Salvador, 25 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Novidades da 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho - FLIPELÔ
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 31 de Julho de 2018 20:47

Flipelo.NildaoNildão vai botar banca na FLIPELÔ - Nosso Nildão, cartunista, poeta, ilustrador, grafiteiro e designer, que nasceu em Monte Horebe, na Paraíba, mas é baiano da gema, vai estar em dois momentos na 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ, que acontece de 8 a 12 de agosto no Centro Histórico de Salvador.

Na sexta, 10.8, às 14h, na Arena Sesc Senac, agita a Roda de Conversa “O olhar de Nildão sobre as várias linguagens do humor: cartuns, grafites, poesias, memes e outras nanodelicadezas”. Já na sexta, 11.8, ao meio dia, no Teatro Sesc Senac, divide a Mesa debate com o Jotace, poeta e cordelista baiano de Senhor do Bonfim, para falar sobre “Uma literatura multifacetada na Bahia: cordel, cartum e outras linguagens”. A mediação é de Renato Cordeiro. De quebra, Nildão vai circular pela FLIPELÔ com seus livros e botar banca, para divulgar e vender sua publicações. Nildão já publicou na Folha de S. Paulo, Veja, Ele & Ela e na revista Status Humor, além de ter lançado 18 livros e ter participado dos mais expressivos salões de humor.

MORAES MOREIRA E O ABC DE JORGE AMADO

Flipelo.Moraes_Moreira

Moraes Moreira vem a Salvador em agosto e faz uma apresentação para lá de especial. Na 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ, na sexta-feira, dia 10.07, às 21h, em pleno Largo do Pelourinho, ele canta claro, mas faz mais que isso, ele recita poesia de Cordel ! Pois é, para quem não sabe, Moraes Moreira, que começou a escrever cordéis aos 50 anos de idade, o cupa a cadeira de número 38 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e lançou o livro “Poeta Não Tem Idade”, com mais de 70 cordéis. Alguns deles serão apresentados em sua performance ao vivo na FLIPELÔ. “Eu já tinha isso guardado dentro de mim, mas se manifestou na idade madura, com mais de 50 anos começou a pipocar. Pra velhice só tem um jeito: tornar-se sábio. A poesia me ajuda a buscar isso”, declarou Moraes que completou 71 anos no último dia 8 de julho. Sobre o livro, ele diz : “são 200 páginas. É um livr o de verdade, desses que ficam em pé na estante”. Na obra, Moraes transformou até a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU, em poema. “Ninguém nunca o leu, então resolvi popularizar o documento.” Esse é o nosso Moraes Moreira !

TRANÇAS AFRODESCENDENTES NA MOSTRA A MISSA

Flipelo.Trancas_Afrodescendentes

A Galeria Solar Ferrão vai abrigar durante a 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho - FLIPELÔ  ( 8 a 12 de agosto) a exposição “A MISSA", do fotógrafo baiano radicado em São Paulo, Robério Braga. Na mostra, que tem curadoria de Diógenes Moura, uma série de imagens muito bonitas de pessoas negras, com cabelos intricada e artisticamente trançados, clicadas dentro das seculares igrejas baianas.

Robério quando viajou para a África, experiência que acabou gerando a mostra “Luz Negra”,  observou que a forma como o cabelo era trançado tinha significados tribais importantes para muitas tribos – as tranças da noiva, do guerreiro, da criança. Embora não haja essa conotação no Brasil ele buscou trazer para nossa realidade contemporânea a simbologia e a beleza deste costume e realizou as fotos da mostra que têm uma aura onírica.A “MISSA” é parte da exposição “Tranças Afrodescendentes" que foi finalista do prêmio Fundação Conrado integrando a  sua prestigiada publicação anual  e Robério tem se destacado também em trabalhos audiovisuais como o clipe da rapper Karol Conká, que já tem mais de seis milhões e seiscentos views. A exposição do fotógrafo Robério Braga, “A MISSA”, será aberta às 9h, do dia 9.7, do segundo dia da FLIPELÔ e ficará aberta à visitação das 9h às 17h, na Galeria Solar Ferrão, durante os dias da Festa Literária e depois até o final do mês de agosto.

DESCONTOS EM SERVIÇOS E COMPRAS

Durante os dias da 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho - FLIPELÔ , o público poderá comprar com descontos em 58 lojas da região, sinalizadas com uma flâmula na fachada onde está escrito ESTOU NA FLIPELÔ; Ir e vir utilizando os serviços da Elite Taxi, que dará 20% de desconto para todos os passageiros que se dirigirem à Festa Literária. Para aproveitar o be nefício basta usar a senha ESTOU NA FLIPELÔ.

Será possível também estacionar pagando tarifa única nos dois estacionamentos da Delta Parking, da Av. JJ Seabra, 190 - Baixa dos Sapateiros ( Praça das Artes)  e da  Rua Inácio Accioly, 18 ( Largo Pedro Arcanjo), para tanto, solicitar selinho nos locais credenciados – Chocolates Marrom Marfim, loja da Fundação Casa de Jorge Amado, Livraria Oficial da FLIPELÔ, Casa das Editoras Baianas, bilheteria da Arena e do Teatro Sesc-Senac e restaurantes participantes da Rota Gastronômica,  Para quem chega de fora há, descontos nas passagens da LATAM e para locação de veículos na UNIDAS.

E no quesito hospedagem, além do Pestana Convento do Carmo, que será o hotel oficial da  Festa Literária, nove hotéis, pousadas e hostels participam do evento, oferecendo tarifas especiais.

www.flipelo.com.br

VAI ROLAR A FESTA ! Mesas de debates, bate-papos com crianças, jovens e adultos sobre os mais variados aspectos da literatura, lançamentos de livros, saraus de poesia, slam e uma rica programação infantil com contação de história e diversas atividades lúdicas marcarão esta edição. Haverá também exposições, apresentação cedil;ões teatrais e musicais e, pela primeira vez, a Rota Gastronômica Amados Sabores, que contará com a participação de 20 restaurantes do Centro Histórico, que produzirão pratos com preços especiais com receitas inspiradas no livro de Paloma Amado, “A Comida Baiana de Jorge Amado”.

A 2ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a FLIPELÔ 2018, conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, Instituto CCR, Banco do Nordeste do Brasil e TPC Logística, por meio da Lei Rouanet, e do Estado da Bahia. O evento tem ainda o apoio da CCR Metrô, da BAHIAGÁS, Senac, Prefeitura de Salvador, Sebrae e do Shopping da Bahia, correalização do SESC, produção da Sole Produções e realização da Fundação Casa de Jorge Amado

A Fundação Casa de Jorge Amado é mantida com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Prefeitura de Salvador e Shopping da Bahia e é considerada um ponto de referência na geografia cultural de Salvador.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-131Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-010Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-024Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-107Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-248Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-330Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1012Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1155Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1425Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1581Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?