Salvador, 26 de May de 2018
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Microtrios e nanotrios agitam o Carnaval do folião pipoca
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 08 de Fevereiro de 2018 12:06

Revolta_dos_buziosO ponto de partida da folia do Carnaval Pipoca no Pelô acontece nesta quinta-feira (08), a partir das 17h, com o 3º Encontro de Microtrios e Nanotrios, no Terreiro de Jesus. O encontro, que já é esperado pelos foliões, reúne os mais diversos artistas e ganha a admiração pela estética visual e a sonoridade dos artistas.

Os pequenos carros são de fácil locomoção e carregam animadas alegorias, além de atrair a atenção dos foliões, a cada carnaval os veículos são especialmente enfeitados e recebem uma cenografia bem diferente dos tradicionais trios elétricos.

Após o encontro de trios na quinta-feira, onde todos participam, os microtrios e nanotrios se apresentam individualmente, nos demais dias da folia. Os artistas já são velhos conhecidos do público, através dos seus projetos alternativos realizados ao longo dos anos. Como novidade, neste ano a maior parte dos demais desfiles irão acontecer no próprio Pelourinho. Os projetos recebem o apoio do Governo do Estado, através do projeto Carnaval da Pipoca.

Entre os artistas que se apresentam está o Garampiola, que promete levar aos foliões o lúdico, o colorido e o universo do circo e do microtrio os foliões, surpreendendo com um microcirco que reúne neste carnaval alguns elementos do picadeiro como equilibrismo, mágicas, palhaço, além de música, dança e teatro. O Garampiola retorna na sexta (9), às 17h, no Terreiro de Jesus.

Já nas apresentações dos nanotrios, destaque para um que é movido a pedais, o Bicicletrio Toca Raul, que faz uma releitura das músicas de Raul Seixas e clássicos do rock’n roll em ritmo carnavalesco. A produção do nanotrio utiliza materiais recicláveis e cenografia sempre inspirada nas canções, clips, fotos de Raul. No comando do Bicicletrio está o músico e produtor cultural Marcos Clement junto com a Banda Arapuka, que prometem um bom carnaval aos fãs do eterno Raul.  O bicicletrio toca Raul realiza a segunda apresentação no sábado (10), às 19h, no Terreiro de Jesus.

Outro artista que se destaca é o microtrio Tuk Tuk sonoro com a cantora Sylvia Patrícia, a artista faz ode aos antigos carnavais. A mortalha e a roupa do Alerquim farão parte do figurino dos músicos. Entre as músicas dos antigos bailes ‘’Ô abre-alas’’, primeira marchinha de carnaval composta por Chiquinha Gonzaga fará parte do repertório do TukTuk que é primeira moto-trio do carnaval de Salvador. A segunda apresentação será no sábado, às 17h, no Terreiro de Jesus.

Já a banda Marana, nome este que nada mais é do que a mistura das palavras ‘’mar e baiana’’ é uma invenção do cantor e compositor Chico Gomes, que neste carnaval arrasta os foliões com o Peixinho Elétrico e promete um show leve, revigorante. ‘’Um som bom para dançar e para se ouvir’’ afirma Chico, que além da criatividade no nome da banda, descobriu que a palavra marana é de origem Hispânica e significa: mistura de raízes, tudo haver com o carnaval. O Peixinho Elétrico desfila novamente no sábado (10), às 19h, no Terreiro de Jesus.

Depois da Marana, vem o nanotrio Rixô Elétrico, idealizado na Itália em 2010 pelo guitarrista e compositor baiano Fred Menendez, o Rixô faz apresentações itinerantes e tem uma sonoridade bem criativa. Fred que teve Osmar Macedo como mestre, comanda a folia e alia em seus solos os improvisos magistrais da guitarra baiana. O Rixô se apresenta novamente sábado (10), às 20h, no Terreiro de Jesus.

No último dia de folia realiza a segunda apresentação apoiada pelo Carnaval Pipoca o Microtrio Ivan Huol, com o tema “Censura livre”. Segundo Huol, a escolha do tema propõe “transformar caretice em alegria e chamar todo mundo pra rua’’, dando um recado contra o preconceito de idade, gênero ou religião. O Microtrio sai terça (13), às 14h, na Barra.

PROGRAMAÇÃO:

O quê: Terceiro encontro de microtrios e nanotrios

Com: Banda Marana no Microtrio Peixinho Elétrico, Tuk Tuk Sonoro com Sylvia Patrícia – Ode aos Antigos Carnavais, Dom Quixute de La Conga, Microtrio de Ivan Huol – “Microtrio é Censura Livre no Carnaval 2018” Rural Elétrica, Microtrio Garampiola, Maira Lins no Boteco Elétrico em: “JamBa, Uma Jam de Samba” Bicicletrio – Toca Raul, Nanotrio Pelô Bossa Reggae, Peu Meurray e o Coletivo Gente Boa Se atrai, Rixô Elétrico.

Quando: 8 de fevereiro (quinta)

Horário: 17h

Onde: Terreiro de Jesus – Pelourinho

 

Minitrio Garampiola

Quando: 9 de fevereiro (sexta)

Onde: Terreiro de Jesus – Pelourinho

Horário: 17h

Nanotrio Pelô Bossa Reggae

Quando: 10 de fevereiro (sábado)

Onde: Terreiro de Jesus – Pelourinho

Horário: 15h

Microtrio Rural Elétrica

Quando: 10 de fevereiro (sábado)

Onde: Terreiro de Jesus – Pelourinho

Horário: 16h

Microtrio Tuk Tuk Sonoro com Sylvia Patricia – Ode aos antigos carnavais

Quando: 10 de fevereiro (sábado)

Onde: Terreiro de Jesus – Pelourinho

Horário: 17h

Microtrio Peixinho elétrico e Banda Marana

Quando: 10 de fevereiro (sábado)

Onde: Terreiro de Jesus – Pelourinho

Horário: 19h

Nanotrio Bicicletrio Toca Raul

Quando: 10 de fevereiro (sábado)

Onde: Terreiro de Jesus – Pelourinho

Horário: 19h

Nanotrio Rixô Elétrico

Quando: 10 de fevereiro (sábado)

Onde: Terreiro de Jesus – Pelourinho

Horário: 20h

Microtrio Dom Quixute de La Conga

Quando: 11 de fevereiro (domingo)

Onde: Terreiro de Jesus – Pelourinho

Horário: 16h

Nanotrio Peu Meurray e o Coletivo Gente Boa Se atrai

Quando: 11 de fevereiro (domingo)

Onde: Terreiro de Jesus – Pelourinho

Horário: 16h

Microtrio Ivan Huol – Censura livre no carnaval

Quando: 13 de fevereiro (terça)

Onde: Barra

Horário: 14h

Microtrio Maira Lins, Boteco elétrico

Quando: 13 de fevereiro (terça)

Onde: Terreiro de Jesus – Pelourinho

Horário: 17h

Carnaval Pipoca – Integrando o Carnaval da Cultura, o projeto foi criado em 2009, pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O Carnaval Pipoca abre espaço para a diversidade musical e conta com inovação e a criatividade, que são características de cada artista, promovendo ao folião pipoca um carnaval mais divertido, acolhedor, democrático e sem cordas. Neste carnaval participam 11 projetos, com 7 microtrios e 4 nanotrios.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 19.05.18.052Elas Cantam Bob Marley. Pedro Arcanjo. 19 Maio 2018
  • 19.5.18.042Serafim e Filhos de Zé. Lebowisky. 19 Maio 2018
  • 17.05.18.032Banda Bahianomundo. Lebowski. 17 Maio 2018
  • 15.5.18.097Sarau da Casa da Mãe. 16 de Maio 2018
  • 15.05.18.105Edson Gomes. Lg Quincas Berro D'Água. 15 Mai 2018
  • 01.05.18.040Sarau da Casa da Mãe. 01 de Maio 2018

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?