Salvador, 22 de October de 2018
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Patrimônio É... Santo Antônio: Fé e Devoção
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 12 de Junho de 2018 11:41

igrejaEm junho, mês dos santos juninos, tradição e cultura do povo brasileiro, em especial, do nordestino, a Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, traz·Santo Antônio: Fé e Devoção como tema do·Patrimônio É..., roda de conversa sobre educação patrimonial.

Além de homenagear o santo casamenteiro e que também tem como forte achar coisas perdidas, o evento acontece numa data bastante simbólica: Dia dos Namorados,·terça-feira (12), excepcionalmente às·17h, com a reza tradicional de Santo Antônio puxada pela turma da Faculdade Livre da Maturidade São Bento, acompanhada pelo professor de ·Mauríssio Santti e Graça Senna, Coordenadora da Faculdade, que·na sequência, às 18h, fará a mediação do bate papo, com a participação do maestro Keiler Rêgo, Mirna Dantas e do Prof. Luiz Mário, no Espaço Cultural da Barroquinha.

Sobre os expositores

Maestro Keiler Rêgo -·Maestro e Compositor. Nascido em 1954, natural de Salvador, Bahia. Formado em Composição e Regência pela UFBA, fez especialização em Música e Ação Social na Escola de Administração Fazendária (ESAF-BA) e na Escola de Música de Brasília.·Comendador das Artes pela Faculdade Ibero Americana, 2005.·Desde 1976 dirige corais e grupos musicais comunitários, atuando como compositor e arranjador, desenvolvendo trabalhos em diversas empresas e comunidades. Tem atuação marcante no panorama cultural da comunidade com eventos como Oratório de Santo Antônio, Tributo a Luis Gonzaga e o Coral das Crianças (Natal na Praça da Sé em Salvador)·Eventos que têm grande afluência de público e atuam há mais de 10 anos.

Mirna Dantas – Museóloga, com estudos em Arte Sacra.

Prof. Luiz Mário - Graduado em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia (1979) e Doutor em Pintura pela Escuela de Bellas Artes de San Carlos -Universidad Politécnica de Valencia – Espanha (2015). Atualmente é professor Associado nível 1 da Universidade Federal da Bahia e Coordenador do Curso Livre de Pintura da EBA. Foi Chefe do Departamento por dois períodos: (1994-1996) e (2004-2005) e Coordenador do Curso Superior de Decoração (2010-2012) e (2014-2016). Tem experiência na área de artes atuando nos seguintes temas: arte educação, exposições, pintura, decoração de eventos, conferências e palestras. Recebeu três bolsas de estudos para investigações artísticas na Europa pelas seguintes instituições espanholas: Programa de Cooperación Interuniversitária (2002), Xuntanza Internacional de Artes (2004) na Galícia e Fundación Carolina e Banco Santander para investigar as Festas para San Antonio Abad (2010), nos arredores de Castellón da comunidade valenciana, como parte complementar a pesquisa sobre as Festas para Santo Antônio na Casa Baiana

Projeto

Patrimônio é... um projeto do·Salvador Memória Viva, programa de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, que aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura. Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, e instrumentaliza a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade. Ao todo, serão dez encontros em 2018,·com emissão de certificado ao final, para quem participar de, pelo menos, 70% das rodas de conversa.

Parceria

A Gerência de Patrimônio Cultural (GEPAC), vinculada à Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM, firmou parceria com a·Faculdade Livre da Maturidade São Bento, que fica no anexo da Igreja da Graça. A instituição promove curso livre de atualização cultural e qualidade de vida para homens e mulheres com mais de cinquenta anos. São oferecidos aos alunos atividades para bem estar físico, mental, espiritual e social, através de uma grade composta por oficinas de dança, pintura, artesanato, idiomas, moda, música, teatro, entre outras. Além das aulas teóricas e práticas, o grupo realiza e participa de eventos, festas, passeios, viagens, palestras e muitos mais.·Durante todo o ano, os discentes da melhor idade têm cadeiras garantidas em todas as edições do·Patrimônio É... 2018.

SERVIÇO

O que:·Patrimônio É... roda de conversa sobre Patrimônio Cultural com tema Santo Antônio: Fé e Devoção. Nesta edição especial, será puxada a tradicional reza de Santo Antônio·pela turma da Faculdade Livre da Maturidade São Bento, acompanhada pelo professor de música·Mauríssio Santti e Graça Senna, Coordenadora da Faculdade, que na sequência fará a mediação do bate papo, com a participação do·maestro Keiler Rêgo, Mirna Dantas e Prof. Luiz Mário.

Quando: 12/06, às 17h – reza tradicional de Santo Antônio

18h – Início da roda de conversa

Onde:·Espaço Cultural da Barroquinha
GRATUITO

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 18.0.2018.012Discotecagem Dj Gug. Lebowski. 18 Ago 2018
  • 18.8.18.009Despedida de Zimba Selector. Red. 18 Ago 2018
  • 18.08.18.037Salsa Bahia. Boteco 68. 18 Agosto 2018
  • 10.08.2018.106Grupo Botequim. Patio Igreja. 10 Ago 2018
  • 10.08.18.026Maracatu Ventos de Ouro. Casa Preta. 10 Ago 2018
  • 10.8.18.004Bruna Barreto e Conv.. Lebowsky. 10 Ago 2018

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?