Salvador, 19 de novembro de 2017
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Adolescente do socioeducativo de salvador é premiado. Por Bruno D'Almeida
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 07 de Novembro de 2017 05:00

Bruno_DAlmeidaRecebi emocionado a notícia de que J.J.S., aluno do socioeducativo da Escola Municipal Yves de Roussan, foi premiado em segundo lugar no Prêmio Jorge Amado de Salvador. Vamos chamá-lo simplesmente de Jota, sua letra inicial. Uma história de superação e de muita luta, exemplo de que jamais devemos desistir de nossos alunos.

Jota queria participar do concurso com um rap, intitulado Um recomeço de vida, contando sua história e de seu desejo de mudar. Ensaiamos bastante sua canção em versos, que foi criada a partir de seu diário escrito em prosa, para fazer um videoclipe e participar do concurso. E com esse objetivo, ele pôde exercitar cada vez melhor suas habilidades e competências.

Contudo, visando proteger a identidade do educando que cumpre medidas socioeducativas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente, Jota não pôde participar gravando o videoclipe e ficou muito triste. Com muito diálogo, consegui convencê-lo a participar de uma nova categoria, a de História em Quadrinhos, recriando mais uma vez, através de imagens e textos, sua bela história. E daí foram mais aulas de leitura e de escrita. Está aí o resultado que nos enche de esperança e de felicidade.

Esse prêmio é um alento em duas perspectivas. Primeiro, porque estamos vivendo tempos de ódio e de genocídio do povo negro. Jota é um sobrevivente, que não teve oportunidades diante do histórico fracasso do poder público em promover políticas que erradiquem nossas graves desigualdades sociais. E, sobretudo, porque devemos resistir reafirmando o modelo de educação que acreditamos, rompendo com ações concretas contra o coro fascista de que “bandido bom é bandido morto”, e que uma outra sociedade é possível através de uma educação libertadora. Em tempos de perdas de direitos e de tantas derrotas, Jota nos dá forças para continuar lutando por nossos ideais.

Fico feliz e honrado de ter sido seu professor e orientador. Essa vitória de Jota é também de toda equipe da Yves de Roussan e da Case Cia, unidade da Fundac. Um novo mundo pode se abrir agora para Jota, que tanto escreveu sobre seu sonho de recomeçar a vida. Eis que a leitura e a escrita fazem esse sonho virar, aos poucos, uma nova realidade. Parabéns a Jota e a todos que acreditam que não existe outro caminho que não seja a luta. Viveremos e venceremos!

Bruno D'Almeida é Professor de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Salvador.

Compartilhe:

Última atualização em Ter, 07 de Novembro de 2017 05:03
 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 17.11.17.062Festival Samba de Beco, 17 Nov 2017
  • 17.11.17.002II Noite Cultural. Casa Preta. 17 Nov 2017
  • 12.11.17.089Puxadinho MassaLarica. Ano 1. 12 Nov 2017
  • 10.11.17.043Nobreza Vinil Session 2. Lebowski. 10 Nov 2017
  • 04.11.17.185Perc Pam. Lgo da Mariquita. Alb 2. 04 Nov 2017
  • 04.11.17.012Perc Pam. Lgo da Mariquita. Alb 1. 04 Nov 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?