Salvador, 20 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
I Mostra de Música Erudita de Itaparica reúne grandes artistas
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 10 de Março de 2020 00:38
1_Mostra_de_Musca_Erudita1I Mostra de Música Erudita de Itaparica reúne grandes artistas A I Mostra de Música Erudita de Itaparica acontece na Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos, com a realização de concertos abertos, oficinas e a produção de um vídeo clipe envolvendo o cenário de beleza natural, patrimonial cultural e histórico do município de Itaparica. Com a participação de músicos renomados da cena local, nacional e internacional, como Cristian Budo, Carlos Prazeres, Lucas Robatto e Pricila Rato, Quarteto Salvador e Mário Soares, o evento será realizado de 13 a 15 de março (programação completa abaixo).
A Mostra, realizada pelo Instituto Sacatar e patrocinada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), tem o objetivo principal de promover a democratização e acesso à música e cultura, bem como valorizar os bens e valores patrimoniais, artísticos e históricos da Ilha de Itaparica. O projeto ainda conta com direção geral do sociólogo e produtor cultural, José Maurício Bittencourt; produção musical e executiva do músico e produtor, Alexandre Lins; além da curadoria de Lucas Robatto e Priscila Rato.
De acordo com o diretor geral da Mostra, José Maurício Bittencourt, a escolha da Ilha de Itaparica é uma atração à parte, somada a toda concepção do projeto, que faz da atividade um evento singular de propagação, salvaguarda, difusão e democratização da cultura em seus diferentes aspectos.
A história
Em março de 2019, o grupo de músicos formado pelo Quarteto Salvador (Priscila Rato, Francisco Roa, Serghei Iurcik, Thomaz Rodrigues), o renomado pianista Cristian Budu, o maestro Carlos Prazeres e o flautista Lucas Robatto, após estadia de duas semanas na Ilha de Itaparica, sensibilizados pela beleza cultural, ambiental e histórica do local, resolveram escolher a Ilha para realização de um sonho antigo de produção de uma Mostra de Música.
O sonho passou então a ser alimentado pela vontade de também trazer impactos positivos para a Ilha: possibilidade de interação com a comunidade local, concertos abertos, trocas de experiências, valorização e preservação de patrimônios históricos, culturais e ambientais. No entanto, o próximo passo foi conectar pessoas e profissionais que pudessem somar ao sonho e idealização das ações para ganhar vida e realidade.
OFICINAS DE MÚSICA
Com o objetivo de troca de conhecimento, de formação em aspectoshistóricos, técnicos e musicais, as oficinas visam envolver os jovens dasfilarmônicas locais, projetos sociais, bem como músicos, pesquisadores epúblico geral como forma de dar acessibilidade à música erudita e à cultura.
As oficinas serão realizadas no Espaço Mirante do Solar Casa de Cultura e Ética. Um ambiente com acessibilidade, arborizado, que respira e promove a cultura na Ilha. Todas as oficinas serão abertas e de acesso gratuito.
-Viagem Sinfônica, coordenada pelo Maestro Carlos Prazeres –Visita guiada, em formato depalestra, onde ele faz um passeio pela história, teoria e prática da música clássica, através do instrumento no qual ele é especialista: o oboé. O público é diverso e a atividade é destinada a estimular a formação de plateias e a renovação da música de concerto.
-Técnicas de respiração e afinação, coordenada Lucas Robatto Destinada a músicos de instrumentos de sopros, com foco especial nos jovens das comunidadeslocais de filarmônicas e fanfarras dos municípios de Itaparica e Vera Cruz, a oficina é uma formação técnica que contribuirá com a formação e informação dos partipantes.
-A matriz africana nos instrumentos melódicos e harmônicos, coordenada por Roberto Barreto (guitarrista da banda Bayana System) eMario Soares (violonista). Em diálogo diverso, os dois músicos trazem ao público participante informações e técnicas de adaptação de ritmos de matriz afro-baiana à instrumentos melódicos e harmônicos. A presença de Roberto Barreto e sua guitarra baiana, que atualmente marca os palcos do mundo com uma linguagem que bebe da fonte das matrizes africanas e da música universal; e de Mario Soares, músico violonista e filho de Itaparica, é um espaço rico de troca de experiência e um novo olhar para as composições e estudo musical. Mediação de Lucas Robatto.

CONCERTOS ABERTOS
Serão apresentados dois concertos de música erudita, abertos ao público, com a participação do pianista Cristian Budu, do maestro Carlos Prazeres, do Quarteto Salvador, Lucas Robatto e Mário Soares.
A primeira noite será realizada no palco do Mirante do Solar Casa de Cultura e Ética. O local conta com uma arquitetura acolhedora que favorece ao público o contato com a natureza, exposições de arte e palco com fundo para o mar.
O segundo concerto será realizado dentro da Igreja de São Lourenço, construída em 1610, um dos patrimônios arquitetônicos tombados pelo Iphan na cidade de Itaparica.
Vídeo Clipe
Não poderia haver melhor cenário para a gravação do vídeo clipe do que as Ruínas da Igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz (Igreja do Baiacu). Fundada em 1560, no povoado de Baiacu, pelos jesuítas, a igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz é a terceira mais antiga do país. Com direção de Bruno Mazi, a produção une, no belo cenário, história, matrizes religiosas e música erudita. Direção: Bruno Masi Produção: Rickson Bala Arte: Bruno Masi Direção de fotografia: Petrus Pires Edição e finalização de imagem: Pirajá Realização: Rainha Cinema Digital Peças: Alessandro Marcello -Concerto em Ré menor para oboé -Adagio / Fantasia em ré menor para flauta solo de GeorgPhillip Telemann
Monumentos históricos escolhidos Igreja de São Lourenço:Datada de 1610, a construção é de alvenaria mista de pedra e tijolo, desenvolvida em nave única, com corredores laterais sem tribunas, sendo recoberto por telhado de telha-vã de duas águas, com terminação do tipo beira-seveira. O edifício apresenta planta de transição entre as capelas rurais de partido em "T" e as igrejas Matrizes e de Irmandade do início do séc. XVIII. Sua fachada se caracteriza pela presença de uma única e volumosa torre com terminação em pirâmide. (Fonte: Iphan)
Ruínas da Igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz (Igreja do Baiacu) -Fundada em 1560, no povoado de Baiacu, pelos jesuítas, a igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz é a terceira mais antiga do país. É o mais importante monumento histórico de Vera Cruz e hoje encontra-se com parte de sua estrutura física mantida por troncos e raízes de uma gigantesca gameleira. Sendo a gameleira uma árvore sagrada para as religiões de matrizes africanas, o local transformou-se também em espaço para cultos aos orixás, dando ao local uma simbologia de fé e ancestralidade.
Grade / Programação OFICINAS
Sexta-feira (13/03) Oficina de música com Roberto Barreto (Guitarra Baiana) e Mário Soares (Violino) Hora: 17h30 Local: Mirante do Solar Casa de Cultura e Ética Mediação: Lucas Robatto Acesso: Gratuito
Sábado (14/03)
Palestra sobre educação patrimonial Hora: 9h30 Local: Mirante do Solar Casa de Cultura e Ética Coordenação: Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) Oficina "Técnicas de afinação e ensaio para conjuntos de sopros" Hora: 15h30 Local: Mirante do Solar Casa de Cultura e Ética Coordenação: Lucas Robatto
Viagem Sinfônica
Hora: 19h Local: Mirante do Solar Casa de Cultura e Ética Coordenação: Carlos Prazeres CONCERTOS
Sábado (14/03)
Concerto Aberto Maria Felipa (Entrada gratuita) Hora: 20h Local: Mirante do Solar Casa de Cultura e Ética Obras de Debussy, Schumann e Brahms Participação: Cristian Budu -Piano Lucas Robatto -Flauta Quarteto Salvador (Priscila Rato, Francisco Roa, Thomaz Rodrigues, Serghei Lurcik) Moderação: Cristian Budu
Domingo (15/03)
Concerto Damião Barbosa (Entrada Gratuita) Hora: 10h Local: Igreja de São Lourenço Obras de Mozart, Ernest Chausson, Beethoven, Alessandro Marcello e Pixinguinha Participação: Cristian Budu –Piano Carlos Prazeres -Oboé Lucas Robatto -Flauta Mario Soares -Violino Quarteto Salvador (Priscila Rato, Francisco Roa, Thomaz Rodrigues, Serghei Lurcik) Alexandre Lins: Pandeiro Moderação: Carlos Prazeres
Ficha Técnica Realização:Instituto Sacatar Patrocínio:Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado Direção Geral:José Maurício C.D. Bittencourt Apoio:Kontik Franstur; Mirante do Solar Casa de Cultura e Ética; Prefeitura de Vera Cruz; Prefeitura de Itaparica Produção Musical e Produção Executiva:Alexandre Lins Curadoria:Priscila Rato e Lucas Robatto
Convidado Especial:Cristian Budu
Músicos:Maestro Carlos Prazeres; Priscila Rato; Lucas Robatto; Mário Soares; Francisco Roa; Thomaz Rodrigues; Serghei Lurcik; Alexandre Lins Produção Vídeo Clipe: Direção (Bruno Masi); Produção Rickson Bala; Arte Bruno (Mais); Direção de Fotografia (Petrus Pires); Edição e Finalização de Imagem (Pirajá); Realização (Rainha Cinema Digital)
Assistente de Produção e Articulação Local: George José Santos Controladoria:Isnaia Lima Dantas Comunicação e Gestão de Redes Sociais:Share Social Media e IPAC

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-144Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-049Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-041Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-095Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-259Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-378Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0839Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1174Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1295Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1457Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?