Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro Vila Velha lança acervo virtual com 10 anos de memória
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 05 de Abril de 2021 21:54

Teatro_Vila_Velha_lana_acervo__ARIENE_DE_CASTRO_MEIA_NOITE_SE_IMPROVISAO Teatro Vila Velha guarda documentos que contam boa parte da história do teatro baiano. A partir do dia 10 de abril, parte dessa trajetória, de 1994 a 2004, será disponibilizada para o público com o lançamento do site Memória, iniciativa da Companhia Teatro dos Novos com o intuito de democratizar o acesso à história do teatro para pesquisadores e artistas que buscam conhecer, se inspirar, criar novas obras e divulgar a história do teatro brasileiro.

 

Endereço: teatrovilavelha.com.br/memoria


A plataforma também busca ser acessível para toda a  população não especializada e a todos os interessados no Vila, no teatro, na cultura e história da Bahia. O site será lançado oficialmente dia 10/04, sábado, às 16h em uma live no Youtube do Vila (youtube.com.br/teatrovilavelha) que traz como tema “O acervo como fonte de criação”. A live contará com a participação do encenador e diretor artístico do Teatro Vila Velha, Marcio Meirelles e do jornalista, curador e crítico de arte, Marcelo Rezende, que também foi diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia (2012-2015), diretor artístico da 3a Bienal da Bahia (2014) e integrante do grupo de curadores da 28a Bienal de São Paulo (2008), entre outros projetos e atividades de importante contribuição para os acervos artísticos do Brasil.


“O período compreendido pelo projeto é o da reconstrução, transformação e ampliação do prédio e de suas ações. A política de residência de grupos, a atuação deles e os resultados disso foram base para o desenvolvimento de muitas carreiras internacionais para artistas que declaram sempre a importância dos anos de aprendizado no Vila”, revela Márcio Meirelles, diretor artístico do Teatro Vila Velha e coordenador do projeto.


Na plataforma é possível navegar por momentos icônicos da história do Vila, acontecimentos que tiveram contribuição essencial para o desenvolvimento do teatro baiano, como a criação da Sol Movimento da Cena, a restauração da Companhia Teatro dos Novos, a consolidação do Bando de Teatro Olodum, e a criação de grupos como o Viladança, VilaVox, a Cia de Teatro Novos Novos, e a Outra Companhia de Teatro.


“A ideia é que o site seja conciso e didático, possibilitando uma pesquisa fluida para os pesquisadores e curiosos sobre história do Teatro. As décadas estarão dispostas em uma linha do tempo horizontal, ao clicar em uma delas, os anos que a compõe se revelam em linha vertical. Dentro de cada ano haverá os documentos que registram os acontecimentos do período”, explica Victor Miranda, desenvolvedor do site.


Além disso, o conteúdo do site também compreende o  surgimento e o legado de grandes atrações do Vila como o Meia Noite se Improvisa, Baila Vila, Oficinas Vila Verão, o começo das carreiras de Lázaro Ramos, Wagner Moura, Virgínia Rodrigues e outros grandes atores, e por fim, a criação o projeto Teatro de Cabo a Rabo, que aproximou a produção cênica de outros municípios, trazendo a diversidade do interior para o Vila.


Foi também neste período que o Vila passou por uma reconstrução, ganhando salas de ensaio, um café, e a transformação do teatro galpão em um teatro contemporâneo com palco capaz de se transformar e abrigar diversas configurações espaciais, mudança que abriu infinitas possibilidades de dispor o palco e a plateia, expandindo os horizontes da cenografia  e da criação de dramaturgias espaciais.


“O Vila Velha e o Oficina são os únicos teatros criados por grupos independentes que renovaram a linguagem cênica brasileira nos anos 60. Outros da mesma natureza, no Brasil, desapareceram ou continuam, mas sem um corpo artístico que mantenha seu projeto estético e político, são apenas espaços para espetáculos” reforça Meirelles a respeito da importância de disseminar e preservar a memória de um espaço como o Vila.


Mesmo após o lançamento do site, o projeto pretende buscar novos recursos para abranger outros períodos da história do Vila e outros formatos de conteúdos históricos. O lançamento da plataforma é na verdade o piloto de uma iniciativa que pretende ser expandida ao longo dos próximos anos.


O projeto conta com a colaboração da arquivista Ivana Bittencourt na fase de organização do acervo documental. Ao longo do processo, Ivana auxilia, orienta, avalia e propõe subsídios para a tomada de decisão de um modelo de organização do acervo.


“Estamos trabalhando com um material muito valioso, é a documentação histórica de um dos mais importantes teatros do Brasil, um projeto que ajuda a contar boa parte da história do teatro baiano e brasileiro. Destaco também o cuidado com que esse arquivo vinha sendo tratado, não só no acondicionamento, mas na preocupação em mantê-lo preservado, respeitando a titularidade dos produtores”, revela Ivana.


Além da participação de Ivana, o projeto também conta com a consultoria da arquivista Aline Soares, responsável pela organização dos materiais do acervo. De acordo com Aline, o principal método de organização do projeto é o ano, toda a separação tem se desdobrado a partir desse critério cronológico.


“A partir da separação por ano a gente vai criando classes, subclasses e grupos, que pode ser uma divisão por artista, por grupos residentes, ou outras denominações. Dentro dessas classes existe também a divisão por tipo de documento. Ressalto que todas as divisões estão sendo feitas sempre respeitando os princípios da arquivologia”, explica Aline, que também ressalta o cuidado que os documentos estão recebendo na hora da digitalização para que não sejam danificados. Os documentos mais resistentes e preservados passam por um scanner de produção comum, enquanto os mais frágeis são digitalizados a partir de um scanner planetário.


Nesta primeira etapa, o foco foi em documentos administrativos, contábeis, epistolares, recortes de jornais, e materiais que requerem menor precisão de reprodução, para otimizar os recursos com o máximo de documentos possíveis. Outros materiais como cartazes, programas, filipetas e publicações, ficaram para a fase posterior.


“Junto com dois participantes da universidade LIVRE, Michel Santana e Julyana Costa, nós temos ido ao teatro para separar, organizar e higienizar esses documentos antes de enviá-los para a digitalização. Nessa etapa também vamos aprender como alimentar o site, para que ao longo dos próximos anos essa plataforma consiga ser constantemente atualizada”, revela Ananda Ikishima, atriz da Companhia Teatro dos Novos, produtora do projeto.


O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


SERVIÇO:


Live de Lançamento do Site - com Marcio Meirelles e Marcelo Rezende

10/04

16h

Youtube do Vila (youtube.com.br/teatrovilavelha)

Gratuito


SOBRE O TEATRO VILA VELHA:


O Teatro Vila Velha foi fundado pela Sociedade Teatro dos Novos, primeira companhia profissional de teatro da Bahia, em 1964. Desde então, o Vila, além de ter a Companhia Teatro dos Novos como seu grupo, acolheu outros importantes grupos artísticos como o Teatro Livre da Bahia, o Teatrinho Chique-Chique, o Viladança, o Vilavox, a Companhia Novos Novos, A Outra, o NATA (Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas), a Cia Teatro da Queda, a Supernova Teatro, e tem hoje, como residentes, a Companhia Teatro dos Novos e o Bando de Teatro Olodum. Além dos grupos, no Vila, atua também o Núcleo Viladança, responsável pela programação de dança do Teatro. A sofisticação estética de suas companhias e o trabalho inovador de pesquisa e formação fazem do Vila Velha um patrimônio da Cidade de Salvador e da cultura brasileira. Um gerador de energia criativa que alimenta experimentos e públicos de diversas linguagens artísticas. Desde sua fundação é um local de pensamento criativo e de inovação de práticas de convergências de diferentes criadores e linguagens. O Teatro atrai, dialoga e amplifica as ideias e intenções da arte como crítica ao presente e sonho de futuro, de inúmeros desejos de públicos e artistas, que nele sabem que encontrarão sempre um espaço de expressão, de liberdade e de aprendizado. O Vila recebe diariamente diversos públicos, desde espectadores de seus espetáculos, ou de espetáculos abrigados pelo local, artistas de diferentes linguagens, participantes de seus cursos e oficinas, pesquisadores de teatro e arte, além do público de artes visuais. O Teatro Vila Velha conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-187Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-061Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-066Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-113Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-246Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-347Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0874Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1206Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1339Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1644Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?