Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
FLIPELÔ coloca Salvador no mapa dos grandes eventos literários
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 18 de Julho de 2017 14:51

Festa_LiterariaSalvador entra no cenário dos grandes eventos nacionais de literatura com a primeira Festa Literária Internacional do Pelourinho - FLIPELÔ. De 9 a 13 de agosto, as ruas e espaços culturais do Centro Histórico serão palco de uma programação diversificada, que envolve saraus, debates, encontros, oficinas literárias, apresentações teatrais, leituras dramáticas, exibições de vídeo e shows musicais, com atividades que atendem aos públicos adulto e infanto-juvenil. A abertura do evento acontecerá na Igreja de São Francisco, com um Sarau de Maria Bethânia, no dia 9 de agosto, às 20h, em uma apresentação para convidados.

Realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, em co-realização com o Sesc, a FLIPELÔ conta com o apoio financeiro do Ministério da Cultura e Instituto CCR, através da Lei Rouanet, e do Governo do Estado da Bahia. A produção está a cargo da Maré Produções Culturais, contando com apoio do Shopping da Bahia. A programação da festa literária é gratuita e aberta ao público.

O projeto, que comemora os 30 anos da Fundação Casa de Jorge Amado, será também uma grande homenagem ao escritor Jorge Amado, na medida em que traz o Pelourinho, cenário de parte da sua obra, para o roteiro de eventos literários, além de festejar Zélia Gattai e Myriam Fraga, duas das mais relevantes escritoras e personalidades culturais diretamente interligadas com a trajetória de vida do escritor. Myriam Fraga, inclusive, foi idealizadora do projeto e entusiasta da criação de um evento de celebração da cena literária.

“As linhas mestras do evento já tinham sido traçadas pela escritora Myriam Fraga, nós agora estamos ajustando e seguindo o caminho que ela indicou, contando com parcerias e apoios importantes”, explica Angela Fraga, diretora da Fundação Casa de Jorge Amado. A expectativa é que a FLIPELÔ possa contribuir para fortalecer o lugar da literatura enquanto linguagem artística, realizando um sonho antigo de criar um espaço desta natureza na capital baiana. “Queremos despertar nas pessoas o gosto pela escrita, trazer as pessoas para perto de um escritor e festejar o livro, promovendo ainda um intercâmbio cultural no principal cenário da obra do escritor Jorge Amado, o que para a Casa é bastante significativo”, acrescenta a gestora.

A FLIPELÔ vai ocupar museus, teatros, cinema, praças e espaços dos mais diversos do Centro Histórico. De acordo com Fernanda Bezerra, diretora da Maré Produções Culturais, responsável pela produção do evento, ''a ideia é extrapolar o espaço da Casa e realizar uma verdadeira ocupação cultural de um dos mais criativos, conhecidos e charmosos bairros da capital soteropolitana. A cultura é importante aliada para o fortalecimento e projeção do Centro Histórico''.

Integra também a programação um diálogo entre o professor Pasquale Neto e o Professor Jorge Portugal, atual Secretário de Cultura do Estado, que acontecerá no Museu Eugênio Teixeira Leal, no dia 11 de agosto, sexta-feira, às 16h. Jorge Portugal festeja a realização desta primeira edição do evento: “a Fundação Casa de Jorge Amado, todos os parceiros e, sem dúvida também, o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, culminaram nesta festa, em torno do aniversário de Jorge Amado, em homenagem a ele e a Myriam Fraga, no espaço que ele amou por demais e chamou de Universidade Livre do Pelourinho. Tenho certeza de que é a festa literária que faltava para alegrar mais ainda a alma de Jorge, de Zélia e de Myriam”.

Embora o desejo de realizar fosse antigo, o desafio de captação de recursos e patrocínio adiou a ideia, sendo agora finalmente viabilizada com o apoio financeiro do Governo do Estado e do Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet. “É uma honra para o Instituto CCR apoiar a FLIPELÔ. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento sociocultural, econômico e sustentável das regiões onde o Grupo CCR atua, também incentivando o exercício da cidadania e possibilitando ao público o contato direto com a diversidade cultural, artística e literária brasileira”, afirma a gestora do Instituto CCR, Marina Mattaraia.

Abertura da Flipelô: Maria Bethânia e As Palavras – Já vem de longe o apreço de Maria Bethânia pelas palavras, mais precisamente pela poesia. O que o público convidado vai conferir no sarau da artista na Igreja de São Francisco é uma reunião de poemas com os quais ela tem apreço e intimidade. Com a colaboração de Hermano Vianna e Elias Andreatto, Bethânia vai mesclar leitura e música, com canções pouco usuais em seu repertório, e contará com o acompanhamento do violonista Paulinho Dafilin e do percussionista Carlos Cesar.

A cada cidade, o roteiro lido sofre adaptações e inserções de autores mais afinados com as referências daquele lugar. Com Salvador não será diferente e a expectativa é que escritores e textos que tenham a cara da cidade sejam lembrados por ela. Maria Bethânia reconhece que dizer poesia, hoje em dia, “neste mundo de corre-corre”, é “um desafio”, mas também, “uma ideia que comove e atrai”.

Destaques - A homenagem a Jorge Amado se dará em momentos como a Leitura Dramática da obra Compadre de Ogum, no dia 12 de agosto, às 11h, no Café Teatro Zélia Gattai, bem como na exibição de filmes como Quintas Berro d’Água, na SALADEARTE Cine XIV. O grande amigo Carybé marcará presença no evento com a exposição 100x100 Carybé Ilustra Amado, que estará aberta à visitação na Galeria Solar do Ferrão, por todo período da festa. Paloma Jorge Amado ministrará oficina de gastronomia no Sesc Senac – Pelourinho, no dia 12 de agosto, às 11h.

Já as homenagens a Myriam Fraga acontecerão em dois momentos. Uma mesa em torno da sua poesia, em que José Carlos Capinan, Jerusa Pires Ferreira e Evelina Hoisel, Presidente da Academia de Letras da Bahia, abordarão aspectos importantes de obra da poeta, culminando com o lançamento do livro inédito, intitulado POEMAS, que sai pela Editora Sete Letras. Uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia, com adaptações da série que leva o nome da escritora, acontecerá no dia 13 de agosto, às 11h, no Largo do Pelourinho.

O encerramento ficará por conta da cantora Jussara Silveira, que fará uma apresentação acompanhada dos músicos Paquito e Luciano Salvador Bahia, também no Largo do Pelourinho, às 18h.

Participações Internacionais - A FLIPELÔ receberá dois nomes internacionais, que participarão de conferências na programação e apresentarão suas obras para o público baiano. A jornalista portuguesa Alexandra Lucas Coelho, autora do livro Vai, Brasil, de crônicas de viagem pelo país, e a romancista Leonora Milano, da França, com origem camaronesa, cuja obra reflete sobre a diáspora negra.

Nomes premiados – A literatura brasileira contemporânea tem espaço garantido na programação da FLIPELÔ. Os premiados Franklin Carvalho e Marcio Ribeiro Leite, ganhadores do Sesc de Literatura 2016 e 2008, respectivamente, participam do bate-papo Literatura Fatal (12.08, 15h30, Arena Sesc-Senac Pelourinho).

Com a indagação Como anda a literatura brasileira contemporânea?, os escritores Ronaldo Correia de Brito (PE) e Salgado Maranhão (RJ) dialogam com a mediação de José Inácio Vieira de Melo (BA) sobre a cena das letras e do mercado editorial brasileiro (10.08, 16h, Museu Eugenio Teixeira Leal). No dia seguinte, o tema de reflexão será Biografias, recebendo a escritora italiana Antonella Roscilli e a brasileira Jozélia Aguiar, com mediação de Aleilton Fonseca, membro da Academia de Letras da Bahia (11.08, 14h, Museu Eugenio Teixeira Leal).

Outros destaques - A poesia povoará toda programação da FLIPELÔ. No Café Teatro Zélia Gattai, acontece o projeto “A voz é dita” com declamações de poemas e a participação de 12 poetas brasileiros. Assim como no encontro A Rua É Noiz – Poesia e Protesto, que colocará em diálogo o rapper Emicida e João Jorge, presidente do bloco afro Olodum (BA), com mediação de Larissa Luz.

Os saraus também trarão mais dinâmica à palavra escrita e cantada, com momentos espalhados por toda programação. Moraes Moreira, Jackson Costa, Grupo Concriz estão entre os nomes confirmados.

Meninos e meninas terão uma programação especial com a Festa dos Erês, que acontecerá das 14h às 17h, no domingo (13.08), com lançamentos de livros, cortejo musical, contação de histórias e Teatro Griô.

FLIPELÔ Festa Literária Internacional do Pelourinho

Quando: 09 a 13 de agosto de 2017

Onde: Centro Histórico de Salvador

Quanto: gratuito

Confira a programação completa no site:

http://flipelo.com.br/

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-111Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-040Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-084Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-179Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-243Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-372Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0954Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1112Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1445Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1512Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?