Salvador, 20 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Impopstor
Quinta-feira 23 Novembro 2017, 20:00

Acessos : 1476

Um alerta a mistura da fé com o mercado. Não é um espetáculo sobre religião. É manifesto contra os impostores da fé. São algumas das frases que o ator e dramaturgo Daniel Arcades utiliza para descrever o solo Impopstor, que fica em temporada no Teatro SESI Rio Vermelho, todas as quintas-feiras de novembro (02, 09, 16, 23 e 30), às 20h, e no dia 01 de dezembro, com sessão dupla (17h e 20h). O espetáculo, que tem direção de Susan Kalik, é uma realização do Núcleo Afro Brasileiro de Teatro de Alagoinhas – NATA, do qual o interprete faz parte, e da Modupé Produtora, que também assina a produção.

perigoso é colocar pessoas que usam a religiosidade como força de poder e manipulação. “Hoje, em todas as religiões, é possível encontramos esses manipuladores que se vestem de líderes religiosos e se utilizam do poder com as palavras para abusar da fé das pessoas e auferir lucro, poder, controle moral (na moral imposta por eles) e status político”, destaca Kalik.

Arcades fala que a dramaturgia de Impopstor é um work in progress. “Venho desenvolvendo um tipo de escrita que vai ganhando cada vez elementos após a estreia do espetáculo, principalmente, em Impopstor que foi ganhando uma estética de stand-up com personagem. Tem elementos de comédia, de musical e o uso de vídeo”, explica o dramaturgo, que ganhou o prêmio de melhor texto no Braskem de Teatro de 2016.

Enredo

Impopstor é o fragmento de vida de um impostor religioso. É um espetáculo que se passa durante um Talk Show religioso apresentado por Luttero Lúcius, que conduz o programa no caminho de uma grande revelação a ser feita quando houverem 8 milhões de pessoas assistindo o programa.

O espectador acompanhará neste programa-reunião-peça-encontro pop as facetas dessa personagem, como funciona o "mercado da fé", as estratégias estabelecidas para a expansão dos negócios. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. "O espetáculo é uma lente de aumento nos impopstores da fé, esses sujeitos que querem mais ser popstars a religiosos", antecipa Arcades.

“É importante lembrar que o Brasil é um país laico, que somos um povo formado por muitas religiões e religiosidades e que o religare com Deus ou qualquer outra força divina só pode te aproximar do amor, da união, do respeito”, ressalta a diretora, que volta aos palcos depois de oito anos, seu último trabalho como encenadora foi Pluft – o fantasminha (2009).

A respeito da encenação, Susan Kalik fala que o espetáculo traz referências a linguagem televisiva de programas de auditório e trejeitos de apresentadores carismáticos da televisão brasileira e norte americana. “Os jogos cênicos são rápidos e a interação com a plateia e o ‘público de casa’ levam o ator a um jogo frenético de comunicação, há clipes musicais e paródias com canções pop", completa a encenadora.

Concepção

Daniel Arcades conta que religião é assunto de grande interesse, seja ela qual for. “Fui criado na igreja católica e me aproximei do candomblé na adolescência. Entretanto, me sinto muito incomodado com a aparição cada vez mais frequente de líderes religiosos na política. Não pelo fato de serem religiosos, mas pela maneira como estão lidando com o poder público, impondo dogmas religiosos e valores que não condizem com grande parte da população”.

Ele acrescenta que Impopstor não é um espetáculo sobre religião, é sobre sujeitos que utilizam a fé como um mercado. “Acho que é bom dizer que tem a ver com a espetacularização da fé. Quis falar sobre esse assunto por ser oportuno o momento, devido a intervenção que ele tem causado nas nossas vidas. Nós que temos religiões diferentes das neopentecostais estamos vendo uma tentativa de invasão no Estado, no mercado e de exclusão de qualquer outro modelo em voga no país”, realça.

Para a construção do solo, o ator e dramaturgo de Impopstor foi a vários templos que têm ligações com televisões e viu de perto como funcionava o ritual do espaço. “De verdade, vi uma construção muito inteligente sobre cenicidade, vi diversas técnicas de marketing e de promoção da autoestima do sujeito que lá se encontra. Não vi apenas com olhos negativos, de verdade. Apesar de saber qual o objetivo daquilo tudo, vi pessoas que acreditam naquilo com uma força tamanha que era bonito de se ver. Infelizmente, sabemos que essa força é usada como massa de manobra para muito impopstores”.

Arcades exclama que deseja alertar para a mistura da fé com o mercado e, consequentemente, sobre onde isso pode parar se continuar do jeito que está no Brasil. “Não sou contra a fé, não sou contra o mercado, mas quando isso produz invisibilidade a outros modos de vida. É preciso perceber que há algo de errado. Não acho um problema as religiões existirem e estarem na mídia, mas acho um problema utilizarem isso para difamar religiões afro-brasileiras, a comunidade LGBT, colocar a mulher em um lugar subalterno”.

FICHA TÉCNICA

texto e atuação:

DANIEL ARCADES

direção:

SUSAN KALIK

assist. de direção:

KARLA COIMBRA

direção musical:

ZÉ GOMES NETO

direção de movimento e coreografia:

EDEISE GOMES

iluminação:

NANDO ZÂMBIA

figurino:

ANTÔNIO FÁBIO

produção:

FRANCISCO XAVIER

costura:

SARAÍ REIS

cenotécnico:

ADRIANO PASSOS

vídeos de cena:

MODUPÉ PRODUTORA

fotos de divulgação:

ANDRÉA MAGNONI

realização:

NATA E MODUPÉ PRODUTORA

 

Valor R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Impostores da fé e o seu poder diante da mídia global ficam cara a cara com o espectador neste programa-reunião-peça-encontro pop.

Localização  Teatro do SESI Rio Vermelho
Rua Borges Reis, 09. Rio Vermelho
Brasil/Bahia/Salvador

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-110Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-007Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-044Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-181Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-278Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-347Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0785Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1168Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1301Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1619Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: