Salvador, 25 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
São João Sinfônico da OSBA ganha versão virtual.
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 17 de Junho de 2020 06:07
Sao_Joo_Sinfonico_Foto_FernandoGomesCelebrar o São João já virou uma tradição da Orquestra Sinfônica da Bahia. Neste ano, com as limitações necessárias em razão do isolamento social para o combate ao Covid-19, a OSBA apresenta ao público uma versão gravada em casa do São João Sinfônico, em formato de vídeo, que na sua quarta edição vai ao ar no dia 23 de junho, às 18h, no canal oficial da OSBA no Youtube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicaDaBahia). O regente titular e diretor artístico Carlos Prazeres preparou um repertório que celebra grandes compositores nordestinos como Luiz Gonzaga (1912-1989), Sivuca (1930-2006) e Dominguinhos (1941-2013); e conta com a participação especial do repentista e escritor Bule-Bule e dos músicos Geraldo Azevedo, Mariana Aydar e João Cavalcanti.

 

PROGRAMA DO SÃO JOÃO SINFÔNICO: celebrar o São João é celebrar os ritmos nordestinos como o forró, o xote e o baião e seus compositores consagrados. Do Rei do Baião Luiz Gonzaga serão interpretadas pelos músicos da OSBA as músicas "Sabiá", com participação especial de Geraldo Azevedo, "Asa Branca" e "Noites Brasileiras", esta última cantada por João Cavalcanti. "Feira de Mangaio", do sanfoneiro paraibano Sivuca, será interpretada em versão instrumental. Já Mariana Aydar participa cantando "Gostoso Demais", de Dominguinhos, que também integra o repertório com a versão instrumental de "Lamento Sertanejo". Também será interpretada uma paródia feita especialmente para o vídeo-concerto por Edu Krieger da música "Esperando na Janela", de Gilberto Gil - com uma letra que trata do atual momento de isolamento. Entre as músicas, o repentista, escritor e músico Bule-Bule Brecita um cordel e canta um repente.

PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO: o São João Sinfônico é um dos projetos mais queridos do público e já faz parte do calendário da OSBA. Como forma de celebrar de maneira mais próxima do seu público-crush uma das festas mais importantes da Bahia, a última música do programa "Asa Branca" (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), contará com a participação do público. No dia 6 de junho (sexta-feira), houve convocação pública nas redes sociais da OSBA (Facebook e Instagram) para envio do vídeo formando um coro virtual. Os vídeos foram enviados até o dia 12 de junho.

SÃO JOÃO EM CASA: Entre 22 e 26 de junho, com o objetivo de incentivar o público a entrar no clima de São João ainda que no isolamento social, em parceria com a feira artística feminista Bazá Rozê, será publicado no Instagram da OSBA uma série de tutoriais de comidas típicas e dicas de decoração para fazer uma festa junina. O Bazá Rozê é uma feira de moda, gastronomia e artesanato que integra vários espaços soteropolitanos ao longo do ano. Formada por empreendedoras e empreendedores locais, se propõe a ser um espaço colaborativo que impulsiona a cultura regional. Serão quatro vídeos de receitas juninas feito por integrantes da feira: 1- Bolo de milho com geleia de frutas amarelas, feito por Luciana Moura ( @donadomitilla); 2- Bolo de coco, feito por Rita Wulf ( @loba_doce); 3- Canjica de molho, feito por Loíde Neves ( @lolineves); 4-Customização junina ( decoração), feito por Priscila e Eunice (@xibiudemainha). Ainda, ao longo de todo o mês, as redes sociais da OSBA estão realizando ações de comunicação que remetem aos festejos de junho, como um Correio Elegante virtual e pedidos musicais para serem executados pelos músicos da orquestra.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

SÃO JOÃO SINFÔNICO – ESPECIAL QUARENTENA

TERÇA-FEIRA, 23/jun, 18h

CANAL OFICIAL DA OSBA NO YOUTUBE: Youtube.com/OSBAOrquestraSinfônicadaBahia

PROGRAMA/ FICHA TÉCNICA

Esperando na Janela (Targino Gondim/Manuca Almeida/Raimundinho Do Acordeon)

Arranjo: Marcelo Caldi

Paródia: Edu Krieger

Músicos: Priscila Rato e Francisco Roa (violinos), Serghei Iurcik (viola), Ygor Ghensev (violoncelo), Gabriel Couto (contrabaixo), Andrea Bandeira (flauta), Carlos Prazeres (oboé), Pedro Robatto (clarineta), Jean Marques (fagote), Dayanderson Dantas (trompa), Joatan Nascimento (trompete), Marcelo Caldi (sanfona), Gilberto Santiago (zabumba) e Humberto Monteiro (triângulo).

Noites Brasileiras (Luiz Gonzaga/Zé Dantas)

Arranjo: Marcelo Caldi

Cantor: João Cavalcanti

Músicos: Priscila Rato e Dâmaris dos Santos (violinos), Serghei Iurcik (viola), Guilherme Venturato (violoncelo), Gabriel Couto (contrabaixo), André Becker (flauta), Gustavo Leal (oboé), Pedro Robatto (clarineta), Jean Marques (fagote), Dayanderson Dantas (trompa), Joatan Nascimento (trompete), Marcelo Caldi (sanfona), Gilberto Santiago (zabumba) e Humberto Monteiro (triângulo).

Sabiá (Luiz Gonzaga/Zé Dantas)

Arranjo: Marcelo Caldi

Cantor: Geraldo Azevedo

Músicos: Francisco Roa, Jonas de Souza, Rogério Laborda, Filipe Vital, José Fernandes, Lucas Ávila, Arthur Lauton e João Campos (violinos), Laura Jordão, Laís Guimarães, Ícaro Smetak (violas), Ítalo Nogueira e Tatiana Crilova (violoncelos), Gabriel Couto (contrabaixo), André Becker (flauta), Marcelo Caldi (sanfona), Gilberto Santiago (zabumba) e Humberto Monteiro (triângulo).

Gostoso demais (Dominguinhos/Nando Cordel)

Arranjo: Marcelo Caldi

Cantora: Mariana Aydar

Músicos: Priscila Rato, Karina Petri, Eduardo Salazar, André Silva, Jonas De Souza, Ivan Quintana, Helena Ibarra, Lírida Lima (violinos),Serghei Iurcik, Thiago Neres, e Paco Garcés (violas), Luiz Daniel Sales, Maurício Kowalski (violoncelos), Gabriel Couto (contrabaixo), Andrea Bandeira (flauta), Marcelo Caldi (sanfona), Gilberto Santiago (zabumba) e Humberto Monteiro (triângulo).

Feira de Mangaio (Sivuca/Glorinha Gadelha)

Arranjo: Marcelo Caldi

Improviso: Mário Soares

Músicos: Francisco Roa, Mário Soares, Ivan Quintana, Lírida Lima, Helena Ibarra, Mariana Krewer, Dâmaris dos Santos, Raúl Bermudez (violinos), Laís Guimarães, Paco Garcés, Thiago Neres (violas), Thomaz Rodrigues, Ygor Ghensev (violoncelos), Gabriel Couto (contrabaixo), Antonio Carlos Portela (flauta), Marcelo Caldi (sanfona), Gilberto Santiago (zabumba) e Humberto Monteiro (triângulo).

Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)

Arranjo: Marcelo Caldi

Participação: Público da OSBA

Músicos: Priscila Rato, André Silva, Eduardo Salazar, Mario Soares, José Fernandes, Mario Gonçalves, Helena Ibarra, Lucas Ávila (violinos), Serghei Iurcik, Laura Jordão, Ícaro Smetak (violas), Thomaz Rodrigues, Tatiana Crilova (violoncelos), Gabriel Couto (contrabaixo), Antonio Carlos Portela (flauta), Marcelo Caldi (sanfona), Gilberto Santiago (zabumba) e Humberto Monteiro (triângulo).

Lamento Sertanejo (Dominguinhos/Gilberto Gil)

Arranjo: Jean Marques

Músicos: Dayanderson Dantas, Davi Brito e Adelson Lemos (trompas), Joatan Nascimento e Emerson Souza (trompetes), Michele Girardi e Hélio Góes (trombones) e Renato Pinto (tuba).

Coordenação de gravação e edição de vídeo: Hélio Góes

Intervenções de repente e cordel: Bule Bule

Coordenação de gravação e edição de vídeos: Ivan Quintana e Hélio Góes

Mixagem e Masterização de áudio: Tupynambá (Vavá Furquim e Beto Santana)

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-161Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-017Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-026Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-144Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-225Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-367Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0857Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1065Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1264Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1522Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?