Teatro Playa, do Chile.

Onde: Teatro Gregório de Mattos

Quando: 26/10, às 20h e 27/10, às 18h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia) - O ingresso dá acesso às duas montagens, sendo que a leitura dramática Discurso tem início imediatamente após o espetáculo Villa e será realizada pelo mesmo elenco.

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/villa--leitura-dramatica-discurso---teatro-playa-chi__96680). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão. 

O Bobo (Teatro Terceira Margem - BA)

Um homem (ou ator) anuncia seu suicídio, iniciando a ação dramática da

peça. Cavando a sua própria sepultura, encontra um crânio/máscara do Bobo.   Antes de dar fim a sua vida, resolve vesti-la.  O bobo da corte pode ser “um misto de ator, palhaço, menestrel, mas, antes de tudo, uma máscara que tem a licença do rei para “dizer verdades”. A trama tem como forte inspiração o personagem Yorick, da peça Hamlet, de Willian Shakespeare, e do personagem do bobo em Rei Lear, do mesmo autor. Dentre os muitos temas, o papel do teatro nas sociedades contemporâneas e a investigação do oficio do ator, desvelando algumas de nossas máscaras possíveis no jogo teatral cotidiano. O Bobo tem concepção, criação e atuação de Caio Rodrigo.

Onde: Teatro do Goethe-Institut
Quando: 26/10, às 18h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/o-bobo---teatro-terceira-margem-ba__96644 ). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão.

Isto Não É Uma Mulata (Mônica Santana – BA)

Solo com direção, dramaturgia e atuação de Mônica Santana, que transita entre o teatro e a performance, compondo uma espécie de manifesto estético sobre a representação da mulher negra. A invisibilidade, a visibilidade reduzida, os estereótipos, o silenciamento, a exotização e a hipersexualização são alguns dos pontos tocados em Isto Não É Uma Mulata, de conotação feminista e de denúncia do racismo. Emprega humor, ironia, referências de cultura pop e de massa, o solo dialoga com grandes divas da música internacional como Beyoncé e Nina Simone, além de evocar o universo do samba e do carnaval.

Onde: Casarão Barabadá

Quando: 26/10, às 20h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/isto-nao-e-uma-mulata---monica-santana-ba__96619). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio local, duas horas antes do início da sessão.

27/10/2016 – QUINTA-FEIRA 

Endogenias (Balé Teatro Castro Alves – BA)

Endogenias reúne coreografias concebidas por bailarinos do próprio balé do Teatro Castro Alves, que, assim, parte do interior para o exterior e se mostra como um todo: Generxs, de Leandro de Oliveira, fala de gênero, identidade e sexualidade, com foco nos limites impostos a todos nós; Youkali, de Konstanze Mello, inspira-se em Bertolt Brecht e Kurt Weill para retratar um utópico lugar onde se pode viver livremente, diante de uma realidade perversa; e Dê Lírios, de Tutto Gomes, que propõe encontrar um elo entre a arte popular e a dança contemporânea.

Onde: Teatro Castro Alves
Quando: 27/10, às 20h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia) - As vendas de ingressos para o espetáculo Endogenias serão efetuadas exclusivamente na bilheteria do TCA, das 10h às 22h, ou através do site www.ingressorapido.com.br

Nós (Grupo Galpão – MG)


Enquanto preparam a última sopa, sete pessoas partilham angústias, algumas esperanças e muitos nós. A vigésima-terceira montagem da companhia debate, a partir de uma dimensão política, questões atuais, como a violência, a intolerância e a convivência com a diferença. Gerada após um mergulho radical na experiência de mais de 30 anos do Galpão, a 23ª montagem da companhia tem direção de Márcio Abreu e patrocínio da Petrobras, e surge para debater questões como a violência e a intolerância, a partir de uma dimensão política.

Onde: Teatro Vila Velha
Quando: 25/10, às 20h, 26/10, às 18h, e 27/10, às 20h.

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/nos---grupo-galpao-mg__96638). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão. 

