Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
O Último Capítulo - Solo com Danilo Cairo
Quarta-feira 04 Setembro 2019, 20:00

Acessos : 422

Integrando a campanha nacional SETEMBRO AMARELO, a montagem O Último Capítulo - solo com o premiado ator baiano Danilo Cairo, inspirado no conto escrito em 1883 por Machado de Assis – volta a cartaz para curta temporada nos dias 04, 11 e 18 de setembro, às 20h, na Sala do Coro.
Com o objetivo de reforçar e potencializar a importantíssima campanha, o projeto realizará diariamente o bate-papo TEM PSICOTERAPEUTA NA PLATÉIA, com dois profissionais da área de psicologia sobre o tema abordado na obra: suicídio. A ação conta com o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Núcleo de Estudo e Prevenção ao Suicídio (NEPS) e da Associação Brasileira de Estudo e Prevenção ao Suicídio (ABEPS).
A montagem baiana incorpora à atmosfera tragicômica do texto um tom intimista, interativo e contemporâneo, que caminha sobre o terreno misterioso da representação do narrador-suicida Matias Deodato – um bacharel em Direito que se afirma como “um grande caipora, o mais caipora de todos os homens”, um azarado que acredita acumular na vida uma sequência de infortúnios que justificam a sua decisão.
Para isso, Mathias decide montar um espetáculo de teatro com o objetivo de encenar o seu último dia, compartilhando com o público as histórias da sua vida e pensamentos sobre o sentido da existência, a metáfora da morte, as contradições do amor, as heranças da família e questionando o que vem a ser a felicidade e quais são os motivos que nós temos pra se manter vivos nos dias de hoje.
“Cansado e aborrecido, entendi que não podia achar a felicidade em parte nenhuma; fui além: acreditei que ela não existia na terra, e preparei-me desde ontem para o grande mergulho na eternidade. Será que a vida que a gente constrói não passa de um sonho? De um espetáculo? ” pergunta- se a personagem.
A partir desse enredo, de passagens autobiográficas e de questões que abordam esperança, amizade, contradições, realização, sonho, vida e morte, o ator Danilo Cairo vai assumindo diversas subjetividades e tecendo sua relação com o universo machadiano e a plateia; entrelaçando ficção, memória e realidade.
O espetáculo, montado em 2018 para comemorar os 15 anos de carreira do ator Danilo Cairo, tem direção de Kleber Sobrinho e Rui Manthur, o espetáculo reinventa o próprio conto, ao explorar a metalinguagem e as interfaces ficcionais que podem nascer das possíveis identidades, defendidas pelo intérprete, para recontar e mesmo recriar essa narrativa, como, por exemplo, transpor o local de nascimento do protagonista, Matias Deodato, de Corumbá (Mato Grosso do Sul) para o Recôncavo Baiano; ou ainda inserir memórias familiares que dialogam com as experiências da personagem.
O texto é do próprio ator e do dramaturgo Daniel Arcades, vencedor na categoria Texto do Prêmio Braskem de Teatro 2016. A obra propõe conectar essa história com dramas da atualidade e referências locais. Um olhar para a percepção da felicidade nos aspectos simples da vida. Sinalizar para a dimensão do que é contar com um amigo ou amiga em momentos limites da vida. Falar de aflições para quem sabe se fortalecer, renascer e transformar-se. Mudar e reconfigurar o caminho.
Setembro Amarelo
O Brasil registra um suicídio a cada 45 minutos, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na Bahia, de acordo com os mesmo dados, uma pessoa se suicida diariamente. Com isso, o Toca de Teatro propõe a realização das três primeiras edições do TEM PSICOTERAPEUTA NA PLATÉIA: um projeto artístico formativo que prevê a realização de apresentações de O Último Capítulo mais um bate-papo com dois profissionais da área de psicologia de linhas distintas.
Os especialistas mediarão uma conversa  com o público sobre o tema abordado na obra, ampliando as possibilidades de diálogos e aprofundamentos sobre o assunto apresentado. No dia 04 de setembro, o tema é Suicídio e as Relações Pessoais, com os psicólogos Avimar Júnior e Luca Tateo. Já no dia 11 de setembro, as convidadas Ludimila Nunes, Soraya Carvalho e Maria José Carvalho falarão sobre Suicídio na Adolescência.
Por fim, no dia 18 de setembro, o tema do bate-papo é Suicídio e a Espetacularização na Era Digital, com os especialistas Maria Virgínia Dazzani e Marcelo Veras. A campanha nacional SETEMBRO AMARELO, uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O bate-papo também contará com a participação de representantes dessas instituições, que apoiam o projeto idealizado por Danilo Cairo.
SOBRE DANILO CAIRO
Bacharel em Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia, atuou em espetáculos como NARCISSUS (Direção: Carmen Paternostro), BULULU  (vencedor do Prêmio Braskem de Teatro como Melhor Ator do ano e Espetáculo Adulto), COMPADRE DE OGUM (Direção: Edvard Passos), BARTOLOMEUS (Texto e Direção: Moncho Rodriguez), indicado duplamente ao Prêmio Braskem de Teatro como Melhor Ator, OUTRA TEMPESTADE (Direção: Luis Alberto Alonso), BERLINDO (Grupo Finos Trapos), ATIRE A PRIMEIRA PEDRA (Direção: Luiz Marfuz) que recebeu 04 indicações ao Prêmio Braskem de Teatro, O MUNDO ENCANTADO DA LEITURA (Direção: João Lima), A MORTE NOS OLHOS (Direção: Carol Vieira), PRIMEIRO DE ABRIL (Texto e Direção: Gordo Neto), PÍRAMO E TISBE (Direção: Luciano Sanctus), entre outros. Entre os principais trabalhos no cinema estão os filmes: LEÃO MARINHO (Direção: Danilo Scaldaferri) e A FINADA MÃE DA MADAME (Bernard Attal).

SOBRE O TOCA DE TEATRO
É um coletivo de atores/realizadores artísticos que surgiu a partir do encontro de jovens artistas, de origens e formações distintas, na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia no ano de 2006. Em 2008 o grupo se consolidou profissionalmente com a estreia do espetáculo musical ATIRE A PRIMEIRA PEDRA (Direção: Luiz Marfuz) e vem desenvolvendo um trabalho contínuo de formação, pesquisa e produção teatral vinculado ao treinamento e capacitação dos atores. Os atores também acompanham a produção de todas as atividades artísticas desenvolvidas em parceria com diversos diretores, produtores, técnicos e outros artistas especialmente convidados para os projetos. Trabalhando com profissionais renomados no ambiente artístico-cultural. O Toca de Teatro vem desenvolvendo um trabalho de formação e pesquisa teatral, centrado no intérprete, tendo como ponto de partida o diálogo entre poéticas contemporâneas brasileiras. Entre os principais espetáculos estão:  BULULU  (vencedor do Prêmio Braskem de Teatro como Melhor Ator do ano e Espetáculo Adulto), LAUDAMUCO (Direção: Moncho Rodriguez), indicado ao Prêmio Braskem de Teatro como Melhor Ator, Espetáculo e Atriz Revelação, AMNÉSIS - Uma busca intencional pela lembrança  (Direção: Meran Vargens), entre outros.
FICHA TÉCNICA
Com: Danilo Cairo
Texto: Daniel Arcades e Danilo Cairo
Direção: Kleber Sobrinho e Rui Manthur
Direção de Movimento: Mônica Nascimento
Direção Musical: Luciano Salvador Bahia
Cenário: Erick Saboya e Agamenon de Abreu
Cenotécnico: Adriano Passos
Figurino: Diana Moreira
Modelista: Dora Moreira
Iluminação: Allison de Sá
Designer Gráfico: Anderson Falcão
Assessoria de Imprensa: Arlon Souza
Fotos: Diney Araújo
Vídeos: Rogério Vilaronga
Idealização e Direção de Produção: Danilo Cairo
Produção Executiva: Bergson Nunes

 

Valor R$ 30 inteira e R$ 15 meia www.ingressorapido.com.br

Cansado e aborrecido, entendi que não podia achar a felicidade em parte nenhuma; fui além: acreditei que ela não existia na terra, e preparei-me desde ontem para o grande mergulho na eternidade.

Localização  Sala do Coro Teatro Castro Alves - TCA
Praça Dois de Julho, s/n - Campo Grande
Brasil/Bahia/Salvador
40080-121
(71) 3117-4832 e 3117-4933

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-097Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-056Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-094Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-119Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-214Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-376Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0888Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1160Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1292Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1536Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: