Salvador, 20 de July de 2018
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
As cerrtezas de cada um. Por Maria Prado de Oliveira
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 15 de Maio de 2018 03:09

Maria_PradoHá pessoas que têm certeza que são donas da epistemologia, como se isso fosse possível. Então: suas crenças são a verdade, suas escolhas estéticas são a verdade, só existe beleza e prosperidade em seus mundos...

 

Isso não é diferente no mundo psi. Há psicanalistas, psicólogos, psiquiatras, terapeutas de outras linhas, que acham que somente seus conhecimentos resolvem os infinitos, subjetivos e individuais processos de trajetórias pessoais.

Nas últimos décadas, cada vez que surge uma "nova" técnica para tratamentos psicoterapêuticos, muitas vezes é uma brigalhada danada envolvendo os pares do segmento. As formações, geralmente caras, são disputadas por muitas e muitos em frequências muito mais mercadológicas que de avanços para a ciência que tragam benefícios para o coletivo.

Várias e vários profissionais da área mergulharam em formações, todas excelentes, a exemplo de Constelações Familiares, Barras de Access, etc e tal, e passaram a professar essas possibilidades como as únicas salvadoras da psique. Como se essas e outras que existiam antes, outras que existem, as que existirão, não fossem somente adequadas aos processos afins, às individuações, aos vínculos estabelecidos entre a pessoa atendida e a "pessoa profissional".

Creio que é preciso parar de nutrir esse equívoco atávico da existência humana de acharmos que conhecimentos são uma propriedade nossa e que os atendimentos ficam paralisados nessa ou naquela formação, naquela técnica.

Como diria Jean-Yves Leloup, ninguém "cura" ninguém, ninguém se "cura" sozinha (sozinho), o ser humano "cura-se" no encontro.

E os encontros são pessoais, intransferíveis, não há empáfia intelectual e competição predadora que possam sobreviver a isso.

(Maria Prado de Oliveira escreve quando quer, é atriz bissexta, tem uma formação em Filosofia e pós em Filosofia Clínica, abandonou Comunicação Social - Cinema e Jornalismo/ Letras com Francês/Museologia, é produtora artística, trafega em utopias)

Compartilhe:

Última atualização em Ter, 15 de Maio de 2018 03:13
 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 10.06.18.024Ooni de Ifé no Ilê Aiyê. Por Edgar Souza. 10 Jun 2018
  • 19.05.18.028Elas Cantam Bob. Pedro Arcanjo. 19 Maio 2018
  • 19.5.18.035Serafim e Filhos de Zé. Lebowisky. 19 Maio 2018
  • 17.05.18.013Banda Bahianomundo. Lebowski. 17 Maio 2018
  • 15.5.18.071Sarau da Casa da Mãe. 16 de Maio 2018
  • 15.05.18.082Edson Gomes. Lg Quincas Berro D'Água. 15 Mai 2018

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?