Salvador, 20 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Em setembro, Orquestra Sinfônica da Bahia realiza o concerto de música contemporânea “Futurível” e celebra seus 39 anos em Live Concerto de Aniversário
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 02 de Setembro de 2021 00:33

OSBA_Foto_Rafael_MartinsSetembro é um mês especial para a Orquestra Sinfônica da Bahia, afinal é quando completa mais um ano de existência enquanto corpo artístico. Para a OSBA, celebrar o segundo aniversário num contexto de pandemia e ainda com distanciamento do público, significa seguir se reinventando e levando música para o maior número de pessoas possível, ainda que com as adaptações necessárias e no ambiente digital.

No mês que completa 39 anos, a OSBA destaca na sua programação o  vídeo-concerto “Futurível” (16/09) um dos seus projetos mais inovadores que tem como objetivo apresentar compositores de música de concerto contemporânea, do século XX e XXI, ainda pouco interpretados pelas orquestras de modo geral. Ainda, a Live Concerto de Aniversário (30/09) com transmissão ao vivo diretamente do palco do Teatro Castro Alves, com a OSBA interpretando obras de Tchaikovsky e Mussorgsky sob regência de Carlos Prazeres e solos de violino de Priscila Rato.


Sendo veiculado pela primeira vez no ambiente virtual, o concerto de música contemporânea da OSBA, o “Futurível” vai ao ar no dia 16 de setembro, às 20h, no canal da OSBA no Youtube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia). Com regência de Carlos Prazeres, regente titular e diretor artístico da Sinfônica da Bahia, a orquestra interpreta “Caleidoscópio II”, do compositor baiano Lindembergue Cardoso (1939-1989) e “Sinfonia de câmara nº 1, Op. 9”, do austríaco Arnold Schoenberg (1874- 1951), compositor vanguardista e pai do dodecafonismo, técnica composicional que utiliza os 12 sons (das sete notas musicais e suas variantes bemol e sustenido) sem hierarquia entre eles.


Para Carlos Prazeres, regente titular e diretor artístico da OSBA, a música de concerto contemporânea acaba por ser pouco difundida, se centrando em círculos menores de intelectuais e compositores, como o ambiente acadêmico. Desta forma, o “Futurível” tem também este objetivo de aproximar a música de concerto feita dos dias atuais para o público já consumidor de música orquestral, de compositores clássicos”, diz Prazeres. “Sempre trazemos um compositor internacional e um compositor baiano, pois a Bahia foi e é uma importante escola de composição, que iniciou com nomes como Hans-Joachim Koellreuter, Ernst Widmer, Walter Smetak, formando compositores como o próprio Lindembergue Cardoso, que tem obras premiadas em sua trajetória”, completa o maestro, sobre a escolha do programa.


39 ANOS DA OSBA: o segundo ano da pandemia tem sido bastante desafiador para o corpo artístico da Sinfônica da Bahia, que até o momento  conseguiu se reunir presencialmente apenas em duas ocasiões, para a realização das lives “Concerto da Amizade”,  e “Piazzolla 100 anos”.  Para celebrar os seus 39 de existência, a OSBA realizará a live “Especial de Aniversário”, sua terceira live do ano, trazendo no programa a obra de dois compositores russos, “Uma noite no Monte Calvo”, de Mussorgsky ( 1839-1881) e “Concerto para violino em Ré maior, Op. 35”, de Tchaikovsky ( 1840-1893), sob regência de Carlos Prazeres e solos da violino de Priscila Rato, spalla da OSBA.


Para Carlos Prazeres, a Live Especial de Aniversário,  será uma forma de destacar a orquestra e sua capacidade interpretativa, posto que se tratam de obras que exigem bastante energia dos intérpretes, como também uma forma de resgatar o ânimo e a conexão com seu público, depois de um longo período sem encontros presenciais entre os próprios integrantes da orquestra, que tem tocado sem plateia desde janeiro de 2020. “As duas obras que escolhemos são muito energéticas então esperamos que elas mexam com a energia do nosso público, com a empolgação de todo mundo, como um prenúncio de que finalmente voltaremos para a nossa fase presencial, de reencontro com eles”, diz Prazeres, se referindo ao fato de que tanto OSBA quanto o Teatro Castro Alves planejam realizar os primeiros eventos presenciais a partir do mês de outubro.


Para além da escolha de um programa que destacasse a performance orquestral da OSBA, Prazeres complementa a escolha da spalla Priscila Rato enquanto solista. “Priscila é a líder da orquestra, então esta escolha se dá por conta da orquestra ser a grande homenageada da noite, em seu aniversário, quanto como uma forma de destacar a capacidade solista dos grandes músicos que temos”, completa o maestro. A Live Especial de Aniversário acontece no dia 30 de setembro, às 20h, diretamente do palco principal do Teatro Castro Alves, com transmissão ao vivo no canal da OSBA no Youtube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia).


OSBA TALKS: na música, o arranjo é a preparação de uma composição musical para a execução por um grupo específico de vozes ou instrumentos musicais. A possibilidade de fazer diferentes arranjos para diferentes tipos de música é o que possibilita a OSBA realizar concertos como o “Baile Concerto” ou “São João Sinfônico”, por exemplo, que são adaptações orquestrais da música popular. Levando luz a este ofício essencial mas que na maioria das vezes fica por trás das cortinas das apresentações musicais, a OSBA realiza a live “OSBA Talks” com o tema “O que é o arranjador e seu papel na Orquestra Sinfônica”, para debatermos sua importância e as inúmeras possibilidades musicais que se abrem para uma orquestra. Para este bate-papo, que acontece no dia 08 de setembro, às 19h, no Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia) o maestro Carlos Prazeres convida Jean Marques, que além de fagotista da OSBA, é um dos principais arranjadores para esta orquestra e para várias formações camerísticas e orquestrais.


CINECLUBE OSBA: o projeto de extensão da Sinfônica da Bahia que propõe um diálogo entre o cinema e a música sinfônica terá duas edições neste mês de setembro. No dia 15 de setembro, às 19h, a Live debate do Cineclube OSBA vai discutir o filme “O Lagosta” (2015), dirigido por Yorgos Lanthimos e que traz o compositor Stravinsky na sua trilha musical. Este bate-papo contará com a presença de Paulo Zorzetto (timpanista-solista e chefe do naipe de percussão da OSBA) e Wanderley Teixeira (pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica e Grupo Recepção Crítica da Imagem, ambos da Facom/UFBA). Já no dia 29 de setembro, às 19h, a live debate do Cineclube OSBA discute o filme italiano “O Leopardo” (1963), de Luchino Visconti e que possui o também italiano Verdi na trilha musical. Este bate-papo contará com a presença de Michele Girardi (trombonista da OSBA, professor e pesquisador) e Carolina Guimarães (jornalista e pesquisadora na área de análise fílmica).

Na versão virtual do Cineclube OSBA, a orquestra indica um filme previamente em suas redes sociais, recomendando o uso do site Just Watch https://www.justwatch.com/br para saber a melhor forma de assistir. Em seguida, na data estipulada, há a transmissão da live debate com os convidados no canal da OSBA no Youtube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia).


CAMERATAS DA OSBA: projeto de extensão da OSBA formado pelos grupos Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar, as Cameratas seguem com sua programação virtual com dois vídeos musicais do projeto Café com as Cameratas #Drops. No dia 08/09 vai ao ar no Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia) o vídeo da camerata Quarteto Novo interpretando “Rêverie, op. 19”, do compositor brasileiro A. Levy (1864-1892). Já no dia 15/09 vai ao ar o vídeo da da camerata Quadro Solar interpretando IV movimento “Burrico de Pau” da “Sonata para cordas em Ré maior”, do também compositor brasileiro Carlos Gomes (1836-1896). Os dois vídeos musicais também serão publicados em dias subsequentes nos perfis de Instagram do Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial), da Associação Amigos do Teatro Castro Alves (@amigostca) e das instituições parceiras Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia) e do Palacete das Artes (@palacetedasartes), de modo que as cameratas sigam levando música para o público destes espaços.


A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).



SERVIÇO - CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA OSBA DE SETEMBRO/2021


08/SET – LIVE OSBATALKS

Transmissão no Instagram da OSBA

Horário: 19h

Com Carlos Prazeres e Jean Marques

Tema: O que é o arranjador e seu papel na Orquestra Sinfônica

16/SET – FUTURÍVEL

Veiculação no YouTube da OSBA

Horário: 20h

Regente: Carlos Prazeres

Programa:

L. CARDOSO – Caleidoscópio II (12’)

A. SCHOENBERG – Sinfonia de câmara nº 1, Op.9 (21’)

30/SET – LIVE CONCERTO ANIVERSÁRIO DA OSBA

Local: Sala Principal TCA

Horário: 20h

Regente: Carlos Prazeres

Solista: Priscila Rato (violino)

Programa:

M. MUSSORGSKY– Uma noite no Monte Calvo (12’)

P. I. TCHAIKOVSKY – Concerto para violino em Ré maior, Op. 35 (33’)

EXTENSÃO.OSBA

CAMERATAS NA QUARENTENA

CAFÉ COM AS CAMERATAS #DROPS

Camerata Quarteto Novo - A. LEVY – Rêverie, op. 19


Data e local das exibições:

08/09 (quarta-feira) - Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)

09/09 (quinta-feira) - Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial)

- Instagram da Associação Amigos do Teatro Castro Alves (@amigostca)

10/09 (sexta-feira) - Instagram do Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia)

- Instagram do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (@ighbahia)

11/09 (sábado)  -  Instagram do Palacete das Artes ( @palecetedasartes)


CAFÉ COM AS CAMERATAS #DROPS

Camerata Quadro Solar - A. CARLOS GOMES –IV mov. “Burrico de Pau” da Sonata para cordas em Ré maior


Data e local das exibições:

15/09 (quarta-feira) - Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)

16/09 (quinta-feira) - Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial)

  • Instagram da Associação Amigos do Teatro Castro Alves (@amigostca)

17/09 (sexta-feira) - Instagram do Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia)

Instagram do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (@ighbahia)

18/09 (sábado) -  Instagram do Palacete das Artes (@palecetedasartes)

CINECLUBE OSBA

15/SET – Cineclube OSBA

Horário: 19h

Debatedores: Paulo Zorzetto (OSBA) e Wanderley Teixeira (LAF e GRIM/UFBA)

Live debate transmitido ao vivo no canal da OSBA no Youtube

29/SET – Cineclube OSBA

Live debate do filme “O Leopardo” (Luchino Visconti, 1963)

Horário: 19h

Debatedores: Michele Girardi (OSBA) e Carolina Guimarães (jornalista e pesquisadora)

Live debate transmitido ao vivo no canal da OSBA no Youtube

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-087Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-077Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-011Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-141Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-250Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-324Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0775Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1089Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1334Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1471Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?