Salvador, 18 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Sofar Souds realiza evento “secreto” em Salvador
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 17 de Março de 2017 19:36

sofarsoundsSalvador1Sabe aqueles recados tipo “missão secreta”, em que no final do texto vem a informação: “Essa mensagem se autodestruirá em ‘x’ segundos”?. Pois bem, um show musical vai ser realizado em Salvador no próximo dia 24. As atrações, local e horário somente serão divulgados poucos momentos antes. Essa é a proposta do Sofar Souds, movimento musical surgido em Londres, há nove anos, realiza sua terceira edição na capital baiana, através do apoio do Fundo de Cultura da Bahia (Secretarias da Cultura e da Fazenda), via Edital Setorial de Música 2016.

O evento já marcou presença em 35 países e mantém a característica de guardar em segredo as informações sobre o show que tem vagas limitadas, máximo de 120 pessoas, podendo acontecer em locais inusitados, como a sala de uma residência, uma loja ou uma galeria. O produtor executivo, Ricardo Rosa, da Ruffo, conta que em outras edições participaram artistas como Cascadura, Sertanília, Ifá Afrobeat, Adelmo Casé, Prince Addamo, Sandyalê, Du Txai, Adrea Martis e O Pulo, entre outros artistas que estão se destacando na cena local, mas também podendo aparecer novidades. São 3 a 5 músicos ou bandas que se apresentam, sendo gravado um clipe de cada artista que será divulgado na rede social do projeto, com visibilidade mundial.

Ver link:(https://www.youtube.com/playlist?list=PL4_SsHNp9R6eUyDjAevHCcO3fXfCxTUtg).

Os interessados têm que correr até a próxima sexta-feira (17) ao site do projeto (em inglês): https://www.sofarsounds.com/salvador e seguir o roteiro de inscrição para garantir presença. Segundo Ricardo Rosa, serão oito edições esse ano em Salvador e, claro, nenhuma delas está programada, nem poderia ser divulgada. “O público faz a inscrição e recebe a confirmação com a sugestão de contrapartida de colaboração. Até 48 horas antes do evento é confirmado horário e local das apresentações. É uma experiência musical interessante e o objetivo é contemplar o resultado e fazer parte dele”.

O público é convidado a participar dos eventos via internet e faz uma contribuição voluntária recebendo em troca brindes como adesivos, playlists em mp3, cds, vinis, ecobags, almofadas, camisetas entre outros, de acordo com o valor da contribuição. “Essa foi a maneira encontrada pelo projeto para diferenciar o Sofar de um show comum. Não há venda de ingressos, nem bilheteria. O público é estimulado ao consumo cultural, fugindo da relação comercial tradicional de um evento de música em que se troca dinheiro por um ingresso. Este projeto funciona à base de colaborações voluntárias”, explica o produtor.

Cada show tem duração de 25 minutos onde o publico é convidado a assistir às apresentações acomodados e em silêncio. Os artistas são em sua quase totalidade novos nomes da cena local, bandas fora do circuito mainstream, artistas independentes em início de carreira e buscando espaços para tocar e público interessado em conhecer seus trabalhos. Além das apresentações musicais, outras expressões da arte compõem o clima: pode ser um artista visual pintando ao vivo, exposições, performances entre os shows, um DJ, etc. Outras surpresas.

Sofar Sounds - nasceu em Londres em 2009. Os amigos Rafe Offer e Dave Alexander decidiram criar um evento em que a música fosse o foco e a principal razão para reunir pessoas. Juntaram a isso um intrigante e estimulante fator: o segredo. Cada evento do Sofar Sounds é único. Primeiro, é itinerante: cada evento acontece em um lugar diferente, preferencialmente lugares inusitados como uma galeria, a sala de estar de alguém, ou um deck de piscina. Segundo, porque cada evento tem endereço e atrações secretas: os interessados se inscrevem para participar de um evento sem saber onde acontecerá e quais artistas se apresentarão.

O projeto se desenvolveu e hoje acontece em mais de 35 países, se tornando assim a maior plataforma de música independente do mundo. O Sofar Sounds chegou ao Brasil em 2012 trazido pelo músico e produtor cultural Fernando Remiggi e desde então vem contribuindo cada vez mais para a difusão do cenário musical e artístico nas principais capitais do país. O projeto está presente em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Em média o Sofar Sounds Brasil realiza 4 eventos por mês, apresentando de 12 a 20 artistas, a um público médio de 120 pessoas por evento. Em Salvador o projeto teve início em Agosto de2014 e realiza edições mensais.

O Sofar Sounds Brasil já aconteceu nas principais capitais Brasileiras atingindo um público de 4,5 mil pessoas que passaram pelos eventos, com a participação de mais de 200 artistas independentes de todo o Brasil e fora dele também, sendo produzidos vídeos, fotos e áudios de todos os eventos. Já foi realizado também um festival com a presença de 700 pessoas, 50% do público conheceu o projeto por informações de pessoas que já participaram de outras edições.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico e culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias Estaduais de Cultura e da Fazenda da Bahia. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos? Eventos Culturais Calendarizados? Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: Mobilidade Artística e Cultural 2015.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-146Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-012Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-071Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-193Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-219Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-387Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0866Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1170Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1343Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1655Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?