Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

‘Por Todas as Bandas do Brasil’ abre inscrições para capacitação musical em 15 cidades

6 - 8 minutos de leituraModo Leitura
Por_Todas_as_Bandas_do_Brasil

A partir do final de setembro de 2023, o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música vai oferecer capacitações presenciais gratuitas em instrumentos de sopro, percussão e linguagem musical em 15 cidades dos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. A ação, batizada de Por Todas as Bandas do Brasil, começa por Serrinha (BA) Barra do Piraí (RJ) e as inscrições para essas primeiras oficinas já estão abertas em www.projetobandasdemusica.com.br. Paralelamente, serão oferecidos ainda cursos, palestras e rodas de conversa online, também gratuitos, através da Academia Arte de Toda Gente

(https://artedetodagente.com.br/academia-arte-de-toda-gente/), onde será ofertado, ainda, o Curso de Gestão Cultural Criativa, acessível a todos os profissionais da área cultural, produtores, regentes, instrumentistas e gestores culturais. A iniciativa é parte do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, projeto de extensão da Escola de Música da UFRJ que integra o programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ. Nas cidades do estado do Rio de Janeiro, as ações têm também como parceira a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.·

 

O Por Todas as Bandas do Brasil é formado por um conjunto de eventos oferecidos em diversas cidades e grupos musicais do Brasil, com atendimento focado na capacitação pedagógica, no desenvolvimento de programas de educação musical para a banda de música e difusão do repertório original para a formação, com base na tabela de níveis técnicos. O propósito central é promover o desenvolvimento artístico, técnico e pedagógico das bandas do Brasil com foco na capacitação dos agentes envolvidos nas atividades das Bandas de Música, realizada em de locais definidos pelas cidades contempladas. 

Para realizar essas ações, o projeto busca parcerias para complementação de sua base de apoio. Neste primeiro momento, as ações se desenvolvem em três estados: Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Norte, atendendo ao todo 15 cidades. Mediante parcerias institucionais, cada cidade será atendida com uma equipe de docentes e monitores selecionados para atender as demandas da região. Futuramente, mais municípios e outros estados poderão ser incluídos no projeto. 

“Está mais do que comprovado a atuação das bandas de música de todo o Brasil no processo de formação musical e desenvolvimento cultural das cidades do interior do país, mas a pandemia foi brutal e não dizimou somente vidas, mas corporações musicais centenárias e tantas outras que não tiveram mais condições de continuar suas atividades”, afirma o professor Marcelo Jardim, vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador do Programa Arte de Toda Gente. Marcelo destaca a importância da mobilização das instituições de ensino musical, no sentido de apoiar a retomada das atividades musicais das bandas de música, reforçar suas escolas de formação musical e seu papel como instituições de educação musical. “Não podemos virar as costas para essa situação atual, e a capacitação continuada de músicos das bandas precisa ser considerada uma política pública cultural e artística de todo o Estado Brasileiro”, defende o professor. 

Marcelo Jardim explica que a finalidade das iniciativas propostas é interligar as atividades desenvolvidas pelas bandas de música, formando uma rede de comunicação integrada, um intercâmbio de conhecimentos, com a troca de experiências e iniciativas bem-sucedidas de cada conjunto. “Essa rede de conexões contribui significativamente para uma compreensão mais profunda das bandas, algumas delas com uma trajetória centenária, e que desempenharam um papel crucial na educação musical e na disseminação cultural nas cidades do Brasil”, conclui.

 

Ações no Estado do Rio de Janeiro

Para viabilizar as ações nas cidades do estado – Barra do Piraí, Laje do Muriaé, Rio de Janeiro, São Francisco de Itabapoana, Areal, Casimiro de Abreu e Paraty – foi firmada uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC/RJ), por meio da Escola da Cultura. Nessas localidades, serão ofertadas oficinas de linguagem musical (teoria e percepção musical), canto coral infantil, regência de banda, flauta transversal, clarineta, oboé, fagote, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba/eufônio e percussão, que serão coordenadas pelos professores Gabriel Dellatorre e Leandro Soares.

Também no Rio de Janeiro – na Escola de Música da UFRJ –, entre os dias 19 a 23 de outubro deste ano, vai acontecer o III Simpósio Funarte-UFRJ-SECEC/RJ de Bandas, com a participação de bandas do Rio, São Paulo e Espírito Santo. Estão programados laboratórios de prática de banda, máster classes, mesas redondas, palestras, concertos e um desfile. 

 

No Estado da Bahia

A Escola de Música da UFBA, através do Projeto Filarmônica UFBA Visita — coordenado pelos professores Joel Barbosa e Celso Benedito —, propôs a realização de ações nas cidades de Serrinha e Ilha do Bom Jesus dos Passos, com a oferta de oficinas de regência, instrumentos de sopro, percussão, de jogos musicais e de composição e arranjo. E, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, na mesma Escola de Música, em Salvador, será realizado o V Fórum para Bandas Filarmônicas. O evento contará com a ampla participação de bandas de música e bandas sinfônicas, bem como pesquisadores, maestros e profissionais ligados ao universo pedagógico da banda de música, envolvidos em oficinas, palestras, mesas redondas e concertos. 

 

E no Rio Grande do Norte

Já no Rio Grande do Norte, as ações foram propostas pelo projeto Por Essas Bandas do RN, da Escola de Música da UFRN e coordenado pelos professores Adalto Soares e Ezequias Lira. As cidades escolhidas foram Cruzeta e Carnaúba dos Dantas, Santana do Matos, Currais Novos e Arez, onde serão oferecidas oficinas de instrumentos de sopro, percussão, violão teclados/piano.

  

O Projeto Bandas

Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música tem por objetivo dar suporte pedagógico na produção de novas obras para banda de música e um intenso trabalho de edição de partituras, bem como cursos de capacitação para regentes, compositores e instrumentistas, além de promover gravações a partir das apresentações artísticas com bandas sinfônicas e bandas de música de diversas partes do Brasil. O intuito de divulgação do repertório ao grande público da música sinfônica escrita especificamente para banda se alia na própria utilização desse material como elemento de suporte didático e pedagógico, oferecendo padrões artísticos e referências de interpretação para as bandas de todas as partes do Brasil – principalmente as localizadas em cidades do interior. A proposta é que as apresentações sejam disponibilizadas em audiovisual, juntamente às partituras, em formato PDF. O projeto atua igualmente na publicação de artigos, textos e manuais para o maestro da banda, bem como suporte para a produção de curso em EAD. ·

O programa Arte de Toda Gente (parceria Funarte-UFRJ)

A parceria Arte de Toda Gente, entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, teve início em 2020 com o objetivo de desenvolver os projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br), Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br) e Um Novo Olhar https://umnovolhar.art.br A esse conjunto de projetos somaram-se posteriormente o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea; o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e o Projeto Ópera, além da Academia Arte de Toda Gente. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Atualmente, a iniciativa viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação.

Serviço:

Ação Por Todas as Bandas do Brasil, do programa Arte de Toda Gente

Onde: inicialmente em 15 cidades dos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro

Quando: a partir de 22/09 em Serrinha (BA) e de 29/09 em Barra do Piraí (RJ)

Inscrições gratuitas abertas no site www.projetobandasdemusica.com.br

 

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação da Funarte: cc**@*********ov.br

Projetos UFRJ – Funarte: im******@*********rj.br

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *