Salvador, 18 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Palhaços do Rio Vermelho celebra 10 anos de carnaval de rua em 2020
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Dom, 02 de Fevereiro de 2020 04:20

Os_PalhacosHá 10 anos o Movimento Cultural Palhaços do Rio Vermelho consagra o espírito lúdico da infância, representado na figura mítica do Palhaço, assim como agrega e dá espaço para diversas manifestações de cultura popular do estado da Bahia.  Com o objetivo de preservar o bairro boêmio, uma forma livre de brincar o pré-carnaval através da fantasia, da livre forma de se divertir, unindo amigos, família, crianças e adultos. O bloco sai no dia 08 de fevereiro (sábado) com concentração às 17h, na Quadra Esportiva na Rua da Paciência e saída às 19h.

Para o desfile de 2020, os Palhaços vão intensificar ainda mais a sua atuação, ampliando as intervenções artístico-cultural no bairro. O Movimento vai aproximar várias linguagens artísticas como artes plásticas, circenses e teatrais, através de ações que vão transformar o Rio Vermelho em um grande picadeiro cultural. O desfile ganha uma nova ala batizada do Rei da Coringada, que será acompanhada do grupo percussivo Toca Tambor.

Resgatando a fantasia, os desfiles das marchinhas dos antigos carnavais principalmente o Bando Anunciador do Carnaval, que existia no Rio Vermelho na década de 50/60, a manifestação compõe a diversidade e a preservação do bairro no verdadeiro pré-carnaval de cunho popular.

“A expectativa é bem grande, ano passado foi um público que a gente não imaginava e sempre vem aumentando. Um público que vem fantasiado, com grupos de amigos e família, é sempre prazeroso. O nosso objetivo sempre foi isso, é uma retomada desse carnaval do povo para o povo, sem amarras, sem cordas”, explica Ruy Santana, um dos fundadores do movimento.

Para Bruno Leal, produtor do projeto, o desfile deixou de ser alegórico. “Trata-se da manutenção das principais manifestações folclóricas e culturais de todo o estado da Bahia. Aos poucos nos tornamos visibilidade para que o interior seja percebido pela população da capital e dos turistas que por aqui estão. Próximo passo é fixarmos o dia do nosso desfile no calendário anual das festas populares do município e do estado. É irreversível!”, concluí.

Apresentação

Com um considerável público desfilando pelas ruas do bairro do Rio Vermelho, gratuito, sem cordas, muita fantasia e participação da comunidade do bairro, com a presença de crianças, jovens, adultos e idosos, turistas, artistas e baianos de todas as partes. O desfile dos Palhaços do Rio Vermelho é um tributo à diversidade, à paz e à alegria.

 

A concentração será às 17h, na Quadra Esportiva na Rua da Paciência, com maquiadores, pernas de pau, malabaristas, palhaços, baianas, grupos folclóricos e culturais que animam a população do bairro para o cortejo, que seguirá até a Rua Fonte do Boi, acompanhado pela Banda Marmelada, Grupo Folclórico Zambiapunga de Taperoá, Os Enlatados de Madre de Deus (Bloco da Latinha), Ala das Baianas, Bagunçaço dos Alagados, As Xicas, Pau de Fita (da Cia de Danças e Folguedos da Boca do Rio), Kió  Grupo Siribeira do Sítio do Conde, Trupes de Palhaços, SSA – Som Soteropolitano Ambulante, entre outras manifestações. As alas serão identificadas com estandartes. O desfile sai às 19h em direção as Ruas Odilon Gomes e Guedes Cabral, finalizando na Fonte do Boi.

Homenageados

Macarra Viana

Produtor de cinema baiano, trabalhou em diversas produções cinematográficas. Atuava na área audiovisual desde os anos 1980 e trabalhou em produções como “Eu Me Lembro” (2005), “Esses Moços” (2004) e “A Finada Mãe da Madama” (2017). Nascido em Itaparica, faleceu em setembro de 2019.

A Borracharia através dos sócios Raphael Lopes e Alberto Freitas

Casa Noturna que durante o dia funciona como uma borracharia, mas nas noites de sexta e sábado se transforma em balada. Aberta em 2004, a casa virou point de gente descolada e profissionais liberais, devido a descontração do lugar.

Reisado

Pelos Palhaços do Rio Vermelho já passaram grandes artistas representando reis e rainhas, como a Baiana Claudinha do Acarajé (filha de Dinha do Acarajé), Carla Visi, Gerônimo Santana, Márcio Mello, Lazzo Matumbi, Sylvia Patrícia, Magary Lord, Armandinho Macedo, Marcia Castro, Marcia Short,Andrezão Simões, o cantor Jau e a produtora cultural Rosa Villas-Boas. Esse ano os representantes da realeza são:


Margareth Menezes

Percussora do samba reggae e dona de uma voz calorosa e potente, a cantora e compositora, Margareth Menezes já foi coroada a Rainha do Palhaços 2020. O movimento que começou dentro do Bloco Os Mascarados, tem uma ligação histórica com a cantora, que defende o mesmo propósito, a alegria, a fantasia, a alegoria e a diversidade.

Nikima

O cantor que percorre pelo rap repente, baião eletrônico, embolada de breaks, sanfona sampleada, faz um remix da cultura popular presente na sonoridade de Nikima, que como Rei dos Palhaços promete cair na folia.


Camisas Colaborativas

Os Palhaços do Rio Vermelho têm a tradição de lançar, anualmente, uma camisa promocional que são vendidas para a renda ser revertida para o desfile (cobrir os custos). Cada ano um artista plástico é convidado para ilustrar a camisa. Artistas como Bel Borba, Cau Gomez, Ruy Santana e Ray Vianna já assinaram as criações. Em 2020 será a releitura em uma edição comemorativa de 10 anos do movimento Palhaços do Rio Vermelho. As camisas são vendidas por R$ 40,00 cada e estão disponíveis até o dia do desfile no Boteco do França e no Bar do Bahia na rua do Canal.

Documentário

Com duração de 15 minutos, o curta-metragem VIVA OS PALHAÇOS, vai mostrar o surgimento, o crescimento e a consolidação da entidade carnavalesca como uma nova e consistente tradição do bairro do Rio Vermelho. De forma clara, bonita e empolgante vai abordar a trajetória da organização, através de depoimentos dos fundadores, produtores, colaboradores, homenageados, patrocinadores e foliões.

A linha de abordagem vai resgatar a história das manifestações carnavalescas do tradicional bairro, através da valorização de pesquisas e depoimentos memoriais com personagens detentores deste saber. Assim como agrega e dá espaço para várias manifestações de cultura popular do estado. Com roteiro de José Araripe Jr, direção de Lilih Curi, direção de fotografia de Paulo Alcântara, captação de som, edição e montagem de Fredshon e produção executiva de Gorette Randam, o curta-metragem tem estreia prevista para o segundo semestre.

Serviço:

Desfile Palhaços do Rio Vermelho

Quando: 08 de fevereiro de 2020

Horário: Concentração às 17h e saída do desfile às 19h

Onde: Quadra Esportiva na Rua da Paciência

Reis: Margareth Menezes e Nikima

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-157Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-003Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-074Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-146Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-242Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-315Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0991Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1200Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1422Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1512Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?