Salvador, 19 de novembro de 2017
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Toda nudez será castigada? Por Neyde Lantyer
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 31 de Outubro de 2017 14:36

Neyde_LantyerSábado passei uma tarde inteira refletindo sobre nudez. Sempre me acontece qdo vou à sauna aqui na Holanda, mas agora, com a recente onda de puritanismo no Brasil, o pensar foi mais fundo. Em dezembro faz 17 anos da primeira vez q fui à sauna aqui.

É costume local, as pessoas vão para relaxar e, especialmente, p/ amenizar os 7 longos meses de frio, qdo o corpo está sempre coberto por mtas e pesadas vestes. Na sauna e em todas as suas dependências, todos ficam nus.

Há 17 anos falei p/o meu marido que não teria coragem e iria usar bikini, ele disse q então não podíamos ir pq estranho seria uma mulher de bikini em um ambiente em q todos estão nus (o bikini seria um símbolo de vaidade). Desisti do bikini mas me agarrei à minha toalha. Foi uma experiência estranha pq eu nunca tinha ficado sem roupa em um ambiente coletivo, estranha também pq ninguém estava preocupado com a nudez do outro nem com a própria. Estranha p mim, brasileira, pq a nudez era simples, sem subterfúgios, sem exibicionismos, deserotizada. Corpos novos e velhos, gordos e magros, flácidos, barrigudos ou não, peitos, bundas, pintos e xerecas de todos os tipos desfilando para lá e para cá naturalmente, passando de um ambiente a outro simplesmente nus - apenas no restaurante as pessoas usam roupão (nas fotos q ilustram este post as pessoas aparecem c/roupões ou toalhas pq são fotos de publicidade, mas lá todos estão despidos).

De lá pra cá, já fui algumas outras vezes à saunas, spas, centros de relaxamento, uns mais chiques, outros mais básicos, em todos, a nudez é coletiva e absolutamente simples. No sábado fomos à esse spa bonitão no Amsterdamse Bos, um complexo de "wellness" (saúde, bem-estar) com sauna seca, à vapor, quentíssima, perfumada, de luz, de brasas, etc, banhos turcos (os hammas), banhos romanos, uma queda d'água interna de água de chuva gelada, para alternar com a suana mais quente, uma piscina aquecida enorme metade interna (ambiente tbem aquecido) e metade externa (sob o frio do outono ou do inverno), vc passa de uma para a outra nadando (a minha preferida, adoro nadar na água quente a céu aberto), jacuzzis internas e uma enorme do lado de fora, ofurô tbem na parte externa, etc. Todos esses ambientes são compartilhados, nenhum é privativo.

Mas o q mais me toca são os corpos qdo a nudez é deserotizada. Nas primeiras vezes em q estive na sauna fiquei tão impactada q pensei q não achava o corpo humano nu bonito como eu idealizara, hoje entendo q o corpo humano é belíssimo justamente nas suas imperfeições e na sua humanidade. Há uma similaridade em todos eles q é comovente, há sempre uma barriga, uma celulite, uma flacidez, uma parte q não se enquadra no idealizado, mesmo em se tratando dos corpos mais jovens e mais torneados, sem que nada disso seja fraqueza ou defeito. Os corpos nus em um ambiente não sexualizado não são como os corpos da publicidade e muito menos os da pornografia, não despertam atrações irresistíveis, nem vontade de olhar ou tocar. Eles nos lembram nós mesmos, nossos pais e mães, filhos, todos tão vulneráveis, comuns, iguais, mortais, simplórios na sua profunda humanidade.

Meu pensamento estava o tempo todo no Brasil. Vontade de chorar pelo retrocesso, pela exarcebada erotização dos corpos mesmo os infantís, ou os velhos, qdo se exige q permeneçam jovens, pela demonização do nu, pela religiosidade e o puritanismo toscos q se abateram sobre a nossa sociedade doente. Aceitar o nu como a nossa humanidade é o caminho inclusive para a redução dos crimes sexuais contra mulheres e crianças. Nudez é humanidade.

Neyde Lantyer, baiana, é fotógrafa e vive na Holanda há mais de 20 anos.

A imagem pode conter: 1 pessoa, planta, árvore, atividades ao ar livre, água e natureza
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 1 pessoa, céu, piscina e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, área interna

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 17.11.17.065Festival Samba de Beco, 17 Nov 2017
  • 17.11.17.009II Noite Cultural. Casa Preta. 17 Nov 2017
  • 12.11.17.064Puxadinho MassaLarica. Ano 1. 12 Nov 2017
  • 10.11.17.048Nobreza Vinil Session 2. Lebowski. 10 Nov 2017
  • 04.11.17.238Perc Pam. Lgo da Mariquita. Alb 2. 04 Nov 2017
  • 04.11.17.010Perc Pam. Lgo da Mariquita. Alb 1. 04 Nov 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?