Salvador, 24 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
2ª Festa Literária Internacional Do Pelourinho - Flipelô
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 02 de Agosto de 2018 08:03

content_idA Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ será aberta no Teatro SESC SENAC Pelourinho no dia 08 de agosto, às 18h, com a mesa debate que reúne os historiadores Lilia Schwarcz (SP), João José Reis (BA) e Wlamyra Albuquerque (BA). O local será também palco do lançamento do  “Dicionário da Escravidão e Liberdade” dos historiadores Lilia Moritz Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes. Para comemorar criticamente os 130 anos da abolição da escravidão, os historiadores reuniram no livro 50 ensaios críticos de especialistas no tema, mas com escritas de fácil entendimento e que abordam a religiosidade, particularidades da escravidão feminina, escravidão indígena, além da espera, busca e obtenção da liberdade.

content_id_1REVELAÇÃO DA LITERATURA JOVEM AFRICANA

Um dos destaques da programação da 2ª FLIPELÔ é a mesa debate com a escritora do Zimbábue, Rutendo Tavengerwei, que é recebida pela historiadora baiana Luiza Reis. O encontro acontece no dia 9.8, às 18h, no Teatro do Sesc-Senac. Considerada uma revelação da literatura jovem, Rutendo lança na FLIPELÔ o romance “Esperança para Voar” ( Editora Kapulana ), onde ela dialoga e reflete sobre as mudanças da adolescência, as questões político-sociais e a importância da amizade e conta a história de amizade de duas adolescentes em meio  à  grave crise política de 2008 no Zimbábue. Delicada e emocionante, ao mesmo tempo em que nos apresenta um cenário africano com muita musicalidade, a obra é uma espécie de fábula universal, cujos fatos poderiam ter ocorrido em qualquer país em qualquer tempo.

content_idACHILES DIVINO E ATEU

O cantor e compositor baiano Achiles, nascido em Maracás, tem chamado a atenção por seu talento por onde passa com seu som arrojado. Vencedor do Prêmio Caymmi, na 2ª  FLIPELÔ ele apresenta em pleno Largo do Pelourinho, no Palco FLIPELÔ, às 21h do dia 9.8, com sua performance musical “Divino e Ateu”, primeiro trabalho solo que nasce do seu EP, que mescla o uso de programações eletrônicas e simula versões contemporâneas da estética pop-disco-glam.

content_id_2MYRIAM E ZÉLIA NA FLIPELÔ

Duas mulheres importantes na vida de Jorge Amado, a poeta Myriam Fraga, grande amiga do escritor e diretora da Fundação Casa de Jorge Amado por 30 anos, e Zélia Gattai, o grande amor da vida do escritor, ganham exposições em espaços exclusivos na 2ª FLIPELÔ . Na Galeria Solar Ferrão será montada a mostra “Poesia é Coisa de Mulheres”. Um passeio delicado e completo pela vida e obra da talentosa poeta, jornalista e escritora baiana, que leva a assinatura de Bete Capinam, da Editora Oiti. No dia 9, dia da abertura da mostra, serão lançados dois livros de Myriam “Peregrinos e torta de maçã”, ilustrado por Paloma Amado e o livro de crônicas “Mínimas estórias gerais”. No mesmo dia, na Casa 47, ao lado da Fundação Casa de Jorge Amado, será aberto no Espaço Zélia Gattai, a exposição “Talentosa graças a Deus”. Num clima de instalação, com muita ludicidade, a mostra traz painéis contando a história de Zélia, e exposição de fotos, os livros da escritora e suas traduções e objetos pessoais.

content_id_3DOBRAM OS SINOS NO LARGO DO PELOURINHO

Quando o show de abertura da 2ª FLIPELÔ começar, os sinos que estarão soando, mesclados aos atabaques do do Aganjú Dedê, serão os da Igreja do Rosário dos Pretos, um dos 14 espaços onde a FLIPELÔ 2018 vai acontecer.  Totalmente integrada à vida do Pelourinho, a Rosário dos Pretos, durante a Festa Literária vai ter promover também uma intensa programação cultural. Haverá os lançamentos do livros “Reencontrar a Harmonia pela Misericórdia de Deus”, do padre Moussa Serge Traore (Burkina Faso – África), “Capoeira, um Pouco da sua Origem”, de Roberto Shark, “A Orquestra das Formigas”, de Terezinha Espinheira, “Falares Africanos na Bahia”, de Yeda Pessoa de Castro e “A Jornada de Zamba”, de Cleiton Oliveira e Valda França; a abertura das exposições “Coisa de Preto”, do padre José Paulino e “Africanidades”, de Rose Mafalda; e a apresentação da Orquestra de Capoeira e do Coral Ecumênico do Estado da Bahia, grupo baiano formado em 2013 com o objetivo de cantar, difundir e defender a diversidade cultural e os Direitos Humanos. Por fim, será na Rosário dos Pretos, no domingo pela manhã, que acontecerá a missa de agradecimento pela 2ª FLIPELÔ.

content_id_4JOVENS MONITORES ATENDERÃO AO PÚBLICO NA FLIPELÔ

23 jovens jornalistas, produtores e estudantes de Produção Cultural estarão atendendo ao público nos cinco dias da 2ª FLIPELÔ, que tem como tema  a frase de Jorge Amado “a amizade é o sal da vida”. Eles serão facilmente identificados pelas camisas de cor verde, onde estará escrito “POSSO AJUDAR?” e estarão à disposição para indicar horários e locais dos eventos, dar informações gerais e interagir com o público, inclusive tirando fotos e colhendo depoimentos que serão postados nas redes sociais da FLIPELÔ. Na primeira reunião, já se sentiu o clima de alegria e entusiasmo que contagia estes jovens, que foram selecionados através de entrevista e currículo, e que são amantes da cultura e do nosso Centro Histórico.

www.flipelo.com.br

VAI ROLAR A FESTA ! Mesas de debates, bate-papos com crianças, jovens e adultos sobre os mais variados aspectos da literatura, lançamentos de livros, saraus de poesia, slam e uma rica programação infantil com contação de história e diversas atividades lúdicas marcarão esta edição. Haverá também exposições, apresentações teatrais e musicais e, pela primeira vez, a Rota Gastronômica Amados Sabores, que contará com a participação de 20 restaurantes do Centro Histórico, que produzirão pratos com preços especiais com receitas inspiradas no livro de Paloma Amado, “A Comida Baiana de Jorge Amado”.

A 2ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a FLIPELÔ 2018, conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, Instituto CCR, Banco do Nordeste do Brasil e TPC Logística, por meio da Lei Rouanet, e do Estado da Bahia. O evento tem ainda o apoio da CCR Metrô, da BAHIAGÁS, Senac, Prefeitura de Salvador, Sebrae e do Shopping da Bahia, correalização do SESC, produção da Sole Produções e realização da Fundação Casa de Jorge Amado

A Fundação Casa de Jorge Amado é mantida com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Prefeitura de Salvador e Shopping da Bahia e é considerada um ponto de referência na geografia cultural de Salvador.




 





Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-170Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-047Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-013Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-143Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-213Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-304Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1001Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1048Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1267Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1641Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?