Salvador, 24 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Tudo pronto para a 2ª FLIPELÔ - Festa Literária Internacional do Pelourinho
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 08 de Agosto de 2018 12:27

Flipelo_Sarau_da_OncaComeça hoje a 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ que vai até 12 de agosto ocupando 15 espaços do Centro Histórico de Salvador com sua programação oficial e mais cinco com a Flipelô + , uma programação paralela realizada por instituições que atuam na área. A programação completa está no site www.flipelo.com.br.

 

PROJEÇÕES VISUAIS MARCAM A ABERTURA DA 2ª FLIPELÔ

A abertura oficial da 2ª FLIPELÔ acontece hoje, às 19h30, com show de Matheus Aleluia e o Bonde Musical que fazem o Concerto Afro Barroco no Largo do Pelourinho. O repertório da noite é em homenagem a João Ubaldo, escritor homenageado da 2ª Flipelô e sua amizade com Jorge Amado.Um dos destaques do show será a presença do artista multimídia baiano, Vj Gabiru, que fará uma projeção na fachada da Fundação Casa de Jorge Amado utilizando a técnica do videomapping, uma reprodução de imagens em estruturas e edifícios de grande porte. A projeção, criada por Gabiru, irá fazer uma conexão entre cultura afro-baiana, literatura, arquitetura, música e poesia.

Flipelo_VJ_Gabiru

FUNDAÇÃO CULTURAL E O MAPA DA PALAVRA

Na quinta-feira, 9.8, acontece a apresentação do projeto “Mapa da Palavra”, no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, às 11h, parte da programação oficial da 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho- Flipelô, que acontece de 8 a 12 de agosto, no Pelourinho. O projeto é uma ação da Coordenação de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) que tem como objetivo fazer um planejamento de ações e programas que incentivem o desenvolvimento a literatura na Bahia e também divulgar escritores baianos.

Mapa da Palavra - Grupo de Estudo e Pesquisa em Literatura Brasileira Contemporânea da UNEB (BA) - Renata Dias (Funceb – BA) / Andrea Mascarenhas (BA) / Lilian Almeida (BA)

GRUPO SARAU DA ONÇA NA FLIPELÔ

O grupo Sarau da Onça, legítimo representante do bairro de Sussuarana, em Salvador, estará presente na roda de conversa “Pendurando Saberes Poéticas”, na quinta-feira, 9.8, a partir das 14h, no Teatro Sesc-Senac (Pelourinho).O grupo surgiu a partir do interesse de alguns amigos que tinham o desejo de fazer a diferença e promover uma discussão sobre os problemas que afligem a comunidade em que vivem, e também trazer à luz ao aumento dos índices de violência contra os jovens negros em Salvador. Com um grande apelo social, as poesias retratam a realidade dos jovens de Sussuarana e as dificuldades enfrentadas.

DEFICIENTES VISUAIS DO CAP SALVADOR FAZEM APRESENTAÇÕES MUSICAIS

A partir de quinta-feira, 9.8, o Terreiro de Jesus receberá diversas performances musicais, teatrais, oficinas, contação de história, encontro de biblioteca móveis, entre outras atividades dedicadas ao público infantil da 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho- Flipelô. O grupo Batucaixa e o Coral Musicap, formado por alunos deficientes visuais do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual - CAP (Salvador), farão uma performance musical na quinta-feira, a partir das 15h, no espaço infantil localizado no Terreiro de Jesus. O repertório é composto por composições autorais e alguns sucessos da música popular brasileira, o destaque do grupo Batucaixa é a utilização de caixas de papelão como instrumento percussivo.

AVENTURAS DA TRADIÇÃO ORAL

A 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho- Flipelô definitivamente coloca a literatura em evidência e convida a todos para mergulhar no universo dos livros. Na quinta-feira, 9.8, acontece no Teatro Sesc-Senac (Pelourinho), às 16h, o debate “Narração de histórias: as aventuras de uma tradição oral no mundo da escrita”. A mesa é composta pela atriz, dramaturga e produtora cultural, Ana Paula Carneiro, juntamente com o contador de histórias, ator e cenógrafo, Augusto Pessoa, e tem mediação de Rafael Morais de Souza. A Flipelô acontece de 8 a 12 de agosto nas ruas do Pelourinho promovendo diversos debates, bate-papos, exposições e manifestações culturais.

Flipelo_Augusto_Pessoa

FERNANDO PESSOA PARA CRIANÇAS

A programação infantil da 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho está recheada de apresentações e atividades para a criançada. Na sexta-feira, 10.8, a Companhia Contadeiras da Rainha desembarca em Salvador diretamente de Portugal e realiza apresentação teatral no Terreiro de Jesus a partir das 16h.O espetáculo, intitulado “Somos Pessoa!”, tem no repertório três contos infantis do escritor, Fernando Pessoa, sendo eles, “Afinal o Caracol”, “O burro e as duas margens” e “A pintura do Automóvel”. Os contos são interpretados pelas artistas Leonor Pintos e Marta Machado que durante 50 minutos entregam ao público uma performance lúdica e cheia de humor.

SOMOS PESSOA!:  Recorrendo a uma pesquisa literária aprofundada, a companhia “As Contadeiras de Caldas da Rainha” seleciona seu repertório no saber popular e no estudo minucioso de documentos históricos e de autores de renome. As estórias/histórias selecionadas são direcionadas para todas as gerações, contadas de forma original e performática, em que o público é chamado a intervir, fazendo com que o espetáculo tenha um carácter imersivo e participativo. Para este espetáculo, as artistas selecionaram três contos infantis de Fernando Pessoa: “Afinal o Caracol”, “O burro e as duas margens” e “A Pintura do Automóvel”.  Durante 50 minutos, o público poderá conhecer os lúdicos personagens criados por este grande ensaísta e filósofo português, e dar boas risadas com a interpretação única das artistas Leonor Pintos e Marta Machado.

Flipelo_As_contadeira_1_-_Marta_Machado

Link de video: https://www.youtube.com/watch?v=VT5i2YHpiEU

CIA BELUNA DE ARTE HOMENAGEIA ELISA LUCINDA

A companhia Cia Beluna de Arte apresenta ao público da 2ª FLIPELÔ o projeto Leituras Pretas, em homenagem a poeta capixaba Elisa Lucinda. A apresentação “Leituras Pretas- Elisa Lucinda: Versos e Cenas na Cor-respondência da Vida!” acontece no sábado, 11.8, no Café Teatro Zélia Gattai, às 15h. Leituras Pretas tem como objetivo promover a divulgação e valorização da dramaturgia trazendo à luz autores representativos da cultura afro-brasileira. A performance teatral é composta por leituras dramáticas de textos, na ocasião, serão interpretados alguns poemas da escritora, jornalista, atriz e cantora, Elisa Lucinda.

Flipelo_Elisa_Lucinda
CONTAÇÕES DE HISTÓRIA

A literatura é fundamental para o desenvolvimento intelectual de uma criança, e na 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho, a criançada poderá conferir as contações de histórias que acontecem de quinta-feira, 9.8 a domingo, 12.8 e terão a oportunidade de serem inseridos no universo encantador dos livros.

Na quinta-feira 9.8, no espaço infantil da Flipelô, localizado no Terreiro de Jesus, a partir das 9h, inicia as atividades culturais com a leitura do livro “O Pássaro da Chuva”. Já na Casa das Editoras Baianas, acontece a oficina de contação de história com o autor do livro “As Mulheres de Abayomi”, Adilson Passos.

Na ocasião, Adilson, contará um pouco a história do livro no qual retrata o universo das bonecas Abayomi que contribuem para o reconhecimento do valor da identidade negra do povo brasileiro, um referencial para o imaginário do universo infantil.

A programação completa do Espaço Infantil e as atividades que serão realizadas para as crianças encontra-se disponível no site da Flipelô (www.flipelo.com.br).

Confira abaixo a programação de Contações de História no TERREIRO DE JESUS:

Quinta-Feira (9/8): 9h- Contação de história – Aline Pinheiro - O pássaro da chuva

11h - Oficina - Sussurros poéticos – Literatura Infantil – Poesias de autores baianos

Sexta-feira(10/8): 9h - Contação de histórias - Raí Santana - Atividade com acessibilidade - (interpretação em LIBRAS

16h - Contação de história e lançamento do livro infantil Chapeuzinho no Pelô, Palmira Heine.

Sábado (11/8): 10h - Lançamento do livro infantil e contação de história - Sapo Frito: o piquenique,  Felice Souzatto.

11h - Contação de história com Emília Nunez - Mãe que lê - A menina da cabeça quadrada – Editora Solisluna

11h - Contação de História com Cynthia Araújo - Projeto Dandara

15h - Contação de história – Raí Santana – O livro que queria ser brinquedo, Sandra Aymone

16h - Contação de histórias e Oficina de bonecas Abayomi com Adilson Passos - As mulheres Abayomi

Domingo (12/8): 10h - Contação de história – Pé de Causos, trupe de contadores

10h30’ - Contação de história com Raí Santana - Dez bons conselhos de meu pai, do autor João Ubaldo Ribeiro.

APRESENTAÇÕES MUSICAIS ANIMAM O DOMINGO

O Grupo Étnico Cultural da Bahia - GECBA será uma das atrações musicais que farão parte da programação infantil da 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho- Flipelô. O grupo, formado em 1992 pelo músico Sidney Argolo, reúne a Orquestra de Xequerês e o Coral da Paz Etnia, formado por jovens moradores do Bairro da Paz (Salvador). No domingo (12/8), a partir das 16h, o grupo mostrará seu repertório com composições próprias, músicas populares brasileiras e também o hino da África, buscando sempre fazer referência a cultura afro-brasilera.  Sem dúvidas o domingo na Flipelô será recheado de atrações musicais, e o Teatro Sesc-Senac (Pelourinho) será o palco de duas apresentações. A primeira começa às 11h30 com a apresentação literomusical infantil. Já a segunda começa às 15h, e o grupo PUMM apresentará o musical infantil “Por um mundo melhor”.

12 DE AGOSTO - DOMINGO

TERREIRO DE JESUS: ESPAÇO INFANTIL - 16h

Apresentação musical

Orquestra de Xequerês e Coral da Paz Etnia

Grupo Étnico Cultural da Bahia (BA)


TEATRO SESC–SENAC PELOURINHO - 11h30’ - Apresentação literomusical infantil - Habib Zahra (PE) /Valeria Rey Soto (PE)

TEATRO SESC–SENAC PELOURINHO – 15h - Apresentação musical infantil - Por Um Mundo Melhor - Grupo PUMM (BA)

DE BRAÇOS ABERTOS !

Ele é azul, fofinho, tem olhos grandes e brilhantes e braços bem abertos. Personifica um dos locais mais emblemáticos de Salvador, a  Fundação Casa de Jorge Amado, cartão postal do Centro Histórico,  lugar onde se preserva o legado de um dos maiores escritores do mundo, de sua família, de seus amigos. Ele é “Amadinho”, mascote da 2ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, criado pela produtora Simone Carrera, da Sole Produções, para a FLIPELÔ 2018. Ele vai circular por todos os lugares onde a festa estiver rolando, distribuindo alegria e, com certeza, fazendo muitas selfies com o público. Vem viver a FLIPELÔ ! Amadinho espera por você e sua família e de braços abertos !

www.flipelo.com.br

#flipelo

#flipelo2018

VAI ROLAR A FESTA ! Mesas de debates, bate-papos com crianças, jovens e adultos sobre os mais variados aspectos da literatura, lançamentos de livros, saraus de poesia, slam e uma rica programação infantil com contação de história e diversas atividades lúdicas marcarão esta edição. Haverá também exposições, apresentações teatrais e musicais e, pela primeira vez, a Rota Gastronômica Amados Sabores, que contará com a participação de 20 restaurantes do Centro Histórico, que produzirão pratos com preços especiais com receitas inspiradas no livro de Paloma Amado, “A Comida Baiana de Jorge Amado”.

A 2ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a FLIPELÔ 2018, conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, Instituto CCR, Banco do Nordeste do Brasil e TPC Logística, por meio da Lei Rouanet, e do Estado da Bahia. O evento tem ainda o apoio da CCR Metrô, da BAHIAGÁS, Senac, Prefeitura de Salvador, Sebrae e do Shopping da Bahia, correalização do SESC, produção da Sole Produções e realização da Fundação Casa de Jorge Amado

A Fundação Casa de Jorge Amado é mantida com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Prefeitura de Salvador e Shopping da Bahia e é considerada um ponto de referência na geografia cultural de Salvador.

Compartilhe:

Última atualização em Qui, 09 de Agosto de 2018 05:45
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-119Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-059Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-054Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-160Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-278Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-326Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0824Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1127Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1375Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1646Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?