Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Festa
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano. Virada Cultural com Roça Sound, Pinho Blures, Nando Zâmbia, Thay Coutinho, Cia de Artes Ninno Moura, A Côrte, Jorge 4reais, MC Osmar, Tárcio Mota, Mano Ce, Treta Roots, Eva Karize e outros
Sábado 28 Setembro 2019, 09:00
Para Domingo 29 Setembro 2019

Acessos : 307

Com uma extensa programação de espetáculos de teatro, concertos sinfônicos, lançamentos de livro, exposições, mostras, oficinas e atividades que exploram as diversas linguagens artísticas e culturais, a VIII Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano também abre espaços de diálogo e convida a comunidade cultural do território a pensar políticas culturais no Brasil. Com o tema Criar, Resistir e Reinventar, a abertura do evento acontecerá na noite do dia 23 de setembro (segunda-feira), às 19h, e contará com apresentação de orquestra juvenil do Neojiba, além da abertura do Salão de Artes Visuais de Alagoinhas.

 

 

A VIII Semana de Arte e Cultura acontece entre os dias 23 e 29 de setembro no Centro de Cultura de Alagoinhas, e tem grande parte de sua programação com acesso gratuito. Somente dois espetáculos na Sala Principal são pagos, o Pele Negra Máscaras Brancas, que acontece na terça-feira (24), às 19h30, com ingressos a R$ 20 (inteira), e Arquivo 64/15 Porões da Ditadura, no sábado (28), às 20h, com ingressos a R$ 10 (inteira). Já o espetáculo infantil O Menino do Sertão, na quinta-feira (26), às 14h, será aberto ao público, assim como todas as demais atrações da programação.

 

 

Entre as novidades para este ano estão as estreias do I Sarauzinho do Boizinho Encantado e da Virada Cultural, além das feiras de Economia Solidária e Colaborativa que acontecem na área externa durante todos os dias do evento. Destacam-se ainda as participações da Camerata Bahia Cordas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e do coletivo Diálogos Insubmissos com Mulheres Sagradas que se apresentam pela primeira vez em Alagoinhas, na quarta (25) e quinta-feira (26), respectivamente.

 

 

O encerramento acontece no domingo (29) com o Festival de Cultura Popular que reunirá grupos culturais de samba de roda, capoeira e outras manifestações populares, a partir das 9h, no Foyer do Centro de Cultura. O evento é uma realização da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) através do Centro de Cultura de Alagoinhas, com o apoio da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Casa do Poeta de Alagoinhas, Núcleo Territorial de Educação – NTE 18, Conselho Municipal de Política Cultural de Alagoinhas, Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Litoral Norte e Agreste Baiano, Projeto Escolas Culturais, Mulheres Empreendedoras em Movimento, Pontos de Cultura, além de grupos residentes, coletivos culturais, artistas e agentes culturais do território.

 

 

Troca de ideias – Com o objetivo de consolidar-se enquanto espaço de resistência em defesa das artes e da preservação da cultura local, a VIII Semana de Arte e Cultura abre espaço para o Fórum Territorial de Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano, que reunirá agentes culturais, artistas, coletivos, pontos de cultura, escolas culturais e instituições representativas do campo da cultura na terça-feira (24), às 8h. Já na quinta-feira (26), a comunidade cultural será convidada a refletir sobre a função da arte e da cultura em tempos de retrocessos sociais e políticos, sobretudo, no tocante às políticas culturais no Brasil na mesa-redonda “Criar, Resistir e Reinventar”, às 9h, na Sala Principal.

 

 

Literatura e lançamentos de livros – Este ano, uma série de atividades voltadas para a literatura e leitura acontecerá durante a Semana de Arte e Cultura. Na quinta-feira (26), será realizado um lançamento coletivo de livros de autores diversos, às 11h30, no Foyer. Já no sábado (28) será lançado o livro Vai, Carlos, ser Marighella na vida – Outro olhar sobre os caminhos de Carlos Marighella na Bahia, de Ricardo Sizílio, às 17h, também no Foyer.

 

 

O tradicional Sarau do Boi Encantado que já está em sua quinta edição reunirá poetas e amantes da poesia na sexta-feira (27), às 19h, na Sala Principal, e para o público infantil, estreia o I Sarauzinho do Boizinho Encantado na quinta-feira (26), às 14h, na Sala Auristela Sá, com contação de histórias e atividades lúdicas voltadas para crianças. Com foco no fomento à leitura e acesso a livros, acontecerão o Escambo de Livros no sábado (28), das 9h às 17h, no Foyer, e durante todos os dias da programação a atividade Leia e Passe Adiante estimulará o público a tirar os seus livros das prateleiras de casa e deixá-los circular.

 

 

Virada Cultural - No sábado (28), o Foyer, Salas Multiuso e Área Externa do Centro de Cultura receberão uma maratona de atividades ininterruptas que começarão às 9h e entrarão pela madrugada. O público poderá conferir rodas de bate papo, oficinas, exibição de documentários, intervenções artísticas, exposição de beat, batalha de MC’s, apresentações de dança, além dos shows musicais de Roça Sound, Pinho Blures, Nando Zâmbia, Thay Coutinho, Cia de Artes Ninno Moura, A Côrte, Jorge 4reais, MC Osmar, Tárcio Mota, Mano Ce, Treta Roots, Eva Karize, Nanda Lins, DJ Lottus, DJ Enriko, DJ IBlack, The Mob, Grupo Step UP, Ellite’s Dance, Dance is Life, Anker Bronx Crew, Life Off Dance, Bruna Meyer, EXD Dance, Aborígenes, Organoclorados e Banda Apollo.

 

 

Oficinas – Durante os sete dias do evento serão realizadas oficinas gratuitas em diferentes espaços da cidade de Alagoinhas. No Centro de Cultura, serão realizadas as oficinas de Poesia do Sarau do Boi Encantado, de Cultura Hip Hop, Música e Dança, e Stencil Arte; a oficina de Contação de História acontecerá na Escola Oscar Cordeiro e na APAE; a oficina de Teatro para Atores e não Atores, no Ponto de Cultura da Associação Beneficente Cultural Ilê Asé Oyání do Ilê Axé Oyá Ni; a oficina de Teatro e CINEMAÇO: Filmes Para Falar de Nós, no Ponto de Cultura ABRUPE Cultural (Pedrão); e a oficina de Dança, Teatro e LIBRAS, no Ponto de Cultura Associação de Desenvolvimento Comunitário do Assentamento Boa Vista III (Esplanada).

 

 

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

 

 

 

 

VIII Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano

Quando: 23 a 29 de setembro

Local: Centro de Culturas de Alagoinhas

Programação completa: https://ccalagoinhas.wordpress.com/programacao-da-viii-semana-de-arte-e-cultura-do-litoral-norte-agreste-baiano/

 

Valor Grátis

+ Nanda Lins, DJ Lottus, DJ Enriko, DJ IBlack, The Mob, Grupo Step UP, Ellite’s Dance, Dance is Life, Anker Bronx Crew, Life Off Dance, Bruna Meyer, EXD Dance, Aborígenes, Organoclorados e Banda Apollo.

Localização  Centro Cultural de Alagoinhas
Rua Coronel Filadelfo Neves, 0 Jd Petrolar
Brasil/Bahia/Alagoinhas
48040-170
(75) 3421-5608

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-110Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-025Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-006Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-131Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-250Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-299Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0773Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1030Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1370Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1600Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: