Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Projeto ‘Era uma vez... Brasil’ leva estudantes baianos à Europa
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 21 de Junho de 2017 21:22

Era_Uma_VezBrasil_SALVADOR-etapa2_2fotob_Antonio_CarvalhoUma viagem de dez dias à Europa para ampliar o conhecimento sobre as origens do Brasil. Essa é a proposta do ‘Era uma Vez... Brasil’, projeto de arte-educação voltado para adolescentes do oitavo ano da rede pública municipal de ensino que acontece pelo segundo ano consecutivo nas cidades de Salvador (BA), Mata de São João (BA), Lençóis Paulista (SP), Macatuba (SP) e Belo Jardim (PE).

 O tema do projeto é a chegada da família real e da corte portuguesa ao Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes. Criado pela Origem Produções, o ‘Era uma Vez... Brasil’ é um programa de atividades que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais.

 O projeto é realizado em três etapas, que vão desde a capacitação dos professores de História, etapa já concluída, passando pelo Campus dos estudantes, que acontecerá no final de junho, até a viagem, em novembro, quando os estudantes terão a oportunidade de percorrer os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil em um intercâmbio cultural em Lisboa - Portugal.

 Este ano, o número de estudantes inscritos em todo o país foi quatro vezes maior do que em 2016. “O projeto vem se consolidando e criando uma rede extremamente importante para o desenvolvimento dos jovens, professores e comunidade. O resultado é o reconhecimento das nossas raízes, a valorização da nossa identidade e o respeito pela diversidade”, explica Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

 Nessa segunda edição, são mais de 62 escolas municipais mobilizadas na Bahia, sendo 18 em Mata de São João e 44 em Salvador. Em 2016, cem estudantes brasileiros, entre eles 20 baianos de Salvador e Mata de São João, foram ciceroneados pelo próprio Laurentino Gomes durante dez dias de vivências na Europa. O intercâmbio incluiu roteiros culturais - que percorreram pontos relevantes para a história Portugal-Brasil como Terreiro do Paço, Palácios Nacionais de Queluz e da Ajuda, além de visita a mais de 23 museus, bibliotecas e escolas de Lisboa.

 “É emocionante participar desse projeto e observar esses jovens, alunos de escolas públicas, tendo a oportunidade de conhecer diversos monumentos e ter aula enquanto fazem turismo. O ‘Era Uma Vez... Brasil’ tem um importante significado social e acredito que nenhum dos estudantes vai voltar para casa da mesma forma. É importante que eles assumam a responsabilidade de mudar e transformar suas famílias, a comunidade onde vivem, o município. O Brasil precisa muito disso”, destaca o escritor Laurentino Gomes.

Capacitação de Professores e Campus criativo

A primeira etapa do Era Uma Vez Brasil em 2017 foi realizada entre maio e junho, com a capacitação dos professores de História. Docentes de Salvador e Mata de São João participaram de seis encontros com atividades como rodas de conversa, oficinas e workshops que estimularam professores a propor em sala atividades culturais e de pesquisa e leitura, tendo como resultado a produção histórias em quadrinhos e vídeos com a temática do projeto.

 Atualmente, o projeto está a caminho da sua segunda etapa – o Campus, que acontece de 26 de junho a 2 de julho, na Escola Maria Odília Vasconcelos, em Mata de São João. Cem adolescentes de Salvador e Mata de São João foram selecionados e participarão de um campus durante sete dias, em período integral, com oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, capoeira e HQs.

A lista de selecionados está disponível no site oficial do projeto www.eraumavezbrasil.com.br. As cem melhores tirinhas em quadrinhos produzidas durante o Campus integrarão o livro Era uma vez... Brasil 2017, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal. Essa etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final do projeto, a viagem a Portugal.

 

O Era Uma Vez... Brasil tem patrocínio da instituição de Ensino Superior Estácio e do Tivolli Eco Resort, ambos pelo segundo ano consecutivo, e apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. “A Educação é um processo continuado que tem forte efeito multiplicador e poder de transformação social. Por isso, investimos em ações que estimulem e qualifiquem a realidade educacional do país, impactando alunos e professores dos ensinos médio e fundamental, sobretudo do ensino público, como o Era uma vez... Brasil”, destaca Cláudia Romano, diretora executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Estácio, patrocinadora do projeto.

 

O projeto conta ainda com parceria das Prefeituras Municipais de Salvador e de Mata de São João, Fundação Gregório de Matos, Embaixada de Portugal no Brasil, Consulado Geral de Portugal em Salvador, Gabinete Português de Leitura e Instituto Camões. “A rede Tivoli Hotels & Resorts foi fundada em Portugal e a Praia do Forte, em Mata de São João – onde estamos -, foi o local escolhido pelo português Garcia d'Ávila para se estabelecer ao chegar nesse país. Portanto, a nossa relação com Portugal é muito forte e poder oportunizar a chance de nossos estudantes conhecerem e vivenciarem a História é, mais uma vez, uma honra”, resume João Eça Pinheiro, diretor geral do Tivoli Ecoresort Praia do Forte.

 

Origem Produções

Origem Produções é uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a empresa desenvolve, atualmente, trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com uma equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-150Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-077Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-016Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-102Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-252Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-338Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0999Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1118Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1267Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1546Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • O gigante voltou a dormir_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?