Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Espetáculo Virtual “Cartas Libanesas”
Domingo 31 Outubro 2021, 20:00

Acessos : 250

Aprovado pelo Edital ELETROBRAS FURNAS, através do Projeto “Cartas Libanesas – A Imigração na Formação do Brasil” e aclamado pela crítica, o espetáculo “Cartas Libanesas” é a história de um mascate, contada por um ator mascate que resgata suas próprias histórias para refletir sobre a imigração.

Este ano o espetáculo - de autoria de José Eduardo Vendramini e direção de Marcelo Lazzaratto, direção de vídeo de Flávio Barollo e roteiro de Eduardo Mossri, Karen Menatti e Flavio Barollo - retorna, com adaptação textual e uma nova roupagem para o audiovisual. A turnê, que já passou por Natal, Fortaleza, João Pessoa e Recife encerra a temporada no Nordeste com sessões direcionadas ao público de Salvador, entre os dias 29 e 31 de outubro, com distribuição gratuita de ingressos, através da plataforma Sympla, e pelo site www.cartaslibanesas.com.br .

Construído em 2009, a partir de cartas que a avó recebia do avô de Eduardo, com a contribuição de relatos verídicos de outros imigrantes libaneses, o monólogo conta a história de Miguel, um jovem libanês que vem para o Brasil com o intuito de prosperar e voltar à sua terra, onde deixou sua esposa grávida. Ao mesmo tempo em que se encanta com o Brasil, o personagem precisa enfrentar o preconceito, as dificuldades com a língua e a saudade da família e da terra-mãe. Após anos de sofrimento e trabalho, Miguel decide convencer a mulher a vir morar com ele no novo país.

Eduardo fala sobre os desafios da nova turnê: “Em todo trabalho que eu faço, meu grande objetivo é fazer com que ele possa circular, gosto de ver ele chegar aos mais diferentes públicos, inclusive visando sair do eixo Rio - São Paulo. Infelizmente uma pandemia mundial inviabilizou essa circulação presencial, mas assim como toda a classe artística, fomos desafiados a arranjar formas de seguir e, essa versão de “Cartas Libanesas” online é uma resposta a isso, criando uma obra totalmente inédita e tão potente quanto. E quando for possível, voltaremos a encher teatros e a circular nos mais diferentes estados. Esse desejo em mim não muda!”

O espetáculo tem trilha inédita composta especialmente por Gregory Slivar e figurino de Fause Haten, e sua narrativa tangencia temas políticos, como a imigração e os choques culturais que formam o Brasil, mostrando a importância da trajetória de grupos de outras nações na formação do país.

Em tempos em que questões imigratórias estão tão fortes, “Cartas Libanesas” é uma história de amor e gratidão a todos aqueles que imigraram e enriqueceram a nossa identidade cultural.

Além das apresentações online, a turnê contemplará ainda o bate-papo on-line “Prosa com o Ator”, um diálogo informal entre o ator Eduardo Mossri e um representante de cada estado por onde a peça circulará.  Em Salvador o bate-papo será no dia 27 de outubro, via plataforma Zoom, tendo como convidada a atriz Tina Tude, e a discussão será baseada em temas presentes no espetáculo, como: imigração, memória, ancestralidade, identidade e direitos humanos. Passando ainda pelo fazer teatral e o papel da arte como reflexão da história e a construção de um povo, ampliando o olhar, a diversidade cultural e a representatividade, promovendo também a aproximação do público com o teatro, confirmando o potencial da arte em ser educadora e colaboradora diante de uma realidade social. O público-alvo será estudantes e docentes de instituições públicas de Salvador.

Outra atividade será o Workshop “O Ator Contador de Suas Memórias”, a ser realizado no dia 28 de outubro, das 19h às 22h, tendo como público-alvo atores e não atores, a partir de 18 anos, residentes em Pernambuco. No workshop o ator Eduardo Mossri relaciona a sua pesquisa no processo de criação do espetáculo “Cartas Libanesas”, para promover o resgate de histórias pessoais e a escrita dramática, como estímulo do imaginário pessoal e criativo do ator. A ideia é compartilhar com estudantes, atores profissionais ou não profissionais, algumas dinâmicas, jogos e técnicas pré-expressivas, que possam contribuir na reflexão de suas próprias experiências, memórias e ancestralidade, como um dos caminhos no fazer teatral. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas no site www.cartaslibanesas.com.br

A nova temporada do espetáculo “Cartas Libanesas” é uma realização da BOBOX Produções, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e ELETROBRAS FURNAS, e o apoio cultural do Museu da Imigração e Museu do Café do Estado de São Paulo.

SERVIÇO

CARTAS LIBANESAS - SALVADOR

- Transmissão do espetáculo Cartas Libanesas: Dias 29,30 e 31 de outubro, às 20h

Distribuição gratuita de ingressos - www.cartaslibanesas.com.br

Duração: 70 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Plataforma: YouTube

*As sessões também podem ser assistidas por pessoas de outras cidades/estados bastando que estas retirem os seus ingressos na plataforma Sympla.

- Prosa com o Ator e Convidados: Quarta-feira, 27 de outubro, 18h às 20h - Curso Técnico de Teatro do Ceep Isaias Alves

Público-alvo: Estudantes e docentes de Instituições públicas

Plataforma: Zoom

- Workshop “Ator Contador de suas Memórias”: Quinta-feira, 28 de outubro, das 19h às 22h

Público-alvo: Atores e não atores, a partir de 18 anos, residentes em Salvador

Plataforma: Zoom

Inscrições Gratuitas - www.cartaslibanesas.com.br

Contato  Exibição: Plataforma: Zoom

Valor Acesso Grátis através de plataforma Sympla, e pelo site www.cartaslibanesas.com.br

“Cartas Libanesas – A Imigração na Formação do Brasil” e aclamado pela crítica, o espetáculo “Cartas Libanesas” é a história de um mascate, contada por um ator mascate que resgata suas próprias histórias para refletir sobre a imigração.

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-146Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-022Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-055Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-151Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-275Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-297Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0773Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1190Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1455Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1469Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: