Salvador, 18 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Vencedores dos festivais em homenagem ao poeta Castro Alves
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 10 de Março de 2020 00:57

vencedores_categoria_adulto_no_festival_de_declamao_de_poemas_de_castro_alves“Só queria agradecer a todos pela realização deste evento e dizer participem! É importante fazer esta homenagem ao nosso poeta”. Com estas palavras, Cláudio da Conceição Silva agradeceu pelo prêmio de primeiro lugar no 19º Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves, realizado no último sábado (7/3), no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), localizado na Fazenda Cabaceiras (em Cabaceiras do Paraguaçu, Recôncavo baiano, a 170 km de Salvador) – local onde nasceu o poeta. Além do festival adulto, o dia contou também com o 6º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves que teve como vencedora Felícia de Jesus Sales. Os festivais fazem parte das comemorações pelos 173 anos de nascimento do poeta Castro Alves, a ser comemorado em 14 de março.

No sábado (7/3) foram selecionados os cinco melhores declamadores nas categorias adulto e infantil. Os jurados analisaram originalidade (criatividade utilizada para a apresentação do poema), dicção (clareza das palavras pronunciadas na declamação), fluência verbal (correção e a pronúncia das palavras) e fidelidade ao texto (exatidão e o respeito a todos os versos e palavras do poema). O júri foi composto por professores, historiadores e representantes do PHCA e da Diretoria de Museus (Dimus) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA).

Os demais vencedores foram: na categoria adulto Heloísa dos Santos ficou em segundo lugar, Juliana Monique de Souza Araújo (terceiro lugar), Cândido Henrique de Souza Suzart (quarto lugar) e Diana Aleluia Silva (quinta colocação). Na categoria infantil o segundo lugar ficou com Hevily dos Reis Damasceno, Maria Tereza da Conceição Passos (terceira colocação), Thaís Conceição Barros (com participação de Marina Pimentel e Dithalia Rodrigues) ficou em quarto e Lorena Oliveira Santana (quinto lugar).

Vencedora do terceiro lugar adulto com o poema “O Povo ao Poder”, Juliana Monique de Souza Araújo também foi parceira de Cláudio (primeiro lugar) na declamação de “Ode ao Dous de Julho”, que contou ainda com a participação da menina Anna Laura. Esta parceria, inclusive, foi vencedora do festival adulto do ano passado. “Tenho um carinho muito grande com o festival. É bom inclusive ver as pessoas daqui participando, pois é uma homenagem ao poeta e é importante mostrar que o povo da cidade dele também faz arte”, disse Juliana.

Cândido Henrique de Souza Suzart, vencedor do quarto lugar do festival adulto, é gago e ficou muito feliz de ter participado porque desde pequeno queria ser ator de teatro e ninguém acreditava que fosse possível. “Só de estar aqui e participar, pra mim, é uma luta. Ninguém acreditava que eu subiria no palco. Com amor à arte, as pessoas conseguem superar qualquer coisa”, declarou.

Já Heloísa dos Santos, vencedora do segundo lugar entre os adultos não queria participar este ano. Ela era veterana no festival infantil e completou 14 anos no sábado (7/3). Assim, teve que se inscrever entre os adultos. “Não queria participar. Estava sem graça, mas estou feliz de ter declamado e, claro, estar entre os vencedores”, disse.

Aniversário do poeta - Em 14/03, além das atividades solenes realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu, a programação retorna ao PHCA para as premiações dos concursos (quando os cinco primeiros colocados de cada categoria se apresentam novamente) e atrações culturais diversas (programação completa abaixo).

Uma iniciativa da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), o evento já é tradição na cidade e reúne pessoas de diversas regiões e de todas as idades que prestam homenagem ao grande poeta baiano, autor de Espumas FlutuantesVozes D’ÁfricaO Navio Negreiro, entre outros. A responsável pela DIMUS, Fátima Santos, explica que o festival foi criado para homenagear o poeta Castro Alves e incentivar a juventude a usar a poesia para manifestar seus sentimentos. “Os poemas do grande poeta expressam o seu romantismo, o seu amor à pátria, além do intenso sentimento libertário”, acrescenta.

A coordenadora do PHCA, Diogenisa Oliva, acrescenta que, além de toda a programação especial, o público pode aproveitar para conhecer o museu que conta a história de Castro Alves e que vem realizando atividades diversas. "A cidade abraça maravilhosamente bem o evento. Outras cidades vizinhas juntam-se a nós. Passamos o ano todo preparando os festivais. Além disso, no parque desenvolvemos cursos, oficinas, palestras, ou seja, o público pode usufruir dos projetos socioeducativos permanentes e que dialogam com os ideais de Castro Alves e de valorização da comunidade. Trabalhamos para manter viva a obra de Castro Alves para que as novas gerações conheçam seus escritos e compreendam sua obra", ressalta.

Programação:

DIA 14/03
  • 05h – Alvorada.
  • 07h30 – Missa festiva em homenagem ao poeta Castro Alves. Na Igreja São João Batista.
  • 08h30 – Chegada do 2º Passeio Ciclístico em homenagem ao poeta Castro Alves. Na Praça Castro Alves.
  • 08h40 – Apresentação do Samba das Pedrinhas, do Grupo de Samba Mirim Raízes do Paraguaçu e do Boi de Agemiro. Na Praça Castro Alves.
  • 9h – Maratona Castro Alves.
  • 10h – Premiação da maratona Castro Alves. Na Praça Castro Alves.
  • 10h30 – Cortejo com Coletivo Cultural de Saubara: Samba de Roda de Raiz – As Raparigas, Caretas do Mingau, Caretas do Mandu, Caretas dos Mascarados de Saubara. Da Praça Castro Alves para o Parque Histórico Castro Alves (PHCA).
  • 11h – Premiação do 19º Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e do 6º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves. No Auditório Pedro Calmon (PHCA).
  • 14h – Apresentação do Coletivo Cultural de Saubara: Samba de Roda de Raiz – As Raparigas, Caretas do Mingau, Caretas do Mandu, Caretas dos Mascarados de Saubara. No Auditório Pedro Calmon (PHCA).
  • 15h - Apresentação do Grupo de Samba Mirim Raízes do Paraguaçu. No Auditório Pedro Calmon (PHCA).
  • 15h30 – Espaço aberto para as homenagens a Castro Alves. No Auditório Pedro Calmon (PHCA).
  • 16h – Lançamento do livro “Castro Alves – Deus, Universo, Amor e Liberdade”, de Evandro de Andrade Guerra. No Auditório Pedro Calmon (PHCA).

PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALVES (PHCA)

 

Por conta do primeiro centenário da morte de Castro Alves, em março de 1971 foi inaugurado, no lugar onde ele nasceu, o museu biográfico Parque Histórico Castro Alves (PHCA), numa área de 52 mil metros quadrados. O acervo convida os visitantes a mergulharem no universo do porta-voz literário da Abolição da Escravatura no Brasil, através de seus poemas, informações e objetos pessoais dele e familiares. Além do museu, o parque contém um anexo com sala multimídia, auditório, biblioteca, infocentro, reserva técnica, refeitório e administrativo. Na área de Mata Nativa, os visitantes podem fazer uma trilha e visitarem o Pouso de Adelaide, o Anfiteatro, a Cruz da Estrada, a Fonte e o Marco da Fazenda. O público pode ainda usufruir de projetos socioeducativos e, anualmente, o parque também promove o Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves. O PHCA integra o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Visitação: terça-feira a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 13h.

Entrada: grátis

Endereço: Praça Castro Alves, 106, Centro, Cabaceiras do Paraguaçu/BA.

Contato: (75) 3681-1102

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-121Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-028Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-049Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-159Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-233Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-331Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0974Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1083Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1312Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1657Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?