Salvador, 15 de August de 2018
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Domingueiras LXXIX. Por Sergio Guerra
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 11 de Junho de 2018 05:21

Sergio_Guerra2Ainda vai levar muito tempo para que a “crise da dolarização dos combustíveis” seja entendida e mesmo negociada, tendo em vista que os seus reais atores carecem de discriminação e mesmo descriminalização, pois se os donos de empresas que promoveram o
lockout estão sendo identificados e punidos com pesadas multas pelo governo golpista, posto que cometeram crime contra a legislação brasileira, por outro lado, a identificação de quem representa efetivamente o que está ainda sendo tateada, pois os “autônomos”
carecem de representações conhecidas e, principalmente, reconhecidas por suas bases.

Isto só para ficar na confusão dos acordos que o governo tem assinado com os transportadores de combustíveis, especialmente os consumidores de óleo diesel, porque quanto chegar à vez dos
consumidores do álcool, do gás e da gasolina, em seus carros para uso como particulares, ou mesmo como prestadores de serviços em diversas áreas, como transportes de pessoas, por táxis ou aplicativos, ou mesmo escolares. Além é claro, do gás de cozinha que termina por atingir a toda a população que cozinha e come, pois como se diz popularmente:  “saco vazio não fica de pé! Vale lembrar que todos eles tem, quanto tem, representações difusas e pouco expressivas.

A questão que está colocada é a seguinte: se o governo não consegue identificar os seus “parceiros” que representem os agentes envolvidos como transportadores de combustíveis, haja à vista que não havendo confederações que representem os setores, pois são inúmeras, ainda mais que algumas federações estaduais, como a dos caminhoneiros autônomos de São Paulo, que por si só parece representar mais profissionais do que algumas ditas confederações, isto sem contar com alguns expressivos sindicatos e ao que parece uma grande maioria de não associados a nenhuma entidade.

Desta forma, é que os “acordos” não conseguem se sustentar, e no caso extremo não durou mais do que 4 horas, como o episódio desta última quinta-feira, que foi adiado para um novo acordo/encontro na próxima segunda-feira. Vale notar que além dos transportadores de combustíveis, o governo sofre poderosas pressões de setores expressivos da economia nacional, como é o caso dos grandes produtores rurais e da grande indústria, que são os grandes usuários deste sistema de transportes e que, portanto, são partes muito importantes e precisam ser consideradas nas negociações dos fretes.

Para agravar esta confusão, que tende a se generalizar cada vez mais, vale lembrar que estamos em um ano eleitoral bastante confuso, com um governo golpista em crescente crise de desconfiança, com o menor índice de popularidade da recente democracia brasileira, fruto dos sucessivos escândalos de corrupção que o envolve por meio de seus assessores diretos e familiares, além de acusações diretas em que até os palácios do governo tem sido citados como locais de reunião para definir taxas e percentuais e destinatários de propina. Deste modo, este 2º semestre de 2018 promete muitas dúvidas e emoções. Quem viver, verá!

10062018.

OBS: Nesta próxima quinta-feira, dia 14/06, às 17 horas, no Palácio
Rio Branco, na Praça Municipal, será lançado o livro "Waldir" de
Emiliano José. VAMOS LÁ, MOÇADA!

Sérgio Guerra.
Licenciado, Mestre e Doutor em História
Professor Adjunto da UNEB,.DCH1 Salvador.
Conselheiro Estadual de Educação - BA.
Colunista Político Semanal do Portal Mais Bahia.
Presidente do Instituto Ze Olivio IZO
Cronista do site "Memorias do Bar Quintal do Raso da Catarina".

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 10.08.2018.030Grupo Botequim. Patio Igreja. 10 Ago 2018
  • 10.08.18.042Maracatu Ventos de Ouro. Casa Preta. 10 Ago 2018
  • 10.8.18.014Bruna Barreto e Conv.. Lebowsky. 10 Ago 2018
  • 10.06.18.007Ooni de Ifé no Ilê Aiyê. Por Edgar Souza. 10 Jun 2018
  • 19.05.18.072Elas Cantam Bob. Pedro Arcanjo. 19 Maio 2018
  • 19.5.18.068Serafim e Filhos de Zé. Lebowisky. 19 Maio 2018

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?