Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Ilê Aiyê promove evento online “Curuzu do Mundo” para discutir turismo étnico cultural
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 12 de Abril de 2021 19:05

Ile_Aiye_promove_evento_online_Silvana_OliveiraDepois de promover o evento online “Curuzu Afrofuturista” na semana passada, o bloco Ilê Aiyê prossegue colocando na roda temas que atravessam a luta contra o racismo e promove quinta e sexta-feira (15 e 16) duas mesas de conversa acerca do tema “Turismo Étnico Cultural” em evento online intitulado "Curuzu do Mundo". Os encontros são às 20h no canal do bloco no YouTube.

As transmissões são ao vivo e se propõem a debater o assunto a partir das experiências e potencialidades do Ilê Aiyê e sua comunidade. “O mercado turístico-cultural foi muito impactado com a pandemia da Covid-19, mas precisa se fortalecer a partir do entendimento de que o modo de vida, saberes e fazeres de grupos sociais e culturais fortalecem toda a cadeia produtiva do setor”, comenta o presidente do bloco, Antônio Carlos Vovô.

A primeira mesa acontece quinta-feira (15), 20h, e tem como tema “Experiências Turísticas Afro Culturais”. Os convidados para o debate são Josuel Queiroz, professor da rede pública e guia de turismo, e o historiador André Luís, ambos especialistas em História e Cultura Afro-brasileira. A mediação é da jornalista Silvana Oliveira.

“Será um momento importante para refletirmos o quanto o turismo étnico, ou afro turismo, abre uma abordagem de ressignificação da história do negro a partir de outras narrativas, e essas narrativas podem ser narrativas de resistência, por exemplo, a partir do entendimento de que esse movimento do turismo abre a possibilidade de o negro ocupar o espaço de narrador da própria história”, realça o historiador André Luís.

Para a segunda mesa, cujo assunto central é “O Turismo que fortalece a Identidade Negra”, os participantes são o professor de música e percussionista Mário Pam, e o jornalista, empreendedor e idealizador do Guia Negro, Guilherme Soares, também com mediação da jornalista Silvana Oliveira. A ideia é discutir sobre como esse desenvolvimento do turismo cultural põe a cultura negra nos holofotes, quebrando estereótipos que foram disseminados por décadas no país.

O evento busca valorizar os saberes e da história de um povo como promotores de uma experiência única para os visitantes, chamando atenção para o fato de a valorização material e imaterial possibilitar transformações sociais, para os turistas e para a comunidade.

“Temos uma história de negação da participação do povo preto na construção da nossa sociedade, e encontramos nesse movimento do afro turismo a possibilidade de recontar essa trajetória, propondo uma narrativa diferente daquela que nos foi imposta”, reitera André Luís.

“Curuzu do Mundo” é uma realização do Ilê Aiyê e da produtora Polo Cultural, com patrocínio do Governo do Estado por meio da Bahiatursa.

SERVIÇO:

CURUZU NO MUNDO

Mesa 1 – Experiências Turísticas Afro Culturais

Dia: 15/04 (quinta-feira)

Horário: 20h

Convidados: Josuel Queiroz e André Luís

Mediador: Silvana Oliveira

Onde: Canal do Ilê Aiyê no YouTube

Mesa 2 – – O Turismo que Fortalece a Identidade Negra

Dia: 16/4 (sexta-feira)

Horário: 20h

Convidados: Mário Pam e Guilherme Soares

Mediador: Silvana Oliveira

Onde: Canal do Ilê Aiyê no YouTube

PARTICIPANTES:

JOSUEL QUEIROZ – Natural de Teolândia (BA), é professor da rede pública há 20 anos, poliglota e guia de turismo especializado em Cultura e História Afro-brasileira. Por mais de 22 anos, tem promovido tours afro culturais para estudantes, professores, acadêmicos e pessoas interessadas na cultura e religião afro-brasileiras. Josuel é também o fundador da Olafemi Tours, uma agência de viagens especializada em passeios afrocentrados.

ANDRÉ LUIS – Professor e historiador especializado em História e Cultura Afro-brasileira, mestre em Educação pela UNEB, cofundador do projeto Experiência Griô, e pai de 2 meninos pretos.

GUILHERME SOARES - Jornalista, empreendedor, viajante e consultor. Criador do site Guia Negro, que fala sobre cultura negra e viagens, e sócio da Black Bird Viagem, plataforma de turismo e representatividade, que cria roteiros ligados ao afroturismo. Também realiza consultoria em diversidade para empresas do setor de turismo.

MARIO PAM - Professor de música e regente da banda do bloco Ilê Aiyê, é formado em Licenciatura em Música pela Universidade Católica do Salvador e mestrando na UFBA. Ministra aulas de percussão e palestra em Universidades, ONGs, escolas públicas e privadas, assim como para diversos grupos da Europa e Estados Unidos. Atualmente coordena a Associação Cultural Tambores do Mundo.

SILVANA OLIVEIRA - Gerente de jornalismo da rádio Sociedade da Bahia e âncora do programa Conexão Sociedade, foi responsável pela consolidação da BandNews FM Salvador, onde foi diretora de jornalismo e âncora por oito anos e meio, apresentadora do programa Band Entrevista na TV, mediadora dos debates eleitorais da BandBahia, além de ter atuado como apresentadora na rádio Metrópole e gerenciado o jornalismo da TVE.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-176Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-060Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-024Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-107Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-253Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-304Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0994Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1127Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1268Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1502Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?