Salvador, 25 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Com videoclipe, CABOKAJI lança 10 de setembro single Gameleira em parceria com o Natura Musica
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 06 de Setembro de 2021 14:52

CABOKAJI

O exaltar do poder e da beleza feminina cabocla. Uma composição para falar, sentir e fazer reverberar o Feminino. É com esse levante que o ajuntamento musical baiano CABOKAJI - encontro músico-performance dos cantores, compositores, instrumentistas e pesquisadores da arte Caboclo de Cobre, ISSA, Mayale Pitanga e Ejigbo Oni

 

lança em todas as plataformas musicais digitais no próximo dia 09 de setembro, com patrocínio do Natura Musical e do Governo do Estado da Bahia - através do Fazcultura, o single e videoclipe Gameleira, que integra o seu primeiro álbum a ser lançado no próximo dia 24 de setembro, gravado no estúdio da Aquahertz Beats.

Com composição de ISSA e Caboclo de Cobre, Gameleira passeia pelo kabila, misturando levadas de ragga e uma linguagem sonora pop que é sempre presente nas produções da banda. Ao trazer Gameleira como música de lançamento do álbum Cabokaji, a banda traz a poética de sua musicalidade - música para dançar, movimentar corpo e ideias, para evocar a energia ancestral que atravessa o tempo e nos traz até onde estamos e nos levará adiante, onde queremos estar.

"Gameleira tem um quê de sensualidade atrelada a uma perspectiva espiritual, porque é nosso ser tudo isso, ter toda essa potência e expressá-la através do corpo-espírito, nada indissociado, tudo junto e misturado. Cabokaji é um cipoal de música afroindígena onde as misturas acontecem organicamente - o repente, samba reggae, côco, dubwise, pagodão, etc., tudo que é nosso e conta nossa história, gingando através da existência", descreve Ejigbo Oni.

Gameleira traz um refrão dançante, uma composição com uma diversidade rítmica intensa, característica do Cabokaji, provocando sensações variadas e estimulando a dança. De acordo com o músico Mayale Pitanga, Gameleira integra um álbum que nos faz navegar literalmente no nosso imaginário. "Cabokaji é como um livro, leia e sinta", realça e acrescenta que lançar o projeto em parceria com a Natura Musical é importante pois esta empresa "colabora para dar mais força às vozes do Brasil".

Em seu primeiro álbum, a banda resgata a importância dos povos originários para a musicalidade nacional brasileira, berço para o surgimento de diversos ritmos nordestinos, para além de uma gama rítmica ainda pouco explorada como rojão, aboio, dança de Búzios, Coco Fulni-ô, e outras mais populares como maracatu e afoxé. Cabokaji é um sopro para afastar a neblina, cortiça do esquecimento, que tanto atrapalha enxergar o valor e a contribuição incondicional deste povo.

O Cabokaji foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura da Bahia (FazCultura), ao lado de Nara Couto, Mestre Aurino de Maracangalha, Mahal Pita e Mercado Iaô, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 58 projetos de música até 2020, como Margareth Menezes, Jadsa, Mateus Aleluia e Ilê Ayê.

“A música propõe debates pertinentes, que impactam positivamente na construção de um mundo melhor. Acreditamos que os projetos selecionados pelo edital Natura Musical podem contribuir para a construção de um futuro mais bonito, cada vez mais plural, inclusivo e sustentável”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

Original CABOKS

Com uma produção musical contemporânea calcada em ritmos eletrônicos e um discurso pautado no “sorriso como ferramenta política e a dança como processo de cura”, Original Caboks é resultado do caminho já percorrido em dois anos desde sua criação e das vivências e contatos com ajuntamentos indígenas ocorridos na primeira etapa do projeto, de 12 de julho a 10 de agosto, com as comunidades tradicionais Fulni-ô, Xucuru-kariri e Kaxagô.

“Estar com eles foi fundamental, foi fundamento. Fundamento em religiosidade é a célula basilar do rito. Se Cabokaji é um grande Ritual, a sua célula basilar é toda esta herança e beleza indígena, trocada e partilhada em corpo presente e incorporado de sentidos", pontua Caboclo de Cobre.

Além dos lançamentos de Gameleira (10/09) e do álbum Cabokaji (24/09), o projeto Original CABOKS - que conta com coordenação de produção de Luiz Antônio Sena Jr, produção executiva de Mariana Damásio e assistência de Sérgio Akueran - sairá em turnê de shows por quatro cidades nordestinas: Salvador (BA - 25 de setembro e 23 de outubro), Aracaju (SE - 02 de outubro), Maceió (AL - 09 de outubro) e Olinda (PE - 16 de outubro). Terras que construíram a base da musicalidade desse país.

O projeto conta ainda com o lançamento de mais dois videoclipes - Jurubeba e Chegança, cada um deles lançado em uma das cidades da turnê, Salvador e Olinda, respectivamente. O conceito poético dessas produções passa pela ritualística-visualidade-costumes, reverência e valorização das mulheres indígenas e a desmistificação dos povos originários enquanto indivíduos que estão à margem dos recursos tecnológicos e da geração de conhecimento.

Outro produto que integra o projeto é um curta experimental, documento do processo de construção dos shows e videoclipes, como recurso-memória neste resgate à ancestralidade afro-ameríndia. Todo esse material audiovisual conta com a direção de fotografia do documentarista Ted Ferreira. Além disso, o projeto propõe a revitalização da Rádio Educativa Cultural Fulni-ô FM, que abriga o maior acervo do "Ia-Tê", língua original da Aldeia Fulni-ô.

Sobre a banda Cabokaji

Cabokaji não é criado, ele é poeira cósmica musical permeada por histórias que atravessam tempos e estão marcadas em nossos corpos. Ocupação PRETA, INDÍGENA, CABOCLA. Dança de batida no coro. Em 2019, Natura Musical aproxima e expande os horizontes para o nascer do primeiro álbum Cabokaji, afirmação discursiva para a ocupação e a exposição do ajuntar para exaltar as culturas de povos pindorâmicos e corpos pretos atravessados para outro lado do atlântico e que atualmente nos enriquecem com forças ancestrais de orixás, nkisis e voduns.

Pandemia veio e o Covid-19 atravessou de forma direta a poética musical da CABOKAJI, individualmente entre seus integrantes e coletivamente. As rítmicas também acabaram se tornando mais populares, os arranjos se tornaram mais afetivos, o sorriso se tornou mais presente e a vontade de estarmos juntos se tornou mais pulsante.

Cabokaji é aldeamento, resultado do “Ajuntamento” de muita energia positiva, partilhas e trocas. Em dois anos de existência espalha o som pela valorização dos universos africanos e dos povos pindorâmicos, culturas dotadas de saberes, costumes, belezas, mistérios e musicalidade presentes nos corpos brasileiros. É o tempo espiralar, a ancestralidade que é ontem, hoje, amanhã-agora.

Além do Prêmio Natura Musical 2019, para a produção do seu primeiro disco, Cabokaji coleciona o prêmio na categoria de “Melhor Arranjo para Música com Letra”, com o single “Chegança”, no 18º Festival de Música da Educadora FM, em 2020, em que teve contribuição de Dandê Bahia e Produção da AquaHertz Beats.

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões  no patrocínio de mais de 518 projetos - entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento à cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua  de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.

Sobre FAZCULTURA

Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Ficha Técnica - Gameleira

Vozes - ISSA, Caboco

Backing vocal - Cabokaji e Marcelo Santana

Baixo - Ejigbo

Guitarras - May, ISSA, Ejigbo

Percussão - ISSA

Synth - Marcelo Sant'anna

Serviço

O quê: CABOKAJI lança single e videoclipe Gameleira - projeto Original CABOKS

Quando: 10 de setembro

Onde: plataformas digitais.

Compartilhe:

Última atualização em Seg, 06 de Setembro de 2021 16:15
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-172Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-055Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-036Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-179Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-217Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-314Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0884Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1103Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1336Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1585Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?