1º Festival Cinderela Baiana de Cinema abre inscrições para curtas-metragens
Estão abertas as inscrições para o 1º Festival Cinderela Baiana de Cinema, iniciativa que vai selecionar curtas-metragens. Entre os segmentos estão ficção, animação, experimental e documentário.
O evento acontece em agosto, em Salvador, e inclui em sua programação a mostra dos filmes selecionados, palestras, oficinas, além de uma premiação que contará com categorias nada convencionais.
Para inscrever seus filmes, as pessoas interessadas devem apenas preencher, gratuitamente, o formulário disponível no site www.festivalcinderelabaiana.com até o dia 27 de junho.
“O Cinderela Baiana busca promover e encorajar que realizadores estreantes e inexperientes do audiovisual baiano exibam seus filmes, sem julgamentos e assim, contribuam para a valorização da produção local de cinema em formato independente. O festival traz em sua programação mostras em formato competitivo que premiará os filmes escolhidos pelo bom humor, diversão e criatividade, com o troféu Cinderela Baiana, de acordo com as categorias”, explica Rafa Martins, um dos realizadores do projeto.
Alguns critérios, além das categorias, precisam ser preenchidos para que a inscrição do filme seja validada e entre para a competição:
-
Duração de 3 a 15 minutos, incluindo créditos;
-
Produzidos na Bahia ou por realizadores brasileiros residentes na região;
-
Ter os direitos autorais e de imagem;
-
Filme completo hospedado no YouTube ou Vimeo.
-
Não há limite de inscrições por realizador. No entanto, é necessário uma ficha de inscrição para cada curta-metragem. A seleção dos filmes será realizada por um grupo de curadores com experiência em curadoria e análise técnica e a lista dos será divulgada no site e nas redes sociais do festival.
-
“Acolhimento e diversão são dois pilares do Cinderela e a ideia é expandir o festival em futuras edições e conseguir incentivo para aumentar conexões e prestigiar ainda mais os realizadores.”, finaliza Martins.
Sobre o Cinderela
O Cinderela nasceu de um grupo de amigos estudantes de comunicação que entendiam as dificuldades de produção e exibição dos seus filmes em festivais maiores. A ideia surgiu em um momento de descontração com o questionamento do “e se…?” existisse um festival que acolhesse e promovesse as nossas produções de forma divertida e respeitosa, sem medo de brincar com elas. Assim nasce um festival que busca prestigiar, incentivar, fomentar e sobretudo reverenciar obras e realizadores que estão na luta diária para manter o cinema vivo.
Foi idealizada por Del Nunes, Jaqueline Almeida, João Mendes, Luan Santos e Thiago dos Anjos.
Conta com realização e produção executiva assinada por Rafael Martins; direção e desenvolvimento por Luan Santos; direção de arte por Del Nunes; coordenação de curadoria e redação por João Mendes; coordenação e estratégia de comunicação por Thiago dos Anjos; coordenação de produção por Tatiana Gamboa; social media por Jaqueline Almeida; Assistência de produção executiva por Juliana Sousa; consultoria de projeto por Mirian Fonseca e Thais Patez.
Sobre a Pé de Erê
Produtora independente multicultural focada em produções negras que está dando início à sua vertente de produção de audiovisual por meio da Lei Paulo Gustavo.
O Festival Cinderela Baiana de Cinema foi orgulhosamente contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar n° 195, de 8 de julho de 2022.