Trilogia Antropofágica – Ato 1: Permanecer (Perro Rabioso – Uruguai)

O projeto da Trilogia se organiza como uma prática política onde o verbo vai buscando caminhos pata existir contra a hegemonia. O Ato 1 da Trilogia (Permanecer) propõe a seus públicos que se relacionem com a peça a partir de uma visão micropolítica, permitindo a construção de uma identidade coletiva em tensão com os acontecimentos sociais e políticos contemporâneos. O espectador é convidado a se transformar na matéria de uma plataforma coberta de carvão e em constante movimento onde deve ficar de pé durante um tempo de exposição marcado pela chegada de um outro. Direção de Tamara Cubas para o coletivo uruguaio Perro Rabioso.

Onde: Teatro Martim Gonçalves
Quando: 26/10 e 27/10, das 14h às 18h

Quanto: gratuito - O espetáculo Trilogia Antropofágica - Ato 1: Permanecer será gratuito e o acesso poderá ocorrer a qualquer tempo durante a apresentação, entre as 14h e as 18h, sujeito à lotação do espaço.

Mamba Negra - O covil da Imperatriz Mavambo

Mamba Negra - O covil da Imperatriz Mavambo bebe na estética afropunk e atmosfera dos quadrinhos para criar uma personagem anti-heroína do mundo underground . Com criação e direção de Diego Alcântara, Mamba Negra aponta caminhos e soluções agressivas na busca de ser diferente, construir um deslocamento diante das velhas logicas binárias homem x mulher, branco x preto, bem x mal, centro x periferia. É uma espécie de mensageira do apocalipse, que apesar de anunciar outro tempo também reverencia a ancestralidade.

Onde: Espaço Cultural Barroquinha
Quando: 27/10, às 18h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/mamba-negra-o-covil-da-imperatriz-mavambo---diego-alcantara-ba__96625). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão. 

Villa + Discurso


1970, Chile - O principal centro de tortura e extermínio do regime do general Pinochet é a notória Villa Grimaldi. Trinta anos depois, três mulheres argumentam sobre como remodelar o mesmo complexo de edifícios encharcado de sangue e como o Chile moderno deve responder a este legado horrível e indesejado. Já Discurso recria as últimas horas no escritório de Michelle Bachelet, presidenta do Chile entre 2006 e 2010, com um discurso de despedida imaginário. Ele explora o coração de sua nação, em um duplo conhecimento de dramas contemporâneos ardentes, expondo tanto uma herança terrível quanto a grande humanidade que o inspirou. Discurso será mostrado apresentado em forma de leitura dramática, imediatamente após a sessão de Villa. O ingresso dá acesso às duas montagens. Direção de Guillermo Calderón para o Teatro Playa, do Chile.

Onde: Teatro Gregório de Mattos

Quando: 26/10, às 20h, e 27/10, às 18h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia) - O ingresso dá acesso às duas montagens, sendo que a leitura dramática Discurso tem início imediatamente após o espetáculo Villa e será realizada pelo mesmo elenco.

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/villa--leitura-dramatica-discurso---teatro-playa-chi__96688). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão. 

Trilogia Antropofágica: Ato 2: Resistir (Perro Rabioso – Uruguai)

O projeto da Trilogia se organiza como uma prática política onde o verbo vai buscando caminhos para existir contra a hegemonia. O Ato 2 da Trilogia (Resistir) traz a resistência como uma potência e ampliação do campo do possível, como um ponto fixo que se volta resistente / resistido a tudo. Resistência como vetor de força transformadora, como adaptação e auto-organização. Direção de Tamara Cubas para o coletivo uruguaio Perro Rabioso.


Onde: Teatro Experimental (Escola de Dança da UFBA – Ondina)
Quando: 27/10, às 20h, e 28/10, às 18h

Quanto: gratuito - O espetáculo Trilogia Antropofágica - Ato 2: Resistir será gratuito e as senhas serão distribuídas no local a partir de 1 hora antes da sessão, sujeito à lotação do espaço.

28/10/2016 – SEXTA-FEIRA 

Antígona Recortada – Contos Que Cantam Sobre Pousospássaros (Núcleo Bartolomeu de Depoimentos – SP)

Direção de Cláuda Schapira para o Núcelo Bartolomeu de Depoimentos, Antígona Recortada relata a histo?ria de adolescentes e crianças que vivem nos morros, nas favelas, e pelas circunstâncias acabam por levar uma vida de adultos desde tenra idade. O universo do tra?fico de drogas e? o grande pano de fundo para esta narrativa, onde o foco principal e? retratar esses jovens e a inversa?o de papéis que a realidade dura e muitas vezes tra?gica, acaba por inflingir. A descriça?o deste universo e a possibilidade de criar, apenas por um dia, outro mundo possi?vel, uma zona autônoma tempora?ria, uma utopia futura, são o foco central da narrativa.

Onde: Espaço Cultural Barroquinha
Quando: 28/10, às 20h, e 29/10, às 18h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/antigona-recortada---contos-que-contam-sobre-pousospassaros---nucleo-bartolomeu-de-teatro-sp__96369). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão.

Cuspe, Paetê e Lantejoulas (Grupo de Dança Contemporânea da UFBA)

Entre citação e excitação. Repetir, repetir até ficar violento. Bater, debater até ficar abatido. Cuspe: lubrifica, estimula e ofende. Visgo agridoce que despe e desmonta. Perguntar, perguntar até ficar diferente. Diferir, diferir até ficar possível. De onde se fala? E para quem se fala? Direção de Lucas Valentim e Lulu Pugliese para o Grupo de Dança Contemporânea da UFBA.

Onde: Teatro Gregório de Mattos
Quando: 28/10, às 18h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/cuspe-paete--lantejoulas---grupo-de-danca-contemporanea-da-ufba---ba__96383). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão.

Trilogia Antropofágica: Ato 2: Resistir (Perro Rabioso – Uruguai)

O projeto da Trilogia se organiza como uma prática política onde o verbo vai buscando caminhos para existir contra a hegemonia. O Ato 2 da Trilogia (Resistir) traz a resistência como uma potência e ampliação do campo do possível, como um ponto fixo que se volta resistente / resistido a tudo. Resistência como vetor de força transformadora, como adaptação e auto-organização. Direção de Tamara Cubas para o coletivo uruguaio Perro Rabioso.


Onde: Teatro Experimental (Escola de Dança da UFBA – Ondina)
Quando: 27/10, às 20h e 28/10, às 18h

Quanto: gratuito - O espetáculo Trilogia Antropofágica - Ato 2: Resistir será gratuito e as senhas serão distribuídas no local a partir de 1 hora antes da sessão, sujeito à lotação do espaço.

29/10/2016 – SÁBADO 

Não tenho vergonha do meu passado comunista (Sanja Mitrovi? e Vladimir Aleksi? – Sérvia e Holanda)

Em Não tenho vergonha do meu passado comunista, a realizadora Sanja Mitrovi? e o ator sérvio Vladimir Aleksi? abordam a história recente da República Federal Socialista da Iugoslávia. Os dois partem de um país que agora existe apenas na imaginação e memória através de um diálogo entre cinema e teatro, a investigação abre uma série de temas aparentemente não relacionados: o passado socialista, a luta antifascista, o estado de bem-estar, o sentido de comunidade, as guerras nacionalistas, a transformação pós-socialista, o neoliberal revisionismo, desindustrialização e a devastação da cidade natal dos artistas, que já foi um gigante económico. Nascida em Zrenjanin (antiga Iuguslávia), Sanja Mitrovi? assina a direção da montagem, dividindo a concepção – e a cena – com Vladimir Aleksi? (Servia).

Onde: Teatro Vila Velha                   
Quando: 29/10, às 20h, e 30/10, às 18h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/i-am-not-ashamed-of-my-communist-past---sanja-mitrovic-e-vladimir-aleksic-ser--hol__96390). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão.

Amadores (Cia Hiato – SP)

Uma criação da Cia. Hiato (SP) com direção de Leonardo Moreira, Amadores é um passeio por histórias e contextos que poderiam nos separar, mas que se aproximam em cena. Um evento que almeja o estabelecimento (ainda que só poético, porque tão distante da experiência real) de um palco sem divisões. No palco, estes indivíduos são portadores de um discurso pessoal que os revela também socialmente: seja pela marginalização por questões raciais, de gênero ou sexualidade; seja por uma exclusão de classe (e, logo, geográfica, na cidade de São Paulo) ou por contextos culturais diversos. O que se vê em cena é uma espécie de diálogo cênico que remove (ou, pelo menos, confronta) as distinções entre artistas e artesãos, profissionais e amadores, cena e política.

Onde: Teatro Martim Gonçalves
Quando: 29/10, às 20h, e 30/10, às 16h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/amadores---cia-hiato-sp__96360). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão.

Antígona Recortada – Contos Que Cantam Sobre Pousospássaros (Núcleo Bartolomeu de Depoimentos – SP)

Direção de Cláuda Schapira para o Núcelo Bartolomeu de Depoimentos, Antígona Recortada relata a histo?ria de adolescentes e crianças que vivem nos morros, nas favelas, e pelas circunstâncias acabam por levar uma vida de adultos desde tenra idade. O universo do tra?fico de drogas e? o grande pano de fundo para esta narrativa, onde o foco principal e? retratar esses jovens e a inversa?o de papéis que a realidade dura e muitas vezes tra?gica, acaba por inflingir. A descriça?o deste universo e a possibilidade de criar, apenas por um dia, outro mundo possi?vel, uma zona autônoma tempora?ria, uma utopia futura, são o foco central da narrativa.

Onde: Espaço Cultural Barroquinha
Quando: 28/10, às 20h e 29/10, às 18h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/antigona-recortada---contos-que-contam-sobre-pousospassaros---nucleo-bartolomeu-de-teatro-sp__96372). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão.

OE (Eduardo Okamoto – SP)

Um livro contendo a definição de todas as coisas existentes no mundo. Aí, o legado de um escritor para o seu primogênito com deficiência intelectual. E um sonho: no dia da sua morte, toda a experiência acumulada em si fluiria para o espírito inocente de seu filho. OE é um solo do ator Eduardo Okamoto com direção de Marcio Aurelio, inspirado na obra do escritor japonês Kenzaburo Oe, especialmente no livro Jovens de um novo tempo, despertai! A narrativa parte de circunstâncias singulares (um indivíduo e seu filho deficiente), mas não se encerra em particularidades. A expressão da singularidade de um ser humano relaciona-se a enfrentamentos coletivos. A delimitação da vida de um homem também esbarra nos limites do humano. Uma imagem do mundo revela também os nossos limites para sonhá-lo de outras maneiras.

Onde: Teatro do Goethe- Institut
Quando: 29/10, às 18h, e 30/10, às 20h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/oe---marcio-aurelio-sp__96676). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão.

Obsessiva Dantesca (Laís Machado – BA)


Obsessiva Dantesca propõe um espaço de ritualização das obsessões políticas, existenciais e filosóficas, mesclando duas estruturas estéticas: o show e o rito - a performer vai expondo temas e situações-tabu referentes à condição da mulher negra através de representações, músicas autorais e improvisação, ao mesmo tempo em que consome bebidas alcoólicas, que também são dadas pelo público, subvertendo a lógica da vulnerabilização da mulher mediante a embriaguez. Sobre política e outros afrofuturismos. Tem criação e atuação de Laís Machado e direção artística de Diego Pinheiro.


Onde: Ocupação Coaty (Ladeira da Misericórdia s/n)
Quando: 29/10, às 20h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/obsessiva-dantesca---lais-machado-ba__96671). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão.

30/10/2016 – DOMINGO 

Não tenho vergonha do meu passado comunista (Sanja Mitrovi? e Vladimir Aleksi? – Sérvia e Holanda)

Em Não tenho vergonha do meu passado comunista, a realizadora Sanja Mitrovi? e o ator sérvio Vladimir Aleksi? abordam a história recente da República Federal Socialista da Iugoslávia. Os dois partem de um país que agora existe apenas na imaginação e memória através de um diálogo entre cinema e teatro, a investigação abre uma série de temas aparentemente não relacionados: o passado socialista, a luta antifascista, o estado de bem-estar, o sentido de comunidade, as guerras nacionalistas, a transformação pós-socialista, o neoliberal revisionismo, desindustrialização e a devastação da cidade natal dos artistas, que já foi um gigante económico. Nascida em Zrenjanin (antiga Iuguslávia), Sanja Mitrovi? assina a direção da montagem, dividindo a concepção – e a cena – com Vladimir Aleksi? (Servia).

Onde: Teatro Vila Velha                   
Quando: 29/10, às 20h, e 30/10, às 18h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/i-am-not-ashamed-of-my-communist-past---sanja-mitrovic-e-vladimir-aleksic-ser--hol__96666). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão.

Amadores (Cia Hiato – SP)

Uma criação da Cia. Hiato (SP) com direção de Leonardo Moreira, Amadores é um passeio por histórias e contextos que poderiam nos separar, mas que se aproximam em cena. Um evento que almeja o estabelecimento (ainda que só poético, porque tão distante da experiência real) de um palco sem divisões. No palco, estes indivíduos são portadores de um discurso pessoal que os revela também socialmente: seja pela marginalização por questões raciais, de gênero ou sexualidade; seja por uma exclusão de classe (e, logo, geográfica, na cidade de São Paulo) ou por contextos culturais diversos. O que se vê em cena é uma espécie de diálogo cênico que remove (ou, pelo menos, confronta) as distinções entre artistas e artesãos, profissionais e amadores, cena e política.

Onde: Teatro Martim Gonçalves
Quando: 29/10, às 20h, e 30/10, às 16h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/amadores---cia-hiato-sp__96365). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão.

O Galo (Oco Teatro Laboratório – BA)

Filho de coronel morre em uma suposta rinha de galos, na qual em verdade ele distribuía panfletos contra a ditadura imperante. Deixa como herança para os pais um galo de briga e a partir de então se instaura o sonho de que o animal servirá para mudar a vida dos velhos, assim que ganhar na próxima rinha. Para tanto, eles precisam gastar o pouco que tem mantendo assim o animal vivo. Um galo, a fome e um filho morto conformam a herança que é legada a duas pessoas que, em situações extremas, debatem-se constantemente entre o real e o mágico, entre a necessidade objetiva de subsistir e a utopia. O espetáculo O Galo tem texto de Claudio Lourenzo  inspirado na obra Ninguém Escreve ao Coronel, de Gabriel Garcia Marquez. Com Claudia Di Moura e Lúcio Tranchesi, e direção de Luis Alonso para o Oco Teatro Laboratório.

Onde: Teatro Gregório de Mattos
Quando: 30/10, às 16h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/o-galo---oco-teatro-laboratorio-ba__96665). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão.

OE (Eduardo Okamoto – SP)

Um livro contendo a definição de todas as coisas existentes no mundo. Aí, o legado de um escritor para o seu primogênito com deficiência intelectual. E um sonho: no dia da sua morte, toda a experiência acumulada em si fluiria para o espírito inocente de seu filho. OE é um solo do ator Eduardo Okamoto com direção de Marcio Aurelio, inspirado na obra do escritor japonês Kenzaburo Oe, especialmente no livro Jovens de um novo tempo, despertai! A narrativa parte de circunstâncias singulares (um indivíduo e seu filho deficiente), mas não se encerra em particularidades. A expressão da singularidade de um ser humano relaciona-se a enfrentamentos coletivos. A delimitação da vida de um homem também esbarra nos limites do humano. Uma imagem do mundo revela também os nossos limites para sonhá-lo de outras maneiras.

Onde: Teatro do Goethe-Institut
Quando: 29/10, às 18h e 30/10, às 20h

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde comprar: Antecipadamente, na bilheteria do FIAC (Goethe-Institut) ou no portal Sympla (https://www.sympla.com.br/oe---marcio-aurelio-sp-copia__96679). No dia da apresentação, na bilheteria do próprio teatro, duas horas antes do início da sessão.

 

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-115Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-055Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-080Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-104Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-261Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-298Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0848Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1149Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1391Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1461Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?