Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Festa
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Carnaval 2020. Respeita as Minas com Trio AyaBass Larissa Luz, Luedji Luna e Xênia França
Sábado 22 Fevereiro 2020, 23:00

Acessos : 203

O Trio Respeita As Minas consolida seu lugar de unir música, festa à conscientização sobre o respeito ao corpo das mulheres em sua diversidade pelo quarto ano consecutivo tomando as ruas de Salvador. No Carnaval 2020, o desfile sem cordas acontecerá no dia 22 de fevereiro, às 23h, no Circuito Barra-Ondina, puxado pela Aya Bass, o encontro das cantoras Larissa Luz, Luedji Luna e Xênia França. O Trio Respeita as Mina é uma iniciativa da Maré Produções em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), com patrocínio da Bahiatursa e Bahiagás.
De acordo com Larissa Luz, diretora artística do projeto, as Aya Bass reverenciarão as cantoras negras de todo o Brasil. “Vamos fazer um repertório que prestará uma homenagem a vozes negras femininas de diferentes gerações, estados, referências estéticas. Vamos explorar um universo vasto da música negra feita por mulheres, que vão desde Beyoncé ao Ilê Aiyê, passando por Dona Onete, Elza Soares, Alcione, Lecy Brandão, Ludmilla, MC Carol” explica a artista. Para a coordenadora do Projeto Respeita As Minas, a diretora da Maré Produções Culturais, o trio cumpre o papel de através da música pautar as discussões sobre os direitos de mulheres e os limites entre a paquera e o assédio. Ações como essa tem feito com que as mulheres denunciem mais e entendam que não precisam estar submetidas a essa prática que por tanto tempo foi naturalizada”.
O Respeita As Minas coloca no centro da discussão do carnaval a questão do assédio sexual, bastante frequente nesta época do ano no carnaval. Juntamente com a saída do trio, uma série de materiais educativos sobre o enfrentamento a violência contra a mulher serão distribuídos, conscientizando sobre assédio e o cultivo de posturas amigáveis no ambiente da festa, onde há expressão da sexualidade e do afeto, sem precisar evocar o uso força ou causar constrangimento.
Para a secretária da SPM-BA, o Trio Respeita as Mina alia diversão e conscientização ao levar para a folia artistas que se destacam por engajamento com a luta por equidade de gênero. “Desde o primeiro desfile as atrações sempre foram cantoras alinhadas com o discurso feminista. Não podemos perder a oportunidade de sensibilizar foliões na maior festa popular da Bahia”, disse Julieta Palmeira. Já puxaram o trio nomes como Pitty, Karina Buhr, Tássia Reis e MC Carol.  Em comum, as artistas convidadas têm a atuação comprometida com a luta pela igualdade de gênero e defesa dos direitos humanos.
Casa Respeita As Minas - Na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, às 17h, será aberta a Casa Respeita As Minas, (localizada na Rua das Laranjeiras n°2 – Centro Histórico), com uma apresentação de Larissa Luz e da Banda Didá. Neste espaço, a Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia realizará atendimento de orientação às mulheres durante os dias do Carnaval, mas a partir de março  serão realizadas performance, apresentações artísticas e culturais, pockets shows, oficinas para o público feminino, debates, lançamento de livros, gravação de programas, entre outras atividades.
O cenário do espaço baseia-se no útero como atmosfera de conforto, segurança, acolhimento, criação, ludicidade e feminidade, buscando representar uma rede de mulheres unidas, em que as partes se articulam para compor o todo, adicionando-se o conceito das percepções das produções femininas: leia, ouça e veja mulheres! O projeto da Casa Respeita as Mina é também uma iniciativa da SPM-BA em parceria com a Maré Produções Culturais, com patrocínio da Bahiatursa e do Goethe-Institut Salvador-Bahia por meio da rede de mulheres Unidas, que tem como fundadora a atriz alemã Sibel Kekilli. Premiada na Alemanha, Sibel é conhecida dos brasileiros pela série Games of Thrones. Ela está fazendo residência em Salvador no Goethe Bahia. A casa conta com apoio das secretarias do Turismo (Setur), da Cultura (Secult), Ciência e Tecnologia (Secti), Comunicação (Secom) e Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
Novíssima geração da música baiana - As cantoras Larissa Luz, Luedji Luna e Xenia França são representantes da nova geração de artistas baianas, que desenvolvem trabalhos autorais, colocam suas vozes e sua arte para exaltar e celebrar o povo negro. O Aya Bass é o poder da mulher negra com toda a magia e fluxo da música baiana - Larissa Luz, Luedji Luna e Xênia França têm como objetivo chamar a atenção para cantoras negras e ocupar um lugar de destaque historicamente relegado a elas. Com estilos distintos e carreiras ascendentes, as três cantoras emergem no cenário nacional produzindo um som poderoso.
No formato Aya Bass as três se unem para celebrar o poder das mulheres negras na música popular baiana, cuja estreia se deu no verão de 2019, quando também puxaram o trio Respeita As Minas. As artistas também se apresentaram juntas na prévia brasileira do Afropunk Festival. O nome que faz reverência ao termo yorubá Ayabas, que significa mãe rainha e designa às orixás femininas.
Larrissa Luz lançou em 2020 seu quarto álbum autoral, intitulado Trovão e foi vencedora do Prêmio Bibi Ferreira como Melhor Atriz de Musicais, por sua atuação no espetáculo "Elza" e foi indicada ao Grammy Latino de 2016 de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa com "Território Conquistado". A elegante Luedji Luna não cansa de conquistar corações e mentes desde que lançou o álbum "Um corpo no mundo", em 2017, repleto de africanidade pop. Em 2019, lançou o EP Mundo, com dois clipes já lançados. Xênia França ganhou projeção como vocalista da banda paulista de candomblé funk Aláfia e agora brilha solo, tendo lançado o álbum "Xenia", em 2017, com canções sobre feminismo e racismo.
Utilidade Pública

Em caso de violência contra as mulheres, no circuito do Carnaval: caso se presencie ou tenha a notícia de qualquer tipo de violência contra as mulheres, a polícia deverá fazer contato com a Ronda Maria da Penha, via rádio ou pelo telefone institucional, que conduzirá os envolvidos para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).

Em caso de estupro: o Hospital da Mulher fará o atendimento de mulheres em situação de violência, oferecendo acolhimento, avaliação da equipe de saúde e medicamentos para evitar IST/AIDS e gravidez.


Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM):

  • Rua Padre Luis Filgueiras, s/nº, Engenho Velho de Brotas
Salvador – BA – (71) 3116-7000
  • Rua Doutor  Almeida s/n Periperi
Salvador - BA - ( 71)  31178217

Postos avançados das DEAMs no circuito do Carnaval:
  • Avenida Adhemar de Barros (Ondina)
  • Circuito Barra (Rua Ayrosa Galvão, próximo ao Cristo)
  • Largo Dois de Julho
Unidade Móvel da SPM
  • Avenida Adhemar de Barros (Ondina)

Hospital da Mulher
Rua Barão de Cotegipe, 1153, Largo de Roma
Salvador – BA – (71) 3316-8600



Central de Atendimento à Mulher - tel : 180

Central de Atendimento da Polícia Militar - Tel: 190

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES É CRIME

 

Valor Grátis

Vamos explorar um universo vasto da música negra feita por mulheres, que vão desde Beyoncé ao Ilê Aiyê, passando por Dona Onete, Elza Soares, Alcione, Lecy Brandão, Ludmilla, MC Carol” explica a artista.

Localização  Circuito Dodo: Barra > Ondina
Barra - Ondina.
Brasil/Bahia/Salvador

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-187Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-039Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-048Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-119Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-201Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-307Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0912Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1155Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1306Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1632Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: