Salvador, 20 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Como Se Fosse Um Crime
Sexta-feira 20 Julho 2018, 20:00

Acessos : 1433

Encarnando os personagens, Luisa Proserpio e Alexandre Moreira. Soteropolitana, Luisa Proserpio iniciou a carreira de atriz aos 14 anos. Com formação em instituições baianas como Universidade Federal da Bahia e Teatro Vila Velha, cursos em outros estados brasileiros e experiências em escolas internacionais como o Piccolo Teatro de Milão e o GITIS Moscou, a atriz atua profissionalmente nos segmentos de teatro, música, cinema, TV e publicidade – tendo sido dirigida por nomes como Lázaro Ramos, Sergio Machado e Luiz Fernando Carvalho. Sua performance obteve destaque em duas edições do Prêmio Braskem de Teatro e foi premiada no Festival Jericoacoara Cinema Digital. Em teatro Luisa trabalhou em cerca de 20 espetáculos teatrais baianos, no cinema atuou em longas e curtas baianos e nacionais e em TV em novelas e séries nas TVs Globo e Record e no canal HBO.

Bacharel em Interpretação Teatral pela Faculdade Social da Bahia, ator, iluminador e produtor cultural, Alexandre Moreira trabalhou nos espetáculos “Romeu e Julieta não se amam mais”, “Álbum de Família”,  “Preciosas Ridículas”, “E o Lobo, é Mau?” , “As desgraças de uma Criança”, “Noite do Pijama”, “João do Pé de Feijão”, “Na Coxia – O Musical”, entre outros. Durante quatro anos integrou o elenco da Cia Baiana de Patifaria e fez parte dos Espetáculos  “A Bofetada” e “Siricotico - Uma Comédia do Balacobaco”, dois grandes sucessos do cenário Teatral Baiano. Atualmente faz parte do Coletivo4, um coletivo de artistas, além dos elencos  dos espetáculos "Egotrip - Ser ou não ser? Eis a comédia!", do diretor João Sanches, e "De Um Tudo", do diretor Fernando Guerreiro.

Sobre o projeto - Trigonoteatro é um projeto de teatro de repertório, concebido e dirigido por Celso Nunes, que realizou agora em 2018, com sucesso de público e crítica, a montagem de “Animal”, com Cyria Coentro, e que montará, até agosto de 2018, mais dois espetáculos :  “Como se Fosse um Crime”, da brasileira Ângela Carneiro, com  Luisa Proserpio e Edvard Passos, e “Vultos”,  uma livre adaptação de Celso Nunes do texto “Moly Sweeney”, do irlandês Brien Friel, e que teve tradução brasileira feita por João Bithencourt. No palco, em “Vultos”, a partir de agosto, Lázaro Machado, Bertrand Duarte e Alethea Novaes.

Sobre Celso Nunes - Celso Nunes mora e trabalha na Bahia há nove anos. É diretor, encenador e professor, vinculado a companhias e espetáculos marcantes desde os anos de 1970. Estudou direção na Sorbonne, na França, entre 1966 e 1969. Lá conheceu e estagiou com o diretor polonês Jerzy Grotowski, e passou a introduzir sua técnica no Brasil, em especial nas suas primeiras montagens.

Em 1975, formou com alunos da EAD-ECA (Universidade de São Paulo – USP) o grupo Pessoal do Victor montando Victor ou As Crianças no Poder, de Roger Vitrac. Entre os alunos estavam Paulo Betti e Eliane Giardini. A companhia ganhou prêmios importantes e montou textos de peso como Os Iks, de Peter Brook (1977), e no ano seguinte, A vida é Sonho, do dramaturgo espanhol Calderón de la Barca. Nunes deu aulas na USP até 1978.

Dirigiu em 1970 O Interrogatório, de Peter Weiss, sobre os processos antinazistas, quando foi inaugurado o Theatro Studio São Pedro, encenação que lhe garantiu o Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte, APCA. Em 1972, encenou A Viagem, adaptação que Carlos Queiroz Telles realiza sobre o poema Os Lusíadas, de Camões, em uma grandiosa montagem produzida por Ruth Escobar, com cenografia inspiradora de Hélio Eichbauer e mais de 100 pessoas em cena.

Para Fernanda Montenegro e Fernando Torres, dirigiu, em 1973, Seria Cômico…Se Não Fosse Sério, adaptação realizada por Dürrenmatt sobre um texto de August Strindberg, obtendo ótimo resultado. O mesmo se confirmou com Coriolano, de William Shakespeare, que contou com Paulo Autran como protagonista, em 1974.

Em 1976, obteve novo grande sucesso com Equus, peça de Peter Shaffer, cenografia de Marcos Flaksman, e outra participação de Paulo Autran, dessa vez como o psicanalista que trata o jovem psicótico interpretado por Ewerton de Castro.

Uma criação ousada foi realizada, em 1977, com Marilena Ansaldi: transpor para um espetáculo os conteúdos do livro de Wilhelm Reich, Escuta Zé!. Num hábil jogo cenográfico, obteve grande rendimento de Rodrigo Santiago na interpretação do psiquiatra, e de Marilenacomo o anônimo personagem-título. A realização deixa sua marca na tendência emergente do teatro/dança.

Patética!, a proibida peça de João Ribeiro Chaves Neto sobre o assassinato de Wladmir Herzog, foi liberada em 1980 e ganha, nas mãos de Celso, uma sensível e calorosa expressão, com destaque para Lilian Lemmertz e Ewerton de Castro entre os intérpretes. Novamente com Fernanda Montenegro, conduz As Lágrimas Amargas de Petra von Kant, o inquietante texto de Fassbinder, que fez a estrela angariar prêmios em parceria com Juliana Carneiro da Cunha, hoje uma das principais atrizes do Théatre du Soleil, na França.

Renata Sorrah o convidou para encenar, em 1984, uma obra difícil de Botho Strauss – Grande e Pequeno – sobre uma mulher atormentada que passa a procurar seu passado depois de ver seu casamento desfeito.

Encenou Rei Lear, de William Shakespeare, Galileu Galilei, de Bertolt Brecht, Baton, de Walcyr Carrasco, Ninguém Paga, Ninguém Paga, de Dario Fo, Honra, de Joanna Murray-Smith, Molly Sweeney, de Brian Friel entre mais de 50 outras encenações.

Nos anos de 1990, o diretor foi dos palcos para a área terapêutica. Nunes passou a estudar o Rolfing, método de integração das estruturas humanas pela manipulação dos tecidos conjuntivos e a reeducação pelo movimento, criado por Ida Rolf. Formou-se como rolfista e professor de movimento e mudou-se para Florianópolis, na busca de um local mais tranqüilo para desenvolver seus atendimentos. Hoje está certificado como Advanced Rolfer.

Além de professor em diversos cursos, escolas e workshops, implantou e dirigiu o departamento de teatro da Unicamp. Titulou-se doutor em 1990, com uma tese sobre direção teatral, pela ECA/USP. Na Unicamp, fundou o Departamento de Artes Cênicas, em 1976, que administrou e onde lecionou até se aposentar.

No passado foi casado com a atriz Regina Braga, com quem teve dois filhos: o ator Gabriel Braga Nunes e a fisioterapeuta Nina Braga Nunes.

O projeto Trigonoteatro foi contemplado no Edital Setorial de Teatro e recebe o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado e Secretaria de Cultura da Bahia

 

Valor R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

De um jeito bem brasileiro, entre quatro paredes e quase sempre em cima de uma cama, um casal, ou melhor, um homem e uma mulher, vivem as dores e as delicias, o prazer e a culpa de não conseguirem resistir um ao outro.

Localização  Teatro do SESI Rio Vermelho
Rua Borges Reis, 09. Rio Vermelho
Brasil/Bahia/Salvador

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-130Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-040Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-017Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-167Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-223Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-387Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0789Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1214Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1265Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1650Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: