Salvador, 18 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Jovens da Cia La Bagaça estreiam profissionalmente em 13 de agosto a peça Encruzilhada
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 02 de Agosto de 2021 15:39
Cia_La_BagacaCia La Bagaça estreia Encruzilhada, seu primeiro trabalho profissional, que fica em temporada virtual na plataforma do Youtube da Casa Preta Espaço de Cultura. A estreia está marcada para 13 de agosto, às 19h, mesmo horário das apresentações dos dias 14 e 15 de agosto. O espetáculo segue em cartaz até 18 de agosto, com apresentações às 16h e 19h, seguidas de bate-papos com elenco e ficha técnica da montagem (programação abaixo). Construído coletivamente pelo grupo formado por jovens entre 18 e 24 anos e artistas convidados, a montagem reúne influências do Hamlet de Shakespeare, da música das quebradas e até do universo cinematográfico da Marvel.
Encruzilhada evoca o teatro como linguagem fundamental, se aproxima do cinema e absorve expressões da tecnologia na construção de uma trama que joga com uma experiência não-linear do tempo. Na peça, três personagens femininas (Lana, Loni e Olah) expressam a conexão entre presente, passado e divino para observar e contar a história do jovem Bruno, que ao festejar seu aniversário de 18 anos com seus amigos e amigas, descobre trágicos segredos que envolvem a história da sua família.
A peça se passa na casa da família do protagonista Bruno, mas há também cenas numa cela de prisão e numa espécie de “não-lugar”, a partir do qual atuam as divindades femininas do tempo. No processo criativo, ao longo das leituras do texto e dos ensaios, majoritariamente ocorridos virtualmente, o conceito dos espaços cênicos se invertem: o ambiente do divino torna-se mais palpável, enquanto a casa simplesmente some enquanto imagem concreta, dando à interpretação dos atores o protagonismo cênico. Já as cenas na prisão flertam com o realismo: uma “cela-andaime” mostra  Ícaro e Glória - enclausuradas nelas mesmas.
O espetáculo é também um convite à discussão de temas socialmente relevantes, bem como à desnaturalização de como se idealiza e se enxerga o feminino. Dentre as divindades femininas está uma travesti, que é apresentada na peça como uma das mais antigas expressões do feminino. Ao mesmo tempo em que essa tríade divina faz referência às Deusas Moiras do destino na mitologia grega, elas também aludem a Exu, divindade eminentemente masculina na mitologia iorubá. São essas divindades que acompanham o desvendar da história familiar de Bruno e interferem no passado e no presente para que o rapaz, ao descobrir a verdade que circunda sua família, possa inaugurar um novo ciclo de prosperidade e felicidade.
A Cia La Bagaça desenvolveu um espetáculo fictício que, em diversos momentos, revela influência das tragédias gregas e shakespearianas, bem como dos folhetins televisivos e da linguagem soteropolitana, o que permite uma maior identificação do público com a trama. Os integrantes da La Bagaça estão contentes em apresentar Encruzilhada para o grande público, com especial atenção a moradores e moradoras dos bairros que residem, como Mata Escura, Brotas, Mussurunga, Uruguai, São Caetano, Pero Vaz, Alto de Coutos, Calabar e Castelo Branco.
Diante da pandemia do covid-19 e da inevitável necessidade de reinvenção também no teatro, o espetáculo fará apresentações online seguidas de bate-papo com o elenco/equipe de Encruzilhada sobre a obra e temas correlatos, em que convida moradores de seus bairros de origem. “À nossa maneira, estamos dizendo que é possível fazer diferente, é possível escolher fazer diferente na vida e no palco. Desejamos provocar a fala da audiência, sobretudo se forem jovens como nós, provocar um debate saudável que esperamos que possa levá-los a pensar sobre sua forma de se colocar na sociedade ”, afirma Igor Bispo, integrante da Cia La Bagaça e co-autor do espetáculo.
Cia La Bagaça
A companhia é uma reverberação do curso “Aprendiz em Cena” - projeto de formação em artes cênicas, realizado no Mercado Iaô e na Casa Preta Espaço de Cultura, entre maio de 2019 e fevereiro de 2020 -, em que tiveram aulas de cenografia, figurino, iluminação, canto, história do teatro, interpretação e etc. A Cia La Bagaça, formada por jovens entre 18 e 24 anos, carrega em seu nome a identidade baiana e expressa a essência da juventude que pensa a arte como campo de mudança, pensando as artes cênicas como um espaço de crescimento humano, pessoal e profissional.
Motivados a fazer da arte um caminho para a prática da conscientização, La Bagaça idealiza o projeto de montagem da peça Encruzilhada e convida alguns dos seus formadores para acompanhar e dar suporte a este trabalho que abre os caminhos do grupo no palco - como Gustavo Melo, Fernanda Paquelet, Manuela Rodrigues e Gordo Neto.
Para Gordo Neto, co-diretor do espetáculo e coordenador geral no curso de formação dos jovens, a formação artística e a peça alertam para a capacidade que cada um deve encontrar dentro de si para alterar a trajetória de sua vida. Citando Bertolt Brecht: "Nada é impossível de mudar (...) suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar”, afirmou Gordo.
O projeto é financiado  pelo Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Programação de Exibição e Bate-papo
13 de agosto – sexta feira – ESTREIA GERAL 19:00h
Bate-papo – Público convidado – amigos e familiares
14 de Agosto – Sábado – 19h
Felipe, Valéria e João Deusa – Cidade Baixa
15 de Agosto – Domingo – 19h
João Vitor, Deyse e Marcus – Engenho Velho De Brotas
16 de Agosto – Segunda-feira – 16h
Vitinho e Franciellen – Castelo Branco e Águas Claras
16 de Agosto – Segunda-feira – 19h
Diana e Igor – São Caetano e Mussurunga
17 de Agosto – Terça-feira – 16h
Claudio e Pablo – Boiadeiro e Alto de Coutos
17 de Agosto – Terça-feira – 19h
Alan, Pedro e Nicoly – Mata Escura
18 de Agosto – Quarta-feira – 16h
Igor e Luan – Pero Vaz
18 de Agosto – Quarta-feira – 19h
Vitinho e Rebeka - Amaralina
Ficha Técnica - ENCRUZILHADA
Direção Gordo Neto e Gustavo Melo
Coordenação de Produção Fernanda Paquelet
Equipe de Produção Cláudio Rocha, Igor Bispo, Rebeca souza, Vitinho Silva e Pablu Carvalho
Dramaturgia Cláudio Reis, Igor Bispo, Pablu Carvalho e Gustavo Melo
Catering Fernanda Paquelet, Mariana Laly e Maria Paquelet
Concepção e Composição de Figurino Rino Carvalho
Costureira Angélica Paixão
Adereços Cia La Bagaça
Maquiagem Pablu Carvalho e Flávia Peixinho
Direção de Arte, Cenografia, Som Direto, Elétrica e Iluminação Fred Alvin
Cinegrafista, Direção de Fotografia, Direção de Set, Foquista, Direção de Arte, Som Direto, Montagem, Edição e Finalização Moisés Victório
Still Alan Garfo
Direção e Produção Musical Ricardo Caian
Preparação Vocal Manuela Rodrigues
Instrumentistas Ricardo  Caian, Igor Bispo, Marcos Vinicius, Pedro Paulo
Voz Igor Bispo e Diana Zurk
Logistica Cazumba Transporte
Motoristas Anderson Cazumba Gomes e Fábio

Compartilhe:

Última atualização em Ter, 03 de Agosto de 2021 02:03
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-130Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-009Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-048Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-095Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-288Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-327Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0954Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1135Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1306Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1469Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?