Salvador, 23 de março de 2017
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Questionar é uma prática feminista. Por Lorena Lacerda
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sáb, 04 de Março de 2017 02:19

Lorena_LacerdaEu, mulher, militante, negra, feminista e soteropolitana, questionei sim o fato de um cantor conhecido no meio baiano levantar uma bandeira pró feminista, ainda mais quando parte do seu público é formado por mulheres.

O artista, ao pedir respeito às mulheres em seus shows, tem que condizer tais falas com atitudes em cima do palco e fora dele, de forma séria e honesta, pois quando se levanta uma bandeira em prol de determinada causa é preciso sustentá-la de forma digna/com dignidade. Quando se é figura pública de pequeno ou grande público, é imprescindível ter muita cautela com que se fala e se veicula, pois palavra tem poder e alcance, ensejando/oportunizando questionamentos. E questionar nunca foi e nunca será ataque. Questionar é um exercício, e digo mais, é minha prática feminista frente o silenciamento que nós sofremos diariamente.

A música sempre foi um meio de se trazer debates, temas sociais e culturais, como também, infelizmente, um lugar de reprodução de racismo, machismo, LGBTfobia, ou seja, diversas opressões. Música é produzida em sociedade por seres sociais, portanto, é natural questionar e se posicionar contra ou a favor a tais produções. Música é transmitida pelo artista, cantora, cantor, que a usa para se comunicar, para tornar uma ideia comum; quando essa mensagem peca no seu conteúdo, é preciso ter discernimento para ouvir e dialogar com interlocutor. E o interlocutor, nesse debate em questão, somos nós mulheres!

Os homens que querem apoiar o movimento feminista têm que agir com coerência e mais empatia com as mulheres. Vocês, homens, respeitam mulheres, enquanto seres humanos, ao não compartilhar vídeos e fotos de mulheres sendo expostas por seus amiguinhos e colegas em grupos de aplicativos; se afastando de amigos que estão sendo acusados de crimes (em específico) contra as mulheres (cis, trans); se colocando no lugar de ouvinte de questionamentos vindo das mulheres. Afinal, é óbvio que se tem tantas mulheres reivindicando um ponto em questão, é preciso que os homens se atentem para escutar as nossas demandas, isso sim sendo um apoio legítimo a nossa luta por uma sociedade mais justa e menos machista.

Sobre mulheres que frequentam shows da banda

Não tenho nada contra e não condeno ninguém. Feminismo não é sobre julgamento/censura; é sobre liberdade em respeito às diferenças. A luta feminista diz respeito ao empoderamento de mulheres enquanto sujeitos de suas próprias vidas e escolhas. O foco não são as mulheres que consomem o artista X, a banda de amigo acusado ou a banda de ex amigo de acusado, nada disso interessa! Quem culpabiliza é a sociedade machista, onde mulheres são responsabilizadas por erros dos homens. Até nesse caso somos nós, mulheres, quem pedimos desculpas por erros dos nossos pais, tios, amigos, irmãos e até dos nossos artistas favoritos e ídolos. O machismo é uma amarra social tão enraizada, que eu vi mulheres feministas fazendo textos e mais textos, justificativas e mais justificativas para se sentirem menos culpadas por consumirem o artista. O machismo é um plano perfeito mesmo, não é? Mas para todo plano perfeito existe alguém, ou melhor, um grupo para contrapô-lo, e esse plano que confronta é o feminismo!

Lorena Lacerda é Militante feminista negra interseccional e Comissão da Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador.

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 11.03.17.015Dj Pureza. Discotecagem Chupito. 11 Mar 2017
  • 04.03.17.108Sankofa. Discotecagem. Chupito. 04 mar 2017
  • 01.03.17.012QuartaaGenteArranja. Aboca. 01 Março 2017
  • 28.02.2017.031Retratos Carnaval Salvador. João Pereira. 28 Fev 2017
  • 28.02.17.22150 anos Tropicalismo. Ana Mametto. 28 Fev 2017
  • 28.02.17.12550 anos de Tropicalismo Márcia Castro. 28 Fev 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?