Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Boletim 05 – 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho - FLIPELÔ
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 06 de Agosto de 2018 01:51

FliPelo_Livia_Nestrovski_e_Fred_Ferreira_02VAI ROLAR A FESTA ! Mesas de debates, bate-papos com crianças, jovens e adultos sobre os mais variados aspectos da literatura, lançamentos de livros, saraus de poesia, slam e uma rica programação infantil com contação de história e diversas atividades lúdicas marcarão esta edição.

 

DIÓGENES MOURA LANÇA O LIVRO DOS MONÓLOGOS – RECUPERAÇÃO PARA OUVIR OBJETOS

Quase baiano, o pernambucano Diógenes Moura viveu em Salvador por muitos anos antes de migrar para São Paulo. Em O Livro dos Monólogos – Recuperação para Ouvir Objetos, que ele lança no dia 11.07, às 17h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina (Terreiro de Jesus), durante a FLIPELÔ, ele explora e expande o diálogo entre literatura e fotografia que marca a trajetória do escritor e curador em textos que falam de suas vivências nestas três cidades. Conhecido por duas décadas de trabalho como curador de fotografia, sobretudo à frente da Pinacoteca do Estado de São Paulo, ele mostrou sua prosa urgente, intensa e irônica em seis livros anteriores e também nas intervenções poéticas e personalíssimas que comentam as duas centenas de exposições de fotografia que organizou. Durante o lançamento o autor lerá o monólogo “O Furto no Apartamento 44”, presente no livro.

FliPelo_Diogenes_Moura_-_capa_livro

ENQUANTO HOUVER POESIA

Dann Silveira, músico e poeta feirense, faz apresentação musical especial com seu show Enquanto Houver Poesia na FLIPELÔ, no dia 9.8, às 11h, no Café Teatro Zélia Gattai. Em 2016 ele lançou o livro também chamado Enquanto houver Poesia, pela Chiado Editora. O show tem formato lítero-musical, onde o músico declama poesias, junto à Lorena Carvalho, produtora, declamadora e articuladora da apresentação, e faz canções autorais e belíssimas releituras de músicas brasileiras.

  

CD AMOR & LOUCURA DO GRUPO A RODA HOMENAGEIA MYRIAN FRAGA

Myriam Fraga, idealizadora da FLIPELÔ, recebe tripla e justa homenagem na Festa Literária : exposição, lançamento de dois livros e do CD do grupo A Roda “Amor & Loucura”, dedicado a memória da escritora. Todas acontecem no dia 9.8, às 11h, na Galeria Solar Ferrão. O álbum com 22 faixas tem direção musical de Uibitu Smetak e é inspirado na peça teatral, de mesmo nome, que estreou em 2006 pelo grupo A Roda. A exposição que homenageia Myrian Fraga é “Poesia é Coisa de Mulher” e os livros lançados são “Pere grinos e Torta de Maçã”, ilustrado por Paloma Amado e o livro de crônicas “Mínimas Estórias Gerais”.

FliPelo.Myriam-Fraga

FLIPELÔ COM OS PÉ NA ÁFRICA

“Com os Pés na África” é o nome da mesa debate que irá reunir no dia 10.8, sexta-feira, às 20h, no Teatro Sesc-Senac o escritor angolano Gociante Patissa e o brasileiro Sérgio Túlio Caldas. Como mediador, o presidente da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo. Gociante Patissa lançou no ano passado no Brasil uma coletânea de contos que retratam a história e a cultura de Angola, intitulada “O Homem que Plantava Aves” e relança agora na 2ª FLIPELÔ. Conhecido pelos  leitores brasileiros, por seu perfil nas redes sociais e por seu primeiro livro publicado no Brasil, a coletânea poética “Almas de Porcelana” (Penalux, 2016), ele apresenta agora sua produção em prosa. Em o “O Homem que Plantava Aves” o escritor reuniu um conjunto de 14 contos e uma fábula, e o conto que dá título ao livro.

CARTAS DE AMIZADE ENTRE AMADO E SARAMAGO

Jorge Amado e José Saramago se encontram na 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ (de 8 a 12 de agosto), através da apresentação musical “As Línguas das Canções”, com Lívia Nestrovski e Fred Ferreira, ambos do Rio de Janeiro. A apresenta& ccedil;ão acontece em dois momentos do sábado, dia 11.08, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, às 16h e no Museu Eugênio Teixeira Leal às 20h. Inspirados no livro de correspondências entre Jorge Amado e José Saramago “Com o mar por meio – uma amizade em cartas”, a cantora Lívia Nestrovski e o guitarrista Fred Ferreira visitam a vida e obra destes dois escritores icônicos através de canções brasileiras e portuguesas.

DADA, MABEL VELLOSO E PALOMA AMADO FAZEM ENCONTRO DELICIOSO

Um encontro delicioso vai acontecer na Casa das Editoras Baianas, no dia 10.8, às 19h, na 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho. É o “Comendo Palavras” que reunirá Mabel Velloso, Dadá e Paloma Amado, para falar de livros e comida ! As três, além de saberem apreciar e fazer uma comida baiana digna dos deuses, sejam eles de que religião forem, são responsáveis por livros sensacionais. Mabel escreveu “Sal é um Dom - Receitas de Mãe Canô”, Dada escreveu o livro “Tempero da Dada” que tem edição bil&iac ute;ngüe organizada e apresentada por Paloma Jorge Amado e  Paloma fez um verdadeiro tratado da cozinha baiana com base na obra de seu pai em “A Comida Baiana de Jorge Amado ou o Livro de Cozinha de Pedro Archanjo com as Merendas de Dona Flor”.

SENAC TRANSFORMA CULTURA EM EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA

Os apaixonados pela boa culinária vão poder participar das oficinas gastronômicas do Senac ofertadas na FLIPELÔ nos dias 10 e 11 de agosto – turnos matutino e vespertino – de Frigideira de Maturi e Moqueca de Ostra, homenagem aos escritores Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Unidade Senac Pelourinho. E o Restaurante do Senac Pelourinho também está na Rota Gastronômica Amados Sabores circuito da Flipelô. Nos dias do evento (9 a 12/08) o restaurante do Senac estará com o preço promocional de R$59,90 – contemplando buffet típico com 40 pratos baianos e sobremesas.

ORQUESTRA AFROSINFÔNICA ENCERRA FLIPELÔ

O maestro Ubiratan Marques preparou para o concerto de encerramento da FLIPELÔ (12.8 às 17h, no Largo do Pelourinho) uma apresentação especial da Orquestra Afrosinfônica, com arranjos criados especialmente para músicas relacionadas ao universo da obra de Jorge Amado. Criada em 2009, a Orquestra Afrosinfônica se expressa a partir de uma abordagem erudita decorrente de pesquisas sonoras e conceitos intimamente ligados à música afro-brasileira, sendo estruturada por percussão popular e sinfônica, naipes de sopro e cordas e coro feminino.

Flipelo_Afrosinfonica-_Rosilda_Cruz_7

www.flipelo.com.br

VAI ROLAR A FESTA ! Mesas de debates, bate-papos com crianças, jovens e adultos sobre os mais variados aspectos da literatura, lançamentos de livros, saraus de poesia, slam e uma rica programação infantil com contação de história e diversas atividades lúdicas marcarão esta edição. Haverá também exposições, apresentações teatrais e musicais e, pela primeira vez, a Rota Gastronômica A mados Sabores, que contará com a participação de 20 restaurantes do Centro Histórico, que produzirão pratos com preços especiais com receitas inspiradas no livro de Paloma Amado, “A Comida Baiana de Jorge Amado”.

A 2ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a FLIPELÔ 2018, conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, Instituto CCR, Banco do Nordeste do Brasil e TPC Logística, por meio da Lei Rouanet, e do Estado da Bahia. O evento tem ainda o apoio da CCR Metrô, da BAHIAGÁS, Senac, Prefeitura de Salvador, Sebrae e do Shopping da Bahia, correalização do SESC, produção da Sole Produções e realização da Fundação Casa de Jorge Amado

A Fundação Casa de Jorge Amado é mantida com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Prefeitura de Salvador e Shopping da Bahia e é considerada um ponto de referência na geografia cultural de Salvador.

Compartilhe:

Última atualização em Ter, 07 de Agosto de 2018 02:17
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-091Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-031Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-011Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-150Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-269Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-295Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0863Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1123Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1278Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1639Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?