Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Tudo Que Você Precisa é Amor
Segunda-feira 22 Outubro 2018, 15:00

Acessos : 325

Ancorada na palhaçaria e em sua função sagrada do riso, a obra traz como norte dramatúrgico o ensinamento budista que aborda a busca incessante do ser humano por satisfação e a possibilidade da felicidade ser encontrada dentro de si. Tudo Que Você Precisa é Amor tem o ator, pesquisador e palhaço Alê Casali na direção.

Bafuda Orgância é uma palhaça que nasce do riso que habita o ventre da terra e convoca-nos a um encontro tragicômico de luzes e sombras. Partindo da mitologia pessoal da artista à mitologia arquetípica de deusas das antigas culturas matriarcais, o espetáculo é uma celebração da vida, da morte e do amor como a grande revolução.

A obra, que traz a palhaça Bafuda em busca da felicidade e do amor, é uma homenagem ao rito da palhaçaria e às mulheres cômicas, pesquisa aprimorada há 10 anos por Felícia de Castro através do projeto Palhaças, Bem-Vindas Sois Vós. “Nos cursos e vivências, várias palhaças nasceram e revelaram mundos interiores, geralmente, muito reprimidos. “Estas experiências estão na minha carne e na dramaturgia do espetáculo”, conta a atriz.

A atuação de Felícia de Castro como palhaça é marcada pela dança, pelo transbordar de emoções, pelo exagero cômico do corpo e pela expressão do grotesco físico. “A palhaçaria é uma arte que traz uma cura a si e ao mundo. O riso é libertador de luz e harmonia. As palhaças são porta-vozes disso, desde os tempos mais antigos”, realça.

Girando ainda a revolução do brincar e a revolução do afeto, dimensões essenciais da palhaçaria, o espetáculo traz como chave a cura da criança e a questão do massacre da infância pelo adoecido mundo adulto. O espetáculo escancara de forma crua, trágica e cômica as profundezas humanas em todo seu potencial para a violência e para o amor.

“Nosso ato político é a coragem de encarar nossas profundezas, descolonizar este corpo e ser quem somos em sua máxima potência. Subvertendo a ordem. Assim eu encaro a palhaçaria feminina e a função sagrada do riso. O riso que liberta as emoções presas, afasta o medo, desperta o prazer, e assim é subversivo”, enfatiza Felícia.

ENCONTROS

O espetáculo marca a parceria criativa entre Felícia de Castro e o diretor Alê Casali. Ambos desenvolvem pesquisas em palhaçaria há 20 anos, transmitidas a centenas de artistas pelo país. Felícia com vivências em comunidades de culturas populares como os reisados e uma investigação na palhaçaria brasileira - representada pelos palhaços como o Mateus do reisado -, nos cantos tradicionais, no teatro físico e no grotesco, na pesquisa da voz que vem do corpo e na dança butoh.

Alê Casali tem uma pesquisa na palhaçaria moderna e tradicional, aprofundada nas gags e cascatas, a força da arte de rua e a comicidade no cinema. “A fonte de expressão das nossas pesquisas é o teatro físico e a palhaçaria sagrada. Ela com o trabalho de arqueologia da comicidade feminina e eu xamânica. Fomos iniciados juntos na palhaçaria em 1999 e esta obra é uma forma de consagrar essas duas décadas”, descreve.

Casali fala que como diretor trabalhou as técnicas de palhaçaria ligadas às técnicas psicofísicas de preparação energética e potência física. A respeito da obra, antecipa que o espetáculo “propõe uma experiência ativa, muito mais que um entretenimento”.

Em um processo coletivo de criação da obra, a concepção audiovisual de Nina La Croix dialoga com a ação, explode camadas sensíveis do imaginário da cena e sela sentidos na dramaturgia. A cenografia criada pelo arquiteto e cenógrafo Erick Saboya para o espetáculo é uma instalação que convoca o público a um espaço sagrado da palhaçaria.

Já Mariana Terra concebeu uma “luz sensorial, capaz de acessar nas pessoas aspectos mais sutis”. Uma iluminação minimalista que busca provocar aconchego ao público E “matriarcal, que lembra a casa da vó”. Na trilha sonora, os cantores e compositores Ronei Jorge e Andrea Martins criaram camadas sonoras que intensificam as ações, os exageros físicos e as curvas emocionais, dialogando criativamente com um ‘’set list’’ de referências populares, clássicas e pops que Felícia traz e brinca há anos em seus números e cursos.

O figurino desenhado pela Alessandra Santiago tece a obra, costurando os espaços entre a criança, a mulher, a deusa e a palhaça. Costura momentos de riso e lágrimas...de vida e morte. Outro encontro potente em Tudo que Você Precisa é Amor é com a Multi Planejamento Cultural, responsável pela produção executiva da montagem, com as sócias Ana Paula Vasconcelos e Renata Hasselman à frente.

Tudo Que Você Precisa É Amor propõe através da palhaçaria um olhar para a criança e para a mulher a partir das dores que foram provocadas nessa era patriarcal e que nos trouxe desequilíbrios graves enquanto humanidade. É um ato mágico que chama para uma reflexão/tomada de consciência que concilie o que foi com o que precisa ser.

Ficha Técnica

Felícia de Castro - Concepção, Texto, Dramaturgia e Atuação

Alê Casali – Direção, Dramaturgia, Preparação Corporal e Técnicas de Palhaçaria

Ana Scheidegger - Assistência de Direção e de Dramaturgia

Erick Saboya e Laís Guedes - Instalação cenográfica

Alessandra Santiago - Figurino e Adereços

Ronei Jorge – Trilha Sonora

Andrea Martins - Trilha Sonora

Mariana Terra - Concepção de Luz

Juliana Molla – Assistência de iluminação

Nina La Croix - Concepção e realização audiovisual

Satya Rodrigues – Doulagem, Colaboração em pesquisas e textos

Produção - Multi Planejamento Cultural | Renata Hasselman e Ana Paula Vasconcelos

Assistente de Produção: Sabrina Fiuza

Assessoria de comunicação - Théâtre Comunicação | Rafael Brito

Adriano Passos - Chefe de cenotecnia

Israel dos Santos - Ajudante de Cenografia

Cássio Tomate, George Santana, André Passos, Bruno Matos – Cenotécnicos

Guida Maria, Lucinha e Cláudia Maria - Costura cênica

Albano D’ávila - Adereços

 

Valor R$ 10 (Meia) R$ 20 (Inteira)

Ancorada na palhaçaria e em sua função sagrada do riso, a obra traz como norte dramatúrgico o ensinamento budista que aborda a busca incessante do ser humano por satisfação e a possibilidade de a felicidade ser encontrada dentro de si.

Localização  Teatro SESC-SENAC Pelourinho
R. Ruy Barbosa, 19 - Centro
Brasil/Bahia/Salvador
40020-070
(71) 3324-4502

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-178Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-045Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-058Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-177Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-206Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-312Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0966Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1218Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1312Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1567Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: