Salvador, 20 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Histórias secretas da ausência. Poesias e crônicas musicadas são lançadas para deleite público
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Dom, 26 de Abril de 2020 23:25
Historias_SecretasUnindo literatura à música, professor, poeta e cronista baiano Bruno D'Almeida lança gratuitamente álbum autoral com mistura de ritmos, nas plataformas digitais de música.

Se poesia e literatura aproximam as pessoas, a música populariza o saber. Baseado nesta crença, o professor, poeta e cronista baiano Bruno D'Almeida, lança no próximo dia 23o álbum "Histórias secretas da ausência" em todas as plataformas digitais de streaming.

Contendo onze canções autorais que misturam poemas e crônicas aos mais variados ritmos musicais, o projeto é uma evolução natural dos saraus que Bruno realiza regularmente. "É uma proposta diferente, um álbum literário-musical que visa levar reflexões e poesia às pessoas, mas, acima de tudo, entretenimento. Me arrisco como cantor, pois não sou cantor profissional. Sou um escritor que canta e não um cantor que escreve", diz ele que já fez mais de quarenta saraus intitulados Melopoesia, e publica crônicas literárias aos domingos e às quartas-feiras na coluna Fabuloso Cotidiano, no site Mídia4P, em parceria com a Carta Capital.

 

Além dos saraus, outra inspiração foi o espetáculo de contação de histórias O rato comeu meu livro, uma narrativa musicada de suas vivências ao longo de vinte anos em salas de aula, onde são analisadas questões sociais que dificultam a aprendizagem escolar. O espetáculo estreou em novembro de 2018, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte (CE), e participou da Semana Sesc de Artes Integradas de Fortaleza em agosto de 2019. "Percebi que o texto em poesia ou prosa pode se fundir a uma melodia, onde os músicos sentem a narrativa e colocam sentimentos através dos arranjos. Foi então que surgiu a ideia de realizar um álbum literário-musical".

 

Sobre o álbum Histórias Secretas da Ausência

Gravado em outubro de 2019 no Estúdio Casa de Pedra, em Juazeiro do Norte, no Cariri cearence, contou apenas com dois multi-instrumentistas: Dudé Casado e Ranier Oliveira. "Bruno chegou aqui no estúdio com brilho nos olhos, um calhamaço de poemas e crônicas, querendo transformar em música, com sugestões de melodias. Achei a proposta incrível e topei na hora. Marcamos de gravar na semana seguinte, e ficamos eu, Bruno e Ranier em um processo de imersão de três dias, de manhã cedo até a madrugada trancados no estúdio, só parávamos para as refeições", explica Dudé, que é cantor, guitarrista, arranjador e produtor musical.

 

O músico Ranier Oliveira completou o projeto e gravou quase todos os instrumentos restantes: bateria, baixo, sanfona, piano, teclado e triângulo. Sanfoneiro reconhecido, rodou o Brasil em vários projetos musicais acompanhando Hermeto Pascoal. Ranier comenta sobre a experiência em estúdio: "Foi uma grande prazer sentir o que os textos queriam dizer e criar os arranjos. As letras têm amor, protesto e bom humor. Passeamos pelo baião, maracatu, rock, reggae, blues, jazz e MPB. Tem uma música de separação que Bruno queria gravar como samba, mas eu e Dudé sugerimos um bregão estilo Odair José. Bruno topou e ainda colocou um poema incidental de Fernando Pessoa. Gostei demais do resultado", revela.

 

Sobre as influências musicais, a criação levou em consideração beber em fontes originais de estilos. "Para gravar um reggae sobre um dia de trabalho exaustivo, ouvimos Bob Marley, Peter Tosh e a batida grave de Groundation. Há duas faixas do álbum com inspiração de blues e jazz e para isso escutamos Billy Holliday. Na hora de criar o rock ouvimos Beatles e assim por diante, respeitamos os ícones da música para então criar nossos arranjos", explica Dudé.

 

Tanto o single quanto o novo álbum foram realizados pela produtora Cinema&Poesia, com produção executiva de Juliana Coelho, sócia e companheira de Bruno. Juliana fala sobre as dificuldades de realizar projetos de estrutura profissional com baixíssimo orçamento: "Juntamos o dinheiro que recebemos das apresentações realizadas por Bruno com os espetáculos do Melopoesia e as de O rato comeu meu livro para investir na gravação do álbum em estúdio profissional, ele ter aulas de canto, contratação de músicos e alguma publicidade. Fizemos muitas coisas por conta própria e contamos com a colaboração de vários amigos".

 

Bruno D'Almeida - um escritor que canta

Bruno D'Almeida é licenciado em Letras pela Ufba, professor há mais de vinte anos, poeta, roteirista e diretor de audiovisual. Venceu o Gramado CineVídeo em 2008 e o AruandaFest de Cinema Universitário no mesmo ano. Tem Mestrado em Letras também pela Ufba e afirma que seu processo de criação em grande parte vem das experiências da vida e da sala de aula. Atualmente licenciado, Bruno decidiu recuperar seu desejo de ser escritor: "Fiz Licenciatura em Letras porque queria ser escritor, escrevo versos desde a adolescência. Ganhei inclusive um prêmio de redação escolar do Governo da Bahia em 1992, fiquei em primeiro lugar com uma inusitada dissertação em versos. Depois de formado, a sala de aula consumiu todo meu tempo. Mas a arte falou mais alto, e este é o resultado da decisão de ser um escritor em tempo integral", explica. Para melhorar sua voz, fez aulas de canto particular em Juazeiro do Norte, e atualmente estuda no curso livre da Escola de Música Alberto Nepumoceno, ligada a UECE, em Fortaleza.

 

Esta não é a primeira experiência de Bruno D'Almeida com a música. No final de 2019 ele lançou o single Perdi minha família para estupidez, um blues bem-humorado que trata das brigas de famílias por causa da política. Gravado junto com as músicas de Histórias secretas da ausência, a faixa ganhou vida própria. Bruno destaca que "achei importante fazer um single antes para aprender a burocracia de registro musical no Ecad, lançar nas plataformas e promover uma campanha de lançamento". A música ganhou videoclipe e contou com a participação de artistas do Cariri. Serviu para acumular experiência e fôlego para realizar um projeto maior depois. Distribuídos para todas as plataformas digitais pela CDBaby, o videoclipe do single foi um sucesso: teve mais de 2 mil compartilhamentos e 200 mil visualizações em sua página no Facebook.

 

Lançamento em meio à pandemia

Por causa do isolamento social para conter a pandemia do novo Coronavírus, as apresentações e shows de Histórias Secretas da Ausência foram cancelados. "Fui credenciado para seis projetos no novo edital do Sesc do Ceará, já tinha agenda de shows, mas agora precisamos estar em casa. Quero produzir lives no meu Instagram e acredito que vão rolar outras apresentações, videoclipes e até uma versão do álbum em songbook quando passar esta pandemia. Este é um projeto que nasceu transmídia, tem diversas interfaces artísticas", adiante Bruno.

 

Histórias secretas da ausência estará disponível em todas as plataformas digitais(Spotify, Apple Music, Deezer, Tidale várias outras), além de à venda no iTunes, Google Play e Amazon. O álbum tem distribuição mundial da OneRPM. "Pra quem não quer pagar, disponibilizei integralmente as músicas em meu canal no YouTube", avisa Bruno que é bem popular nas redes sociais e atualmente conta com mais de 60 mil seguidores entre Instagram, fanpage no Facebook e canal de YouTube.

 

Sobre o que as pessoaspodem esperar do seu novo projeto, Bruno D'Almeida confidencia que "foi a união das coisas que mais amo fazer: contar e cantar histórias, o que deu uma nova dimensão à música. Torço para que o público goste, pois é, até o momento, o maior projeto de minha vida".

 

SERVIÇO:

Lançamento do álbum literário-musical Histórias secretas da ausência, de Bruno D'Almeida.

Quando: dia 29 de abril de 2020

Onde: Spotify, Apple Music, Deezer, YouTube, iTunes, Amazon e demais plataformas digitais gratuitas.

Distribuição mundial: OneRPM (independente).

Quanto: gratuito.

Mais informações: www.brunodalmeida.com.br

Compartilhe:

Última atualização em Seg, 27 de Abril de 2020 05:12
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-108Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-018Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-013Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-125Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-286Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-373Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0942Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1163Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1236Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1657Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?