Salvador, 24 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Teatro para Todos Apresenta Teatro Griô em Sessão de Histórias
Sábado 30 Março 2019, 14:00

Acessos : 261

O  Encontro Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral,  permite revelar a arte de narrar histórias e aproximar o público de todas as idades, dos artistas, mestres narradores e pesquisadores que se inspiram na tradição oral das histórias, cantigas, versos e demais tramas populares.

O projeto traz uma vasta programação composta por espetáculos, apresentações  musicais, oficinas artísticas, rodas de cantigas e versos, cortejos, literatura de cordel, além de sessões de histórias com mestres narradores e rodas de conversa.

Projeto Teatro Para Todos celebra aniversário da cidade e mês das artes cênicas Iniciativa levará apresentações gratuitas de espetáculos para o Parque da Cidade nos dias 30 e 31 de março As comemorações do Aniversário de Salvador e Mês do Teatro contarão com presente especial, reunindo espetáculos, circo infantil, práticas de yoga ao ar livre e meditação, foods trucks e massagens, além da Feira da Sé, com diversos expositores e produtos artesanais. É o projeto Teatro para Todos, coordenado pela Maré Produções Culturais, com realização por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cidadania e patrocínio da Hapvida. O lançamento acontece no Parque da Cidade, nos dias 30 e 31 de março, sábado e domingo, com apresentação dos espetáculos Tia Má com a Língua Solta, às 13h, "Causos de Zé Bocó e Pedro Malazartes!" - Uma Sessão de narrativas do Teatro Griô, às 14h e É das palhaças que eles gostam mais, às 15h, com entrada franca. De acordo com Fernanda Bezerra, idealizadora do projeto e diretora da Maré Produções Culturais, “Teatro para Todos promoverá apresentações gratuitas de espetáculos, ao ar livre. Serão dispostos palco em locais abertos da cidade para aproximar o grande público das artes cênicas”. A expectativa é que pessoas de todas as idades possam estabelecer novas oportunidades de interação com as artes cênicas, bem como com os espaços. Os três espetáculos da programação são de diferentes linguagens artísticas: stand up comedy, que traz um humor rápido com reflexões; o Teatro Griô, que bebe nas narrativas tradicionais nordestinas e a palhaçaria. Além de Salvador, os municípios de Feira de Santana e Camaçari também receberão o projeto. A rua é um palco desafiante, mas especialmente potente para o artista, por ampliar a possibilidade de alcance do público, mas também exigir mais do interprete. Esta será a primeira experiência de apresentar em local aberto para Maíra Azevedo, jornalista, influencer digital e atriz. “Estou ansiosa de fazer esse espetáculo num espaço ao ar livre. Isso para mim representa a liberdade de atuar e falar de temas caros, que nos fazem também sorrir e também demonstram a nossa capacidade de se reinventar, seguir em frente e aprender com o que nos machuca e fortalece. Espero fazer uma grande apresentação e ver a reação do público” confessa.

Espetáculos - Abrindo a programação, o sucesso de público com repercussão nacional Tia Má com a Língua Solta. O stand up traz à tona assuntos que não são brincadeira, como o racismo, machismo e a violência contra a mulher, porém utilizando o humor como ferramenta de reflexão. Considerada um fenômeno na internet, Tia Má, resolveu se aventurar pelos palcos e apresentar o espetáculo de stand up, Tia Má com a Língua Solta, o primeiro do Brasil apresentado unicamente por uma mulher negra. O stand up tem direção de Elísio Lopes Júnior (Ivete Sangalo ao vivo em Trancoso, Sete Conto, Programa Espelho) e co-direção de Ricardo Fagundes (professor da Escola de Teatro da Universidade Federal do Oeste da Bahia, A Bofetada). A proposta é fazer o público rir e também refletir sobre as diversas formas de preconceito. “As pessoas podem sim dar risada e ao mesmo tempo reavaliarem suas posturas. Em seguida, o público conhecerá o trabalho do grupo Teatro Griô, que tem como fonte de inspiração a arte dos narradores de história, brincantes e palhaços, com sua simplicidade, humor e poesia. Criado em 1998, pelos artistas Rafael Morais e Tânia Soares, o grupo, que já contabiliza vários prêmios, realiza diversas apresentações artísticas nos mais variados espaços cênicos, como teatros, centros culturais, praças e ruas. Humor, lirismo e alegria estão presentes na peça "Causos de Zé Bocó e Pedro Malazartes!" - Uma Sessão de narrativas do Teatro Griô, bebendo no Romanceiro Popular Nordestino, acompanhados de muita cantoria, executada ao vivo por narradores e músicos. Um grupo de narradores errantes pega a estrada para levar adiante as façanhas dos instigantes personagens em seus desafios inusitados, cômicos, astuciosos e também em seus embates com tipos poderosos, gananciosos e perversos, com muita música, literatura de cordel, humor e encantamento. A tarde de teatro é fechada com É Das Palhaças que Eles Gostam Mais, do grupo Nariz de Cogumelo. De maneira bem humorada, quatro palhaças vestidas apenas com toalhas entram em cena e convidam eles, os espectadores, a “descobrirem” das formas mais inusitadas o universo das mulheres-palhaças e o que as torna tão especiais. Números clássicos de circo e arte de rua ganham um novo olhar com a ousadia debochada e a feminilidade bem-humorada das palhaças, que mostram ao público porque, afinal, é delas que eles gostam mais. É das Palhaças que Eles Gostam Mais estreou em Março de 2009 no pátio do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) e já alcançou mais de 15 mil pessoas em apresentações no Brasil e internacionalmente. Pioneiro no cenário da palhaçaria em Salvador pelo seu elenco inteiramente feminino, “É das Palhaças...” apresenta com a irreverência característica do grupo e a sutil sensualidade das palhaças mulheres números clássicos de circo e cenas próprias do Nariz de Cogumelo. Uma comédia ao mesmo tempo leve e debochada, que faz sucesso com crianças, jovens e adultos.

Serviço Teatro para Todos Dias 30 e 31 de março, Espetáculos Tia Má com a Língua Solta, às 13h; Teatro Griô, às 14h e É das Palhaças que Eles Gostam Mais, às 15h, além de atividades voltadas para crianças, práticas de yoga e meditação, Feira da Sé e food trucks. Espaços do Parque da Cidade Entrada Franca

 

Para narrar histórias, o  Grupo Teatro Griô traz com exclusividade a narradora indicana Geeta Ramanujam, que fará intercâmbio artístico com os fundadores e coordenadores do grupo, Rafael Morais e Tânia Soares. Também compõe a programação a escritora e criadora do Boca do Céu, Regina Machado, o escritor Ruy Póvoas, as narradoras Vovó Cici, Lydia Hortélio, Vanda Machado, Mabel Velloso e Sálua Chequer.

Nas artes cênicas destacam-se os espetáculos para todas as idades, inspirados em contos de tradição oral: Minha Aldeia, Causos de Zé Bocó e Mané Preguiça,, Histórias de Causar Espanto, Um Tal de Pedro Malazartes, e A Sessão de histórias com Panôs., assim como o Coletivo Avoa Voz formado por artistas pesquisadores de tradição oral que vai apresentar o espetáculo Fios de Memória.

Outro destaque da segunda edição do Teatro Griô em Flor, é a participação do mestre Bule-Bule, que fará a apresentação musical “Cantoria de Viola” e a cantora Gabi Guedes faz seu show autoral “Pradarum”. Haverá ainda as apresentações musicais “Cantoria” com Celo Costa, “Essa Toalha tem Estória”, com Sálua Chequer e o show do grupo Corrupio para a criançada.

Os interessados por oficinas artísticas poderão vivenciar “A arte de narrar histórias, com Rafael Morais; “Música da Cultura da Infância”, com Lydia Hortélio; “Irê Ayó - Mitos Afro Brasileiros”, com Vanda Machado e “Arte de Tecer histórias” com Tânia Soares.

O  Encontro é uma das ações do projeto  Teatro Griô com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

 

Valor Grátis

Nas artes cênicas destacam-se os espetáculos para todas as idades, inspirados em contos de tradição oral: Minha Aldeia, Causos de Zé Bocó e Mané Preguiça,, Histórias de Causar Espanto, Um Tal de Pedro Malazartes, e A Sessão de histórias com

Localização  Anfiteatro Dorival Caymmi - Parque da Cidade
Av. Antônio Carlos Magalhães s/n. Itaigara
Brasil/Bahia/Salvador
40296-700

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-184Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-015Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-060Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-168Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-251Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-378Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0908Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1054Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1284Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1605Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: