Salvador, 19 de novembro de 2017
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
A origem. Por Cláudio Guedes
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 01 de Novembro de 2017 03:43

Claudio_GuedesA pobreza no Brasil é um estigma para toda a vida. Há exceções, claro. Notadamente se o pobre é branco, se sua família possui raízes na Europa e se nasceu no sul do país.

Mas, mesmo assim, pobres que conseguem vencer a barreira social são exceções. Em geral não há remédio, a origem na pobreza é uma marca que acompanha as pessoas durante toda sua vida, a vida dos seus filhos e a vida dos seus netos. Muitos vencem a barreira da miséria, mas não a barreira da pobreza.

Vejo agora que o juiz Sérgio Moro, em outra ação que busca holofotes - apenas um dia após a pesquisa do IBOPE que mostra que o ex-presidente Lula mantêm-se com larga vantagem para a corrida presidencial de 2018 -, autorizou o uso de "provas" (provavelmente depoimentos dos delatores mantidos pela doutrina Moro no cárcere de Curitiba) obtidas na Operação Lava-Jato em investigação da Policia Federal sobre as palestras do ex-presidente Lula.

Por quê o ex-presidente Lula é investigado, de novo, pelas palestras que deu? Já o foi. As palestras foram abertas pelo LILS, com datas, vídeos, NFs emitidas e impostos que foram recolhidos no bojo das investigações da Lava-Jato.

Por que o ex-presidente FHC que é palestrante, desde que deixou o governo e até hoje, nunca foi investigado?

Por que outros tantos ex-ministros, inclusive da pasta da Fazenda, nas últimas duas décadas passaram, ao deixar o governo, à consultoria e à atividade de palestrantes e nunca foram investigados?

Por que o procurador da República, Deltan Dellagnol, que é alto funcionário de estado e chefe na operação Lava-Jato, pode dar palestras remuneradas, pagas por empresas que muitas vezes possui alguma ligação com investigados na própria operação, e não é investigado e punido pela justiça? FHC e o Lula passaram a dar palestras após se afastarem do cargo público. Dellagnol o faz sendo procurador da República. Como isso é possível?

Por que dois pesos e duas medidas?

Pela origem.

Lula é nordestino, filho de família paupérrima, pais analfabetos, não possui curso superior, foi operário e é um quadro de esquerda. FHC, ex-ministros e Dellagnol nasceram no Sudeste e Sul, filhos de famílias de classe média-alta, estudaram em escolas de elite e tiveram bons empregos públicos. São considerados cidadãos acima de qualquer suspeita.

Claro, contra Lula existe a questão política. Mas, se no passado, outros quadros de esquerda e ligados a partidos trabalhistas e populares foram perseguidos, o que é verdade, a perseguição nunca foi desta forma, se eram brancos e de classe média-alta. Nunca um líder político foi perseguido de forma tão radical, tão invasiva à esfera da vida privada do político, como Lula o é.

Por quê? Porque Lula veio da pobreza. E a elite branca brasileira precisa, sempre, e hoje mais do nunca, mostrar aos pobres, aos negros, aos índios, aos do "andar de baixo", qual é o lugar deles na sociedade. Não aceitam Lula pelo que ele representa para milhões de brasileiros que quase nada, ou muito pouco, possuem. Não o aceitam porque, ainda que timidamente, ele ousou implantar políticas públicas direcionadas aos que mais precisam do estado.

A palavra de ordem da elite que praticamente controla o país é: Lula delenda est!

Cláudio Guedes é Empresário e Professor

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 17.11.17.081Festival Samba de Beco, 17 Nov 2017
  • 17.11.17.023II Noite Cultural. Casa Preta. 17 Nov 2017
  • 12.11.17.064Puxadinho MassaLarica. Ano 1. 12 Nov 2017
  • 10.11.17.065Nobreza Vinil Session 2. Lebowski. 10 Nov 2017
  • 04.11.17.231Perc Pam. Lgo da Mariquita. Alb 2. 04 Nov 2017
  • 04.11.17.017Perc Pam. Lgo da Mariquita. Alb 1. 04 Nov 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